Dicas 15 de Dezembro de 2022

Pronomes interrogativos em inglês: quais são e formas de usar

Também conhecidos como wh-question words, os pronomes interrogativos em inglês são muito parecidos com os que usamos na língua portuguesa. Conheça quais são eles e como utilizá-los para nunca mais ter dúvidas!

Conhecer os pronomes interrogativos em inglês é uma das primeiras coisas que você deve estudar quando está aprendendo o idioma. Os pronomes mais utilizados são what, how, where, who, why e when e eles são a base para a comunicação do dia a dia. 

O nome parece difícil para algo que, na verdade, é bem simples de entender. Então, confira abaixo o nosso material que vai fazer você compreender o que são, quando e como usar os pronomes interrogativos de uma vez por todas. 

O que são os pronomes interrogativos em inglês?

Os interrogative pronouns – ou ainda questions words – são palavras-chaves utilizadas na formulação de perguntas muito usuais no cotidiano, como para perguntar o nome, a idade ou como foi o dia de alguém. 

O uso das questions words é muito parecido com a forma que já usamos em português, então, não se preocupe, porque você entenderá como formular frases com os pronomes interrogativos em inglês rapidinho.

Na língua inglesa, o número de pronouns não é muito grande, logo, vai ser fácil saber quando utilizar os pronomes interrogativos, mas o primeiro passo é conhecer quem são eles. Vamos lá?

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Sem muito mistério, a gramática inglesa conta com alguns principais pronomes interrogativos e, para a nossa sorte, eles correspondem muito bem aos pronomes em português. Bora entender um pouco mais sobre e como usar cada um?

1.  What

An image
 

Muito usado para pedir informações, com esse pronome, você pode perguntar o nome de alguém, seu número de telefone ou qualquer outra informação. É utilizado para falar de objetos, características, ações e muito mais!

O uso dessa palavra é bem amplo e ela pode ser traduzida para “o que” ou “qual” em português. Dá uma olhada nestes exemplos para ficar mais fácil de entender:

“What is this?” “This is an english book” = “O que é isso? “Isso é um livro de inglês”

“What is your job?” “I’m a teacher” = “Qual é a sua profissão?” “Eu sou professora”

Mas não se esqueça que nem tudo é como no português! 

Apesar de o pronome ter tradução no nosso idioma para “o que”, ele não serve para pedir para alguém repetir algo que você não ouviu. Usar “what” para isso pode ser considerado grosseiro. Nesse caso, prefira usar “sorry?” ou peça para a pessoa repetir usando a expressão "could you repeat, please?". 

2.  Which

An image

Muito parecido com o what, pois leva a mesma tradução de “o que” em português, mas aplicado de formas diferentes. Esse pronome é usado para fazer perguntas em que as opções de respostas são limitadas, por exemplo: 

“Which shirt do you prefer? The blue or the pink one?” “I rather the pink one” = “Qual camisa você prefere? A azul ou a rosa?” “Eu prefiro a rosa”

“Which way should we take?” “This way” = “Qual caminho devemos tomar?” “Este caminho”

Ou seja, usamos o which para nos referir a mais de uma opção de resposta na pergunta, estejam elas predeterminadas ou subentendidas, e não de forma ampla. 

Assim, costumamos dizer que o "which" é usado para perguntas em que há mais de um caminho na hora de responder. Para fazer uma pergunta ou falar sobre opções ilimitadas de respostas, utilizamos “what”. 

3.  Where

An image

Esse pronome é usado para falar sobre lugares ou posições e não tem nenhum mistério, e o seu uso é mais simples que em português! 

Sua tradução é equivalente a “onde” ou “aonde” e ele pode ser utilizado para perguntar um endereço, a localização de um objeto, de uma pessoa ou ainda de um estabelecimento. 

“Where do you live?” “I live next to the supermarket” = “Onde você mora? “Eu moro ao lado do supermercado”

“Where is she?” “She’s outside” = “Onde ela está? “Ela está lá fora”

Ou seja, para pedir direções na rua, perguntar onde alguém está ou em que lugar está algum objeto, lembre-se dessa palavra!

4.  When

An image

Outro pronome fácil de usar e sem muitas especificações é o when. Usamos ele para falar de tempo como dias, meses, anos, ou seja, datas em geral. 

Ele também é comum na hora de falar sobre o momento específico de uma ação, como quando algo aconteceu ou em que momento alguma coisa ocorreu. Em português, usamos a palavra “quando” para formular esse tipo de frase.

“When is your birthday?” “It’s on January 28th” = Quando é o seu aniversário? “É no dia 28 de janeiro”

"When will you see each other again?" "Tomorrow!" = “Quando vocês vão se ver de novo? “Amanhã!” 

Vale lembrar que alguns interrogative pronouns também podem ser usados como relative pronouns, retomando expressões em um contexto, a exemplo da frase a seguir. Dá uma olhada! 

“She was studying when he arrived” = Ela estava estudando quando ele chegou.

Essa é uma construção bem comum do past continuous que usa o when como pronome relativo e não como interrogativos, por isso, não vá se confundir, hein?

Vale lembrar também que, quando você for perguntar sobre tempo em relação ao horário de alguma coisa, o pronome utilizado é o what, por exemplo: “what time is it?” “It’s 9 PM now”.

5.  Why

An image

Esse pronome é utilizado para entender a razão ou motivo das coisas, ou seja, por que algo aconteceu ou por que é de tal forma.

Para a felicidade do estudante de inglês, uma das principais diferenças entre o  português é que, na nossa língua nativa, existem quatro maneiras diferentes de usar o “por que” e, em inglês, só existe uma maneira para fazer a pergunta e uma maneira para responder.

Dá uma olhada no exemplo:

“Why are you studying now?” “I’m studying now because I have English class tomorrow” = “Por que você está estudando agora?” “Eu estou estudando agora porque tenho aula de inglês amanhã”

“Why did she drink all the water?” “Because she was thirsty". = “Por que ela bebeu toda a água?” “Por que ela estava com sede”

Então, não esqueça! Usamos o why para formular as perguntas e o because para responder e explicar o motivo ou razão de algo. 

6.  Who

An image

Da mesma forma que em português, esse pronome serve para perguntar sobre alguém, como quem é aquela pessoa ou quem fez algo. Mas que tal um pouco de contexto para ficar mais claro?

Imagine que você está na sua aula de inglês e entra uma pessoa diferente na sala, então, você pergunta ao seu colega 

“Who is he?” “He is our new classmate.” = “Quem é ele?” “Ele é nosso novo colega de classe”

E que tal aquela situação típica para quem ama ouvir músicas para aprender inglês em que você está com seus amigos e começa a tocar um hit muito bom e você quer saber quem canta?

“Who sings this song?” “Don’t you know? It’s Adele!” = “Quem canta essa música?” “Você não conhece? É Adele!”

Esse pronome é utilizado da forma mais simples para falar sobre quem, mas, quando queremos falar sobre posse, usamos outro pronome. Para entender melhor, dá uma olhadinha no próximo pronome da nossa lista!

7.  Whose

An image

Essa é uma das variações do who e é equivalente ao “de quem” em potuguês, para perguntar, por exemplo, a quem pertence determinada coisa. 

Então, em um contexto em que você está no escritório e tem um casaco que não é seu na sua mesa, para descobrir quem é o dono do casaco, você pergunta:

“Whose coat is on my desk?” "It's Brad's coat!" = “De quem é o casaco em cima da minha mesa?” “É o casaco do Brad!”

"Whose is the car in front of my garage?" "That is Diana's car"= “De quem é o carro na frente da minha garagem?” “Este é o carro da Diana”

Moleza, né? Outro pronome variante do who é o whom. Ele não é tão usado no dia a dia e em conversas informais, mas é tão importante quanto os outros. Descubra onde e como ele é usado!

8.  Whom

An image

Esse pronome mais formal é muito importante, principalmente quando estamos em um contexto que queremos impressionar na gramática, já que ele é um pronome interrogativo mais avançado!

A grande diferença entre o pronome who e o whom é a quem eles vão se referir na frase. O who é usado para falar do sujeito da frase, já o whom para falar sobre o objeto da frase. 

Mas qual é o objeto da frase? Um truque para lembrar é pensar que os verbos sempre se referem ao sujeito da frase, e objeto é o restante que não se encaixa nem como sujeito, nem como verbo, e sim como objeto da ação. 

 Que tal um exemplo para ficar mais claro onde o whom se encaixa? 

“From whom did you receive this e-mail?” “ I received from him”  = “De quem você recebeu este e-mail?” “Eu recebi dele”

"Whom is this song for?" "This song is for Amy!" = "Para quem é esta música?" "Esta música é para a Amy!"

No primeiro exemplo, quem recebe a ação é you, já que foi ele quem recebeu o e-mail, ou seja, é o sujeito da frase. Por isso, usamos o whom, pois o objeto da ação é a pessoa que enviou o e-mail, nesse caso, him.

Já no segundo exemplo, estamos falando que algo – o sujeito da frase, this song – que é para alguém – o objeto da frase, nesse caso, Amy. Ficou mais fácil assim?

Uma boa tática para lembrar a diferença é que o whom sempre se refere ao object pronoun – me, you, him, her, it, us e them – na resposta. Então, se bater a dúvida sobre qual usar, tente responder a pergunta com o pronome objeto – him no nosso exemplo – ou com o pronome do sujeito – no nosso caso, he – e observe qual se encaixa melhor. 

Outra dica para você não esquecer o que aprendeu em inglês, é que, depois desse pronome sempre vem o sujeito da frase, ou seja, quem está efetuando a ação, enquanto o who, quando deve ser empregado, é sempre acompanhado de um verbo.

9.  How

An image

Esse pronome pode assustar um pouco no começo por conta da quantidade de variações, mas não se preocupe, na verdade, não tem nada de complicado e elas vão facilitar o entendimento da situação em que estão inseridas. 

Em um contexto geral, o how é usado para falar da forma que algo acontece. Seu equivalente em português é “como” ou “quão”, dependendo da variação. Dá uma olhada em algumas aplicações dessa question word!

“How are you?” “I’m great, thanks!” = “Como você está?” “Eu estou ótima, obrigada!”

“How is your study routine?” “I study English three times a week” = “Como é a sua rotina de estudos?” “Eu estudo inglês três vezes por semana” 

Mas existem outras maneiras de usar o how! Elas são o conjunto do how + um adjetivo ou um advérbio, como often, long, many, entre outros! Abaixo, está a aplicação de cada uma e um exemplo para ficar bem claro! 

Pronome interrogativo Forma de usar Frase de exemplo Tradução
How old Para falar sobre a idade de algo ou alguém How old is he? Quantos anos ele tem?
How many Para saber valores/quantidades contáveis – de palavras que possuem forma plural How many years did you spend there? Quantos anos você passou lá?
How much Usado para falar sobre quantidades – para palavras que só existem no singular How much time do you spend studying? Quanto tempo você passa estudando?
How often Quando quiser perguntar sobre frequência How often do you go to the gym? Com que frequência você vai à academia?
How long Usado para duração de alguma atividade How long does your English class take? Quanto tempo leva a sua aula de inglês?
How far É usado para falar sobre distâncias How far is TopWay from here? Quão longe é a TopWay daqui?

Mas, lembre-se! Para formular perguntas com pronomes interrogativos em inglês, o uso do verbo to be ou outro auxiliar é obrigatório. Então, a estrutura da frase interrogativa sempre será a seguinte:

pronome interrogativo + verbo to be ou verbos auxiliares + sujeito + complementos da frase

Também é importante respeitar os tempos verbais de cada frase. Os pronomes interrogativos não mudam, mas o restante da frase sim! Por exemplo: 

  • Passado: “What did you eat last night?”
  • Futuro: “How will you go to school tomorrow?”

Agora que você já viu quais são, como são usados e exemplos de pronomes interrogativos em inglês, vai ser fácil não errar, não é mesmo?

Mesmo assim, preparamos uma tabela versátil para ajudar você a memorizar o vocabulário mais básico e dar uma olhadinha sempre que achar necessário relembrar esse conteúdo.

Pronome interrogativo Forma de usar Frase de exemplo Tradução
What Para perguntas no geral sobre coisas, pessoas ou ações What are you eating? O que você está comendo?
Which Para perguntas em que as opções de resposta são limitadas Which book is yours? The blue or the red one? Qual livro é seu? O azul ou o vermelho?
Where Sobre lugar, posição ou localização Where is your English school? Onde é a sua escola de inglês?
Who Para identificar pessoas, quem é ou quem fez algo Who is that guy? Quem é aquele cara?
Whose Para perguntar a quem pertence algo Whose pen is this? De quem é esta caneta?
Whom Para se referir ao objeto da frase Whom is this book about? Sobre quem é esse livro?
Why Perguntar a razão ou motivo de algo Why do you study english? Por que você estuda inglês?
When Sobre datas no geral, como dias, meses e anos When do you have class? Quando você tem aula?
How No geral, sobre a forma de algo ou como algo acontece How did you do that? Como você fez isso?

E, para você nunca ter problemas de interpretação de texto com pronomes interrogativos em inglês, preparamos um mini diálogo para não restarem dúvidas! Conta para a gente se você achou fácil e quais pronomes interrogativos você encontrou nele!

  • John: Hi, Emma! How are you?
  • Emma: Hey, John! I’m great!
  • John: Where were you when I called you last night?
  • Emma: I was with Lisa.
  • John: Who is Lisa?
  • Emma: She’s a friend from work. But what did you want to talk with me on the phone?
  • John: Oh, nothing special! I just wanted to know why you didn't show up to your last English class.
  • Emma: I couldn't go because I was sick. Could you send me the homework pages?
  • John: Of course! Don’t worry about it.

E aí, pronto para começar seus próprios diálogos? Agora, é só usar essa conversa de inspiração e começar a treinar o seu listening e speaking! Aproveite!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui