Aprender Inglês 24 de Abril de 2024

Frases negativas em inglês de um jeito fácil de entender

Aqui está tudo o que você precisa saber para começar a criar suas frases negativas em inglês sem confundir as coisas. Leia mais!

Para criar uma frase negativa em inglês, basta seguir a estrutura sujeito + verbo auxiliar (to be, do ou have) + partícula negativa (not) + verbo principal + complemento. Adapte essa estrutura aos tempos verbais e nunca mais erre!

Na jornada rumo à fluência, é preciso entender algumas estruturas básicas, mas que são mega importantes e, por mais que pareça simples, ter uma base sólida vai ajudar você a formar e entender a maioria das frases na língua do Tio Sam.

E a roxinha tá aqui pra ajudar! Continue a leitura e descubra como funcionam as frases negativas, de que forma aplicá-las em cada tempo verbal e até como usá-las no imperativo.

Como criar frases negativas em inglês?

A estrutura geral de uma frase em inglês envolve três elementos bem básicos: o sujeito (aquele que faz ou sofre a ação), um verbo auxiliar (que costuma ser o “to be”, o “have” ou o “do”), um verbo principal (que é a ação propriamente dita) e o complemento (aquilo que vem no final da sentença, só para complementar a história).

Tome como exemplo a construção “eu estudo todo dia”. Nela, o sujeito seria “eu”, o verbo principal “estudo” e “todo dia” entraria como complemento, como no exemplo abaixo.

Frase afirmativa: I study everyday (Eu estudo todo dia)
Frase negativa: I do not/don't study everyday (Eu não estudo todo dia)

Fácil, né? A frase do exemplo está no presente simples, um dos tempos verbais mais usados no inglês, mas as coisas mudam um pouco conforme você cria suas sentenças em outros tempos verbais. Bora começar pelo verbo mais importante do idioma?

Como fazer frases negativas em inglês com o verbo "to be"?

As frases negativas com o verbo "to be" podem ter diferentes formas dependendo do tempo verbal em que se encontram, mas, de forma geral, elas aparecem trazendo as expressões am not, is not/isn’t e are not/aren’t (presente simples), was not/wasn’t e were not/weren’t (passado simples) ou mesmo will not/won’t be – siiiim, o futuro tem um formato só!

E como fazer frases negativas com o verbo "do"?

O verbo auxiliar "do" entra em cena quando as frases envolvem verbos de ação, e pode aparecer no presente simples (simple present), como do not/don’t ou does not/doesn’t (para he/she/it), ou no passado simples, no formato de did not/didn’t.

Por último, como fazer frases negativas com o verbo "have"?

O auxiliar "have" é uma peça muito importante em tempos verbais como o present continuous, o present perfect continuous, o past perfect e o past perfect continuous. Ele também é um verbo irregular, o que quer dizer que existe em mais de uma forma: have ou has no presente e had no passado.

Na negativa, basta adicionar o not depois dele: have not/haven’t, has not/hasn’t e had not/hadn't.

Pronto! Agora, depois de entender a estrutura, nada como uns exemplos para ajudar a fixar melhor o que você aprendeu!

Frases negativas em inglês: resumo completo e exemplos

A maneira como você vai passar as frases para a forma negativa em inglês vai depender do tempo verbal que será utilizado, mas uma coisa é certa: o not vai aparecer em todos eles.

Dá uma olhada na tabela abaixo para entender tudinho!

Frases negativas em inglês com tradução e exemplos
Tempo verbal Estrutura Exemplo
Simple past (passado simples) Para frases que incluem verbos de estado, usa-se a estrutura was + not + verbo principal no particípio passado com os pronomes I/he/she/it He was not made for her (Ele não foi feito para ela)
Para frases que incluem verbos de estado, usa-se a estrutura were + not + verbo principal no particípio passado com os pronomes we/you/they They were not done with the pizza when we arrived (Eles não tinham acabado com a pizza quando chegamos)
Para frases que incluem verbos de ação, usa-se a estrutura did + not + verbo principal no infinitivo com todos os pronomes He did not call me after our date (Ele não me ligou depois do nosso encontro)
Past continuous (passado contínuo) Para os pronomes I/he/she/it, usa-se a estrutura was + not + verbo principal no gerúndio (-ing) She was not trying to convince you (Ela não estava tentando convencer você)
Para os pronomes we/you/they, usa-se a estrutura were + not + verbo principal no gerúndio (-ing) You were not studying when I called (Você não estava estudando quando eu chamei)
Past perfect (passado perfeito) Para todos os pronomes, usa-se a estrutura had + not + verbo principal no particípio passado I had not made my bags until you arrived (Eu não havia feito minhas malas até que você chegou)
Past perfect continuous (passado perfeito contínuo) Para todos os pronomes, usa-se a estrutura had + not + been + verbo principal no particípio passado She hadn’t been studying when she was approved on the SATs (Ela não estava estudando quando foi aprovada no vestibular)
Simple present (presente simples) Para o pronome I, usa-se a estrutura am + not + complemento I am not sad, just tired (Eu não estou triste, só cansado)
Para os pronomes he/she/it, usa-se a estrutura is + not + complemento It is not your fault (Não é culpa sua)
Para os pronomes we/you/they, usa-se a estrutura are + not + complemento We are not the champions (Nós não somos os campeões)
Present continuous (presente contínuo) Para o pronome I, usa-se a estrutura am + not + verbo principal no gerúndio (-ing) I am not hearing you (Eu não estou escutando você)
Para os pronomes he/she/it, usa-se a estrutura is + not + verbo principal no gerúndio (-ing) He is not playing the guitar anymore (Ele não está mais tocando o violão)
Para os pronomes we/you/they, usa-se a estrutura are + not + verbo principal no gerúndio (-ing) They are not talking to me (Elas não estão falando comigo)
Present perfect (presente perfeito) Para os pronomes I/you/we/they, usa-se a estrutura have + not + verbo principal no particípio passado They have not been to New York (Eles não estiveram em Nova Iorque)
Para os pronomes he/she/it, usa-se a estrutura has + not + verbo principal no particípio passado He has not finished the homework (Ele não terminou a lição de casa)
Present perfect continuous (presente perfeito contínuo) Para os pronomes I/you/we/they, usa-se a estrutura have + not + been + verbo principal no gerúndio (-ing) I have not been feeling well lately (Eu não tenho me sentido bem ultimamente)
Para os pronomes he/she/it, usa-se a estrutura has + not + been + verbo principal no gerúndio (-ing) He has not been going to the gym (Ele não tem ido à academia)
Simple future (futuro simples) Para todos os pronomes, usa-se a estrutura will + not + verbo principal no infinitivo He will not study every day (Ele não estudará todo dia)

Ah, e uma última coisa importantíssima! Além de todos esses exemplos aplicados aos tempos verbais, existem ainda as negações do imperativo.

Como ficam as frases no imperativo negativo em inglês?

O modo imperativo é aquele usado quando você quer dar ordens a alguém ou fazer um pedido. O tom desse tipo de sentença passa autoridade, e, para criar frases no imperativo negativo em inglês, você só precisa adicionar o don't no início e manter o verbo que vem depois desse termo no infinitivo, ou seja, no formato original dele.

Se liga nos exemplos!

Don't drive too fast!
Não dirija muito rápido!

Don't interrupt me!
Não me interrompa!

Don't eat my food!
Não coma minha comida!

Don't forget to do the homework!
Não se esqueça de fazer a lição de casa!

Don't speak during the class!
Não converse durante a aula!

Don't touch my car!
Não toque no meu carro!

Don't talk to me!
Não fale comigo!

Viu só como aprender inglês não precisa ser chato e complicado? Hoje em dia, você encontra cursos de inglês com metodologia imersiva para se tornar fluente no idioma mais falado no mundo em menos de 2 anos! Quem sabe você não encontra uma escola dessas bem pertinho de você – a resposta está mais próxima do que você imagina.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui