Aprender Inglês

26 de Abril de 2021

Conheça as vantagens de um curso de inglês imersivo

Saiba quais são as vantagens de aprender inglês com um curso imersivo

Aprender inglês no mundo globalizado tem se tornado essencial para adquirir conhecimento e garantir destaque no mercado de trabalho. No entanto, aprender esse idioma não é uma tarefa fácil para quem não tem disciplina. Exige esforço, empenho e muita prática.

Para quem tem problema em estudar sozinho e acaba esquecendo de praticar o idioma, um curso imersivo pode ser muito vantajoso. A TopWay, por exemplo, adota essa metodologia e você pode entender como ela funciona clicando aqui.

Mas uma coisa que talvez você não saiba é a vantagem de aprender através da imersão. Por isso, hoje nós vamos te apresentar 5 vantagens de um curso imersivo para você investir e aprender inglês de uma vez por todas.

O que é uma imersão?

Quando falamos de imersão na língua inglesa, estamos falando da prática de mergulhar de cabeça no aprendizado do idioma, se valendo de diversas atividades que utilizem a língua em todas as suas formas, focando principalmente na fala e na escuta para explorar a riqueza de conteúdo cultural, histórico e informacional que encontramos ao estudar outro idioma.

Sabe quando alguém viaja para os Estados Unidos, Canadá ou Austrália sabendo pouco de inglês; passa alguns meses ou até mesmo semanas e volta falando super bem? Isso acontece porque essa pessoa esteve 100% imersa na língua inglesa, sendo exposta a situações de interações reais de uso da língua e sendo “obrigada” a se comunicar no idioma dentro deste contexto concreto.

Em um curso imersivo, é feita uma “simulação” desse meio e experiências vividas no exterior, onde o aluno é 100% exposto ao idioma, sentindo a necessidade de se comunicar através da língua, sem se apoiar na tradução para se expressar.

E, como se manter imerso no inglês estando em um país como o Brasil, longe de nativos e países que tenham o inglês como primeira língua? A resposta para essa pergunta pode ser simples: incluindo o idioma na sua rotina, se cercando de atividades variadas para praticar e melhorar seu inglês  e trazendo-o para a sua vida diariamente.

Você pode fazer isso ouvindo músicas em inglês, assistindo séries e filmes com legendas em inglês e sem legendas, consumindo conteúdos do Youtube ou através de plataformas como o Spotify, com podcasts por exemplo.

As alternativas são inúmeras, e um curso de inglês imersivo é fundamental nesse processo. Confira algumas das vantagens de investir em um curso imersivo:

1. Economia de tempo

Em um curso que possui metodologia mais tradicional, ou seja, que não trabalhe com o método imersivo, o tempo de duração pode variar, sendo mais curto ou mais longo que os cursos imersivos. No entanto, muitas vezes não oferecem o mesmo aproveitamento por parte do aluno.

Já nos cursos imersivos, você é constantemente desafiado a melhorar o seu desempenho e aprende a todo momento (muitas vezes sem perceber), oferecendo uma forma de aprender muito mais rápida e prática. Então, investir em um curso imersivo é investir em economia de tempo, além de contar com um aprendizado efetivo e de qualidade, com foco no realmente traz retorno ao esforço empregado.

2. Turmas pequenas

Geralmente, os cursos imersivos de inglês oferecem turmas com poucos alunos, para que todos consigam participar e para que os professores e equipe pedagógica consigam acompanhar o desempenho e progresso de cada um de perto.

Isso traz a segurança de que seu aprendizado é  prioridade para o curso e para a escola, e que seu desempenho e satisfação não é importante apenas para você, mas para todos os envolvidos.

3. Maior exposição ao inglês

Cursos imersivos costumam ter ambientes 100% (ou quase) imersos na língua inglesa. Ou seja, toda a comunicação se dá através do idioma. As aulas não contam com tradução para o português, e até mesmo a decoração conta com aspectos culturais da língua. Os recursos  usados no curso e qualquer ferramenta interativa disponibilizada são em inglês, e por aí vai.

Com isso, os cursos imersivos oferecem a seus alunos uma exposição ao inglês muito maior, garantindo que ele se acostume com o idioma e o utilize sempre com naturalidade.

4. Aprender com a vivência

Uma outra vantagem de aprender inglês em um curso imersivo é que a imersão permite   que você aprenda através da vivência. Isso porque, geralmente, as situações e contextos de aprendizagem utilizados  no curso são de interesse dos alunos e traduzem  necessidades reais  cotidianas de emprego da língua, para que você esteja pronto para lidar com diferentes ocasiões no mundo lá fora.

Com isso, podemos dizer que você realmente vivencia situações comunicativas reais de uso da língua enquanto constrói  seu conhecimento e, assim, acaba desenvolvendo sua competência enquanto falante da língua com mais facilidade.

5. Aulas dinâmicas e divertidas 

E por último mas não menos importante: aprender inglês em um curso imersivo garante que você aprenda de uma forma dinâmica e descontraída. Os momentos de interação e conversação são extremamente importantes e exigem bastante da sua atenção e ousadia para se expôr; e é nesse sentido que o elemento diversão faz toda a diferença. Num clima descontraído, com algumas risadas aqui e acolá fica muito mais leve desvendar os segredos para fluência no inglês, não?



Agora que você entendeu as vantagens de um curso imersivo, o que acha de dar uma chance para aprender inglês através dessa metodologia?

A TopWay vem melhorando a experiência de aprendizagem há 16 anos com base em sua metodologia imersiva. Além de o aprendiz estar sempre exposto à língua inglesa, também são realizados constantemente eventos de imersão cultural. Você pode ler mais sobre esses eventos aqui.

Ficou curioso? Não deixe de entrar em contato com a roxinha mais perto de você para obter mais informações sobre nossos cursos imersivos!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.