Dicas 14 de Dezembro de 2023

Como escrever redação em inglês: melhores dicas e macetes

Escrever uma redação em inglês pode ser um desafio bem grande, mas, com as dicas, truques e macetes certeiros deste artigo, a tarefa vai ser “eazy peazy lemon squeezy” – um mamão com açúcar, no bom português! Leia mais.

Uma das principais dicas para escrever uma redação em inglês é tentar controlar a ansiedade e focar nos estudos do idioma. O momento de provas e testes que exigem fazer um texto completo pode ser complicado para muita gente, porém, com os macetes certos – que estão neste artigo –, você tira o desafio de letra!

Diferentemente de uma redação normal, o texto para provas e testes de proficiência, como IELTS (International English Language Testing System), TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou Cambridge English, possui suas particularidades e características próprias.

Eles podem ser um essay (ensaio) ou uma redação mais técnica, mesmo assim, sua estrutura pode ser aprendida e replicada. 

Cada redação é composta pelo parágrafo inicial, seguido pelos de argumentação ou disposição das informações e finalizada com a conclusão.

Sabendo e entendendo as principais dicas que você verá, o primeiro passo para arrasar estará dado. Boa leitura – e escrita também!

Como aprender a escrever redação em inglês?

Ao se deparar com a situação de escrever uma redação em inglês, é preciso lembrar que o estudo da língua como um todo é válido. Isso quer dizer que, para aprender a escrever um texto, você deve dominar, pelo menos, boa parte do idioma.

Você também precisa estudar os temas da atualidade, ou seja, tudo que tenha a ver com política, meio ambiente, ciências sociais e entretenimento/cultura, para se inteirar do que está acontecendo no mundo. 

Assim, as chances de conseguir desenvolver um argumento convincente sobre as pautas do momento serão grandes!

Entender como é a estrutura do texto, seja para um vestibular da gringa, um teste de proficiência ou parte de um processo seletivo para o emprego dos sonhos, entra como outro ponto fundamental: pesquise se a redação pede um limite de linhas ou caracteres e até mesmo quanto é o tempo total de prova.

Especificamente para testes de proficiência, atenção aos detalhes!

Como fazer uma redação fácil em inglês para testes de proficiência?

Para fazer uma redação em inglês em provas de proficiência, além da compressão da gramática do idioma, ter referências e saber exatamente qual deve ser a estrutura da redação, também é preciso prestar atenção a outros fatores, como níveis de formalidade, abreviaturas e uso dos tempos verbais.

Outra dica é, durante suas práticas, antes do desafio oficial, se basear em provas e textos das edições passadas do mesmo exame. Assim, você treina sua escrita em inglês ao mesmo tempo em que entende o estilo do teste.

E, por falar em estilo, aqui vão detalhes sobre a diferença entre dois tipos de redação bem populares!

Qual a diferença entre uma redação dissertativa e um “essay”?

Um “essay” é um tipo de texto que envolve críticas, avaliações e reflexões bem pessoais, enquanto uma redação dissertativa pede apenas que você disponha fatos e traga informações sobre o tema proposto. 

Inclusive, os textos pedidos para admissão em faculdades e multinacionais de renome costumam ser esses famosos “ensaios”, por isso, não troque as bolas e saia escrevendo informações sem amarrá-las a uma proposta de intervenção, viu?

Deu tudo certo e você passou para a sua college ou seu trampo dos sonhos? UHU! Agora, saiba que o essay também pode significar qualquer trabalho que os professores pedirem, valendo ponto, e não só aquela redação de apresentação enviada na sua “application” (candidatura).

Os temas de um essay podem incluir propostas semelhantes a estas logo aqui embaixo.

Escreva uma carta para você mesmo daqui a 10 anos, falando sobre como é sua vida atualmente e seus projetos para o futuro.

ou

Quais são seus pontos positivos e como você pode agregar na nossa empresa? Como a nossa instituição pode ajudá-lo a crescer profissionalmente?

Use sua criatividade!

Vai por outro caminho e precisa iniciar uma redação dissertativa em inglês? Entenda, a seguir, o que fazer para, na prática, iniciar, desenvolver e concluir seu conteúdo.

4 passos de como escrever uma redação em inglês

Você não precisa de nada mais, nada menos do que quatro etapas para escrever uma redação em inglês beeeem bonita! Não existe uma fórmula mágica, porém, usando convenções na escrita e entendendo alguns padrões, é possível se destacar em poucos passos. Anote as dicas do tutorial que começa agora!

1. Defina ou interprete o tema da redação

O primeiro passo para começar seu texto deve ser a definição do tema da redação ou a compreensão do que o enunciado pede que você faça. Por exemplo, caso queira escrever sobre um assunto polêmico, você pode se inspirar em notícias ou fatos que estão em alta na mídia.

Agora, no caso de uma redação com tema pré-estabelecido, a dica é ler várias vezes o que é pedido no enunciado ou na pergunta, destacando as palavras principais. Veja o modelo:

International tourism has brought enormous benefits to many places. At the same time, there is concern about its impact on local inhabitants and the environment. Do the disadvantages of international tourism outweigh the advantages?

As palavras em destaque ajudam você a prestar atenção nas partes mais importantes da orientação e colaboram na sua interpretação sobre o que a pergunta pede que seja respondido na redação.

2. Busque referências e leve mais autoridade para o seu texto

Para cada assunto que você estudar, busque referências e citações que possam ser encaixadas no seu texto para usar como exemplo e trazer mais autoridade para a sua escrita. E não tem outra forma de fazer isso a não ser lendo um pouco de tudo em inglês! 

Você pode acessar sites em inglês, ler livros em inglês para iniciantes – ou não – sobre diversos assuntos ou até mesmo conversar com outras pessoas fluentes. O importante é estar sempre em contato com o idioma. 

3. Faça um rascunho

Como em todo bom texto, a escrita do rascunho é um passo imprescindível. É escrevendo essa primeira versão e relendo várias vezes que você identifica pontos de melhoria, avalia se a estrutura está adequada, e descobre onde inserir citações, frases de efeito, conectivos em inglês etc.

O rascunho ajuda a organizar melhor o texto, em introdução, meio e conclusão e a dar ritmo à redação em inglês, além de exercitar a criatividade. Mas preste atenção ao tipo de texto exigido: uma redação acadêmica precisa de um conteúdo diferente de uma redação jornalística.

Se o tempo disponível não permitir que você crie um rascunho do início ao fim, experimente fazer, pelo menos, um esqueleto do texto – reunindo as principais informações que planeja colocar em cada parágrafo – para organizar suas ideias e a ordem que você vai elencar os elementos dentro da página.

4. Prenda o leitor já no início do seu texto

Rascunho feito, será hora de deixar o primeiro parágrafo da sua redação o mais completo e impactante possível. Escrever uma introdução que seja objetiva e completa já é um grande passo para que o texto seja um sucesso, mas usar dados para surpreender o avaliador pode ser a cereja no topo do bolo!

Coloque o tema da redação já na frase inicial , logo na primeira linha da introdução, explicando brevemente sobre o que você vai tratar e, se quiser, dá para trazer um resumo das principais informações do conteúdo também..

Observe como as palavras destacadas “death penalty for convicted murderers”, “people are against it”, “resocialization of prisoners”, dentre outras, – que, provavelmente, vão fazer parte da redação (aqui, imaginária!) em outros momentos – podem ser usadas na introdução para exemplificar sobre o que será abordado no texto. 

“According to a survey, a huge number of USA citizens think that the death penalty for convicted murderers is right. Other people are against it, mostly because they don't think it's fair, and believe in the resocialization of prisoners. This duality takes us to a new question: is the death penalty really effective?”

Viu só como o parágrafo já começa colocando as informações na mesa? A estrutura deve seguir esse ritmo mesmo! E por falar nela…

Dicas de estrutura de redação para o writing: o que não pode faltar?

Para escrever textos como um nativo, existem várias dicas que você pode usar, a começar por entender a estrutura de uma redação em inglês. Veja, a seguir, algumas dicas básicas para dar conta do recado.

Introdução

Todo texto se inicia em algum momento, e o parágrafo introdutório é um dos mais importantes. Nele, você vai apresentar e contextualizar o assunto ou os problemas dos quais vai falar em seu texto. Que tal usar a estratégia do esqueleto aqui? Assim, seu raciocínio se estrutura em ordem cronológica e o texto fica muito mais coeso.

Parágrafos argumentativos ou informativos

Chegou o momento de mostrar seus argumentos: é o caso dos parágrafos argumentativos, nos quais você precisa defender seu ponto de vista, ou seja, se você apresentar a ideia de que, por exemplo, a vacinação deveria ser obrigatória no Brasil, é preciso argumentar com pontos válidos sobre o porquê disso.

Se a proposta for dissertativa ou informativa, apenas certifique-se de que as informações apresentadas por você sejam verdadeiras e tenham embasamento científico, mostrando que você domina o assunto e o vocabulário técnico sobre ele.

Esses parágrafos estão localizados no meio do seu texto, e é recomendado que sejam feitos entre dois a três deles.

Conclusão

Hora de fechar a conta e passar a régua!

A conclusão nada mais é do que um parágrafo para encerrar seus pensamentos e discursos e, ao escrevê-la, você pode optar por fazer uma síntese, ou seja, um resumo de tudo o que veio antes ou uma proposta de intervenção e, portanto, uma sugestão de mudança do cenário apresentado, de acordo com o que o tema pede.

Atenção: não apresente ideias ou informações novas aqui, apenas retome o que já foi escrito.

Pronto! Agora você aprendeu como funciona a estrutura de redação para o writing e não vai mais errar na hora de escrever sua redação em inglês. Daqui para frente, é só se inscrever para as provas e mandar ver na escrita. Good luck – boa sorte!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui