Aprender Inglês 1 de Junho de 2023

Present perfect continuous: quando se usa, estrutura e exemplos

Os tempos verbais em inglês podem ser bem diferentes dos que temos na língua portuguesa, mas estamos aqui para mostrar que eles não são um bicho de sete cabeças. Confira como funciona o present perfect continuous e arrase em qualquer conversa!

O present perfect continuous – ou present perfect progressive – é um tempo verbal usado na língua inglesa para expressar ações que começaram no passado, mas que continuam acontecendo no momento presente.

Difícil de imaginar? Não se preocupe, isso é uma coisa que não existe no português, então, pode ser meio complicado de entender no começo mesmo. Imagina ter um presente perfeito contínuo em PT-BR? Seria de outro mundo!

Para ficar mais claro, o present perfect continuous é usado quando queremos enfatizar o tempo que levamos para fazer algo que começamos no passado e que podemos – ou não, no caso das frases negativas – ainda estar fazendo.

Acompanha a gente nas próximas linhas para conhecer melhor esse tema, my friend!

Quando se usa o present perfect continuous?

 

O present perfect continuous é usado quando queremos falar de situações que estão acontecendo no presente, mas que começaram no passado e tiveram uma certa recorrência até o momento atual.

O foco da expressão estará no que aconteceu e no tempo que levou para acontecer, não exatamente em quando determinado fato ocorreu. 

Vamos supor que você está esperando uma pessoa há 30 minutos. Quando for falar isso em inglês, use o P.P.C. – sigla de “present perfect continuous”, para os íntimos –, pois é uma ação que aconteceu no passado e ainda está impactando o momento.

Você provavelmente diria algo assim:

Exemplo 1 - I have been waiting for Fulano for 30 minutes!

Outros casos acontecem quando você quer dizer que sua mãe esteve lendo um livro todos os dias durante o último ano ou que tem feito aulas de yoga semanalmente. Todas essas ações ocorreram de forma contínua e podem ou não continuar no futuro, assim:

Exemplo 2 - My mom has been reading this book everyday.

Exemplo 3 - I have been doing yoga every week.

Sacou? Então, bora entender como montar uma frase nesse tempo verbal.

Qual é a estrutura do present perfect continuous?

 

A estrutura de uma frase no present perfect continuous inclui o uso de um sujeito – geralmente o pronome pessoal –, acompanhado do auxiliar “have/has + been” e de um verbo conjugado no gerúndio, ou seja, com final -ing

“Sujeito e gerúndio? Pô roxinha, achei que você ia me ajudar!”. E vamos! Senta aí e presta bastante atenção para não perder nada, hein. 

Primeiro, vamos relembrar quais são os pronomes pessoais em inglês.

Pronome pessoal em inglês
Pronome pessoal em português
I
Eu
You
Você
He
Ele
She
Ela
It
Ele/ela (para coisas, animais e situações)
We
Nós
You
Vocês
They
Eles/elas

Agora, é importante dizermos que o auxiliar vai ser uma constante nas estruturas, ou seja, que ele sempre se manterá o mesmo. A única coisa que muda é que, dependendo do sujeito ou pronome, usamos “have” ou o “has”, mas é só seguir a regrinha abaixo que não tem erro.

I have been
You have been
He has been
She has been
It has been
We have been
You have been
They have been

E, para o verbo conjugado no gerúndio, basta simplesmente colocar um “ing” no final dele. Fácil, né? Dessa forma, a estrutura para formar o present perfect continuous fica assim:

Sujeito + have/has been + verbo com “ing”

Alguns exemplos, na prática, seriam:

  • You have been doing yoga for so long – Você tem feito yoga por tanto tempo.
  • He has been looking for you since yesterday – Ele está procurando por você desde ontem.
  • They have been waiting for the bus for hours – Eles estão esperando o ônibus há horas. 

Isso para as frases do dia a dia e no formato afirmativo. Para fazer negações e perguntas, a história é outra!

Como usar o present perfect continuous no negativo?

 

Para frases negativas, basta mudar o verbo “have/has” para “haven’t” ou “hasn’t”, dependendo do pronome usado. A estrutura continua a mesma: sujeito + haven’t/hasn’t been + verbo com final -ing

I haven’t been
You haven’t been
He hasn’t been
She hasn’t been
It hasn’t been
We haven’t been
You haven’t been
They haven’t been

Tudo certinho até aqui? Então, agora vamos ver como esse tempo verbal funciona em frases interrogativas.

Como usar o present perfect continuous na interrogativa?

 

Se na frase afirmativa a gente segue a ordem “sujeito + have/has been + verbo no gerúndio”, na interrogativa nós vamos seguir com “have/has + sujeito + been + verbo no gerúndio”, ou seja, a gente só precisa mudar a ordem dos fatores – lembrou das aulas de matemática, né?

Veja como fica, usando o verbo “to do” (fazer) como exemplo:

Have I been doing…?
Have you been doing…?
Has he been doing…?
Has she been doing…?
Has It been doing…?
Have we been doing…?
Have you been doing…?
Have they been doing…?

Caso você queira fazer uma pergunta negativa, basta seguir esse mesmo exemplo, mas trocando o “have” e o “has” por “haven’t” e “hasn’t”, respectivamente. 

Haven't I been doing…?
Haven't you been doing…?
Hasn't he been doing…?
Hasn't she been doing…?
Hasn't It been doing…?
Haven't we been doing…?
Haven't you been doing…?
Haven't they been doing…?

Para ficar ainda mais claro, confira o mapa mental de present perfect continuous que preparamos.

Imagem

Agora que você já sabe como funciona a estrutura, está na hora de checar alguns exemplos do present perfect continuous. Segue o fio!

 

Exemplos de frases com present perfect continuous

 

“I have been waiting for you” ou “Have you been looking for me?” são aquelas frases clichês que quase todo filme romântico tem – e se traduzem como "Eu estive esperando por você" e "Você tem procurado por mim?  –, mas que também funcionam como belos exemplos de uso do present perfect continuous.

Muitas vezes, frases como essas geralmente vêm acompanhadas de advérbios de tempo, como “for + duração da ação” (como no exemplo que citamos lá em cima), “lately” ou “since + data de início”. 

Lembrando que esse tempo verbal é usado para situações que estão acontecendo no presente, mas que começaram no passado e tiveram uma certa recorrência até chegarem no momento atual, ok?

Trouxemos um quadro com diversos outros exemplos para que você possa conferir right now e voltar para consultar sempre que precisar. Dá uma olhada!

Frase em inglês
Frase em português
I have been waiting for you since yesterday
Eu tenho esperado por você desde ontem
Have you been looking for me?
Você estava me procurando?
She hasn’t been doing her homework
Ela não tem feito o dever de casa dela
It has been raining a lot outside
Tem chovido muito lá fora
They haven’t been exercising for a month
Eles não têm se exercitado por um mês
We have been trying to buy those tickets
Nós estamos tentando comprar aqueles ingressos
What have you been doing lately?
O que você tem feito ultimamente?
Where have they been swimming?
Onde eles têm nadado?

 

Tranquilo, né? Agora, você precisa ter cuidado para não confundir o present perfect continuous com o present perfect, hein.

Qual é a diferença entre present perfect e present perfect continuous?

 

O present perfect é usado para enfatizar o resultado de uma ação que aconteceu lá no passado, já foi encerrada, mas que tem alguma consequência ou efeito no presente, enquanto o present perfect continuous é usado para expressar ações contínuas – que começaram também lá no passado, mas que ainda acontecem no presente. 

Vamos à luta do século: present perfect continuous x present perfect.

Primeiro, vemos uma mudança bem nítida de estrutura entre os dois e que vai além do uso do “been”, porque um dos tempos verbais usa o particípio passado como verbo principal da oração enquanto o outro tem, em sua composição, um gerúndio exercendo essa função!

Present perfect
Sujeito + have/has + verbo no particípio

Present perfect continuous
Sujeito + have/has been + verbo no gerúndio (-ing)

Os verbos no particípio são os terminados em “ado” e “ido” no português. Em inglês, eles geralmente são terminados em -ed, mas isso pode variar entre um verbo regular ou um irregular.

Agora, a principal diferença que vemos entre os dois tempos é que o present perfect se concentra muito mais no resultado, enquanto o present perfect continuous foca na duração. 

Veja alguns exemplos:

  • I have read three books. – Eu li três livros. (O foco está na ação de ler, já encerrada).
  • I have been reading three books this week. – Eu tenho lido três livros nesta semana. (foco no tempo exercido para realizar a ação).

Outros casos em que podemos usar o P.P.C. são:

  • I have climbed the Everest. – Eu escalei o Everest. (a ação terminou e você quer se concentrar na realização).
  • I have been climbing the Everest for my whole life. – Eu tenho escalado o Everest pela minha vida toda. (o evento acontece de forma regular no período mencionado e você vai fazer isso de novo).

Deu pra entender a diferença? Caso ainda tenha algum problema com a gramática, não deixe de procurar um curso de inglês para compartilhar suas dificuldades com professores e colegas, tá legal? Eles, com certeza, vão trazer uma super ajuda para você.

E, para o tema não ficar tão cansativo, que tal colocar em prática o que você aprendeu com uns hits pra lá de legais? Bora lá!

4 melhores músicas com present perfect continuous

 

Músicas pop, folk, rock e todos os estilos usam o present perfect continuous em suas letras. É possível encontrar o tempo verbal cantado nas vozes de diversos artistas, inclusive na épica “Dancing Queen”, trilha sonora do filme Mamma Mia!

Aprender inglês usando música é algo maravilhoso, porque ajuda muito na hora de memorizar as coisas que você estudou. Já presta atenção na dica: “I have” é a mesma coisa que “I’ve”, só está abreviado, beleza?

Finalmente, aumenta o som, DJ! Tá na hora de escutar a nossa seleção de músicas que têm o present perfect continuous em suas letras!

1.  I’ve been waiting – Lil Peep & ILoveMakonnen feat. Fall Out Boy

 

 

Nos versos “I’ve been waiting” e “I’ve been dreaming”, você pode treinar um pouco mais o tempo verbal que vimos aqui. Ouça este som!

2.  Left outside alone – Anastasia

 

 

No primeiro verso da canção, a cantora fala “All my life I’ve been waiting for you”, que, traduzindo, significa “Toda a minha vida eu estive esperando por você”. O clipe é meio cringe, mas vale a pena ouvir para aprender e dar umas risadas.

3.  Drunk in Love – Beyoncé 

 

 

Se Rihanna é a rainha, Beyoncé é a deusa. No verso “I have been drinking”, ou “Eu tenho bebido”, percebe-se que a musa não está bem, mas que está usando o present perfect continuous perfeitamente. Ouça este hino!

4.  I’ve been waiting for you – ABBA

 

 

O título da música já nos mostra a frase “Eu estive esperando por você” e a letra conta com vários outros exemplos do present perfect continuous, será que você consegue identificá-los? 

Por fim, chegou a hora de soltar essa vozinha linda, gravar um vídeo cantando, postar no Instagram e marcar a @topwayschool para a gente ver você colocando em prática o que aprendeu sobre present perfect continuous. Estamos esperando!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui