Aprender Inglês 12 de Junho de 2023

Aprenda a usar advérbios de tempo em inglês

Os advérbios de tempo em inglês fornecem informações sobre momentos específicos, a duração de um acontecimento ou a frequência de ações. Eles são essenciais para descrições e contextualizações no idioma. Venha saber mais!

Os advérbios de tempo em inglês são utilizados para expressar quando algo aconteceu. Eles ajudam a saber se algo ocorreu no passado, está acontecendo no presente ou se vai acontecer no futuro.

Utilizar essa classe de palavras é essencial para que você possa compreender textos ou consiga se comunicar com nativos no cotidiano. Além disso, diversas expressões populares da língua inglesa utilizam os advérbios, então, caso você se depare com uma dessas frases, saberá compreendê-las bem.

Palavras como tonight, tomorrow, today, before, after e yesterday fazem parte da lista e mostram em qual período de tempo um contexto se encaixa. Elas são apenas alguns exemplos e existe uma infinidade de termos que definem o passado, o presente e o futuro.

Neste artigo, a roxinha mostra os advérbios mais utilizados e, de quebra, oferece uma lista deles para você usar em diversas ocasiões. Let’s learn!

O que é um advérbio de tempo em inglês?

 

Os advérbios de tempo são palavras utilizadas para marcar o tempo e mostrar se uma frase está no passado, no presente ou no futuro. Eles ajudam a expressar o tempo sem precisar falar as horas ou os dias.

Palavras como last (último), next (próximo) ou since (desde) funcionam como advérbios dessa classe para o inglês, assim como no português, e outras mais utilizadas são: yesterday (ontem), today (hoje) e still (ainda).

Assim como os advérbios de frequência e os advérbios de intensidade, os de tempo complementam verbos, adjetivos e até mesmo outros advérbios, mas a boa notícia é que eles são bem fáceis de serem encontrados em toda frase, afinal, sempre mostrarão um período no tempo para alguma ação.

I got my driver’s license last week. – Eu peguei a minha carteira de motorista na semana passada.
(Trecho extraído da música Drivers License, de Olivia Rodrigo)

Se você não sabe o significado de todos esses termos – digamos, bastante temporais, né? – com certeza, já topou com eles por aí e ficou só o meme da Nazaré!

 

Mas não se preocupe: prepare uma folha e caneta ou abra o bloco de notas do PC ou do celular para anotar as dicas trazidas neste guia prático e eficiente.

Quais são os advérbios de tempo em inglês?

 

No inglês, os advérbios de tempo mais utilizados são: today (hoje), tonight (hoje à noite), tomorrow (amanhã), soon (logo), yet (ainda), already (já), after (depois), later (mais tarde), lately (ultimamente), now (agora) e eventually (eventualmente).

Quem é fã dos Beatles deve conhecer a música “Yesterday”! Aquele trecho que diz “Yesterday, all my troubles seemed so far away” serve como exemplo do uso de um advérbio de tempo que quer enfatizar o momento em que algo aconteceu, no caso, yesterday – ontem. 

Os advérbios são uma entre as várias maneiras de indicar o tempo em uma frase e expressam o momento de uma ação. Tá afim de ter uma colinha de uma lista deles para usar sempre que precisar?

Lista de advérbios de tempo em inglês

 

Veja, abaixo, uma lista completa com os principais advérbios de tempo em inglês. Eles são os mais utilizados regularmente em filmes e séries, em músicas e no cotidiano!

Advérbios de tempo em inglês Significado em português
Tomorrow Amanhã
Today Hoje
Tonight Hoje à noite
Yesterday Ontem
Since 2000 [ou outro ano] Desde 2000
Soon Logo [ou] Em breve
Yet Ainda
Already
Still Ainda
Last [week, month, year] Último(a) [semana, mês, ano]
Next [week, month, year] Próximo(a) [semana, mês, ano]
Later Mais tarde
Lately Ultimamente
After Depois
Before Antes
Eventually Eventualmente
Immediately Imediatamente
Now Agora
Suddenly
[Ex.: something happens suddenly]
De repente
[Ex.: algo aconteceu de repente]
Just
[Ex.: just now]
Naquele / neste exato momento
[Ex.: agora mesmo]

Ufa! Sim, a lista é bem grandinha, mas não se assuste, pois não é difícil adicioná-los às frases. Continue a leitura e veja o passo a passo de como utilizar cada advérbio de tempo na prática.

Como usar advérbios de tempo em inglês?

 

Advérbios de tempo em inglês vão no início ou no final de cada frase na maioria das vezes. Por exemplo, para dizer “Eu vou ao parque hoje”, você pode usar o advérbio de tempo today: “I'm going to the park today.”.

Vale lembrar que o posicionamento do advérbio pode variar dependendo da estrutura da frase e da ideia que você desejar transmitir, mas, na maioria dos casos, essa classe de palavras virá perto do verbo principal – porque indica o momento em que a ação do verbo ocorre.

Quando se fala em advérbios de tempo, é possível dividi-los em duas categorias: os de tempo definido e indefinido. Get to know them! Conheça-os!

Tipos de advérbio de tempo em inglês

 

Os advérbios de tempo definidos, como o próprio nome já diz, são aqueles que transmitem o período/tempo em que a ação da frase aconteceu com certeza. Os indefinidos, por sua vez, trazem um tipo de dúvida, não firmando exatamente o “quando” do contexto.

Eles são variáveis e podem estar em diferentes posições em uma sentença, mudando de lugar conforme a ideia que ela deseja expressar.

Agora, entenda melhor a questão do posicionamento de cada termo.

Posição dos advérbios de tempo em inglês

 

De forma resumida, advérbios de tempo definidos vão no final das frases, enquanto os advérbios de tempo indefinido tomam lugar em um contexto a depender de o que todo o conteúdo está querendo dizer.

Vamos explicar!

Advérbios de tempo definidos

 

São palavras como tonight (hoje à noite), tomorrow (amanhã) e today (hoje) e, geralmente, vão ao final da frase. A mesma regra se aplica se você estiver falando de dias da semana, de um mês ou um ano.

Esses advérbios também podem aparecer no começo da frase se não forem o foco da oração, ou seja, se não forem tão importantes para a ideia que se deseja explicar com o conteúdo e/ou não houver tanta necessidade de dar ênfase ao momento (tempo).

Por exemplo:

  • I sent you an e-mail last night. – Eu enviei um e-mail para você ontem à noite.
  • Tomorrow, I will have English class. – Amanhã, eu terei aula de inglês.

Tudo certo?

Advérbios de tempo indefinidos

 

São aqueles que não têm um tempo preciso e se referem a ações que já aconteceram ou vão acontecer, mas não exatamente num determinado dia ou momento, consequentemente, ficando posicionados nas frases de acordo com o que quem fala ou escreve deseja explicar.

Existem alguns advérbios de tempo indefinidos considerados “coringas” para qualquer momento e muito usados por listeners and speakers da língua inglesa. Então, #partiu exemplos?

1.  Now

 

A palavra now significa agora e, normalmente, é utilizada antes do verbo to be, caso seja necessário destacar a ação da frase, mas existe também a possibilidade de posicionar a palavra após o verbo e não há problema nenhum nisso. 

  • Now, she is working as a lawyer. – Agora, ela está trabalhando como advogada.
  • Now, I demand you tell me the truth. – Agora, eu exijo que você me conte a verdade.
  • João is living in London now. – João está morando em Londres agora.

2.  Just

 

A palavra just pode assumir vários significados no inglês. Como advérbio de tempo, ela quer dizer que algo acabou de acontecer ou que alguém acabou de chegar

Lembre-se: o “just” costuma aparecer mais em frases no present perfect e deverá estar entre o verbo principal e o auxiliar ou antes do verbo principal.

  • I have just finished my homework. – Eu acabei de terminar a minha lição de casa.
  • The party just started. – A festa acabou de começar.

3.  Still

 

Quando utilizamos o still, queremos dizer que a ação da frase ainda está para acontecer ou que é um acontecimento inacabado. Podemos traduzir esse advérbio como ainda ou ainda não (still not ou still don’t/doesn’t), posicionando-o dentro da frase de acordo com a mensagem.

Em frases afirmativas, o “still” virá depois do verbo auxiliar ou entre sujeito e verbo.

  • The spring started last week, but it is still cold. – A primavera começou semana passada, mas ainda está frio.

Em frases negativas, virá antes do verbo principal.

  • It’s 11 a.m. and I still don’t know what to do for lunch. – São 11 da manhã e eu ainda não sei o que fazer para o almoço.

Em frases interrogativas, o advérbio de tempo “still” sempre aparece depois do sujeito.

  • Is she still here? – Ela ainda está aqui?

Interessante, né?

4.  Already

 

A palavra already significa e pode ser usada em frases interrogativas e afirmativas.

Em frases afirmativas, o advérbio vem depois do verbo auxiliar, do verbo to be ou após o objeto.

  • He has bought the tickets already. – Ele comprou os ingressos.
  • The kids are already at the school.  – As crianças estão na escola.

Em frases interrogativas, o “already” dá a ideia de surpresa para quem está perguntando ou é usado se quem pergunta deseja receber uma resposta positiva para a questão.

  • Have you finished your tasks already? – Você já terminou suas tarefas?
  • Is lunch ready already? I’m starving! – O almoço já está pronto? Estou faminto!

Agora, o “soon”.

5.  Soon

 

Esse advérbio de tempo significa logo ou em breve e é, geralmente, posicionado no fim da frase, mas pode surgir antes do verbo principal.  

  • The book will be published soon. – O livro será publicado em breve.
  • The professor will soon arrive. – O professor chegará em breve.
  • The concert will start soon. – O show começará logo.

Tranquilo esse, vai! Tá acabando! Soon!

6.  Yet 

 

A palavra yet pode ser usada quando algo ainda não aconteceu, mas deve ocorrer em breve. Ela pode significar ainda não, em frases negativas e, em frases interrogativas no present perfect, assume o sentido de

Sempre estará no final da frase.

  • I haven’t finished the report yet. – Eu ainda não terminei o relatório.
  • Have you seen the movie yet? – Você viu o filme?

7.  Ever/never

 

O ever, último da nossa lista de advérbios mais comuns, é usado em perguntas e em frases negativas (never) e também significa ou nunca. No entanto, a ideia ao aplicá-lo é mostrar se algo já foi feito ou se a pessoa que fala (ou escreve) já esteve em algum lugar.

  • Have you ever been to Japan? – Você já foi ao Japão?
  • I have never been to Japan. –  Eu nunca fui ao Japão. 
  • Have you ever met a celebrity? – Você já conheceu alguma celebridade?
  • I have never met a celebrity. – Eu nunca conheci uma celebridade.

Pronto. You are readier than ever para se tornar um falante fluente do inglês. Mais preparado(a) do que nunca!

Não se sente assim e ainda está com alguma dúvida sobre como construir frases com essa classe de palavras? Fique tranquilo(a). No começo pode ser desafiador, mesmo.

Nossa sugestão é: leia o guia novamente, reveja as suas anotações e faça os exercícios aqui debaixo. Logo, você já conhecerá tudo like the back of your hand – como a palma da sua mão.

Exercícios sobre advérbios de tempo em inglês

 

Uma das melhores formas de aprender inglês e fixar um conteúdo é fazendo  exercícios, por isso preparamos algumas questões sobre o assunto: para que você treine os seus conhecimentos e fique craque!

1.  Complete as frases com o advérbio de tempo apropriado.

a)  She will arrive ___________. (soon / always)
b)  We had a great time at the party ___________. (later / yesterday)
c)  I saw him ___________. (now / yesterday)
d)  They’ll go to the gym ___________. (today / never)
e)  She will call you ___________. (never / soon)
f)  We usually have breakfast ___________. (now / early)
g)  He will arrive ___________. (yesterday / later)

2.  Identifique o advérbio de tempo das frases abaixo.

Have you finished your homework yet?

A)  finished
B)  Have
C)  yet

They will meet us soon in the evening.

A)  soon
B)  meet
C)  us

Respostas dadas? Maôê (risos).

Confira o nosso gabarito e veja se acertou tudinho! 

1.  a)  soon
     b)  yesterday
     c)  today
     d)  soon
     e)  early
     f)  later

2.  C
      A

Agora, chega de desculpas para adiar aquela viagem, aquela candidatura internacional ou aquele date com o(a) crush gringo(a), né? Ou ainda precisa de mais um “empurrãozinho do bem”?

Se joga num bom curso de inglês, que realmente atenda às suas necessidades e aprenda com professores experts! Estamos na torcida! Boa sorte.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui