Aprender Inglês 16 de Fevereiro de 2023

Como ter vontade de estudar inglês: estratégias de motivação

Às vezes pode ser difícil encontrar motivação para estudar, né? Mas estamos aqui para ajudar você a conseguir esse ânimo e vamos explicar como ter vontade de estudar mais inglês. Confira!

Se lembrar de porque você está estudando, estabelecer metas e inserir o inglês no dia a dia são ótimas formas de ganhar motivação para estudar essa nova língua.

Pode ser difícil encontrar vontade para fazer algumas coisas, né? E estudar um novo idioma realmente é bem cansativo, mas se torna algo totalmente possível se você tiver os incentivos certos.

Quem quer mandar aquela cantada em inglês, assistir séries sem legenda ou viajar e perguntar onde é o banheiro sem precisar do tradutor do celular precisa dominar a língua.

Então, chega junto que vamos dar dicas para você ter vontade de estudar e alcançar a fluência ainda mais rápido!

4 melhores estratégias de motivação para estudar

Antes de tudo, é preciso saber o que o motiva no dia a dia e inserir isso nos estudos para ajudá-lo a não perder o foco em aprender. Pense no que traz felicidade pra você: viajar, ouvir música, dançar, conversar…

Até mesmo usar as redes sociais pode ser um bom motivador.

Sabendo disso, dá para tentar praticar inglês diariamente com as coisas que você gosta. Assim, você quase não percebe que é hora do estudo e mergulha de cabeça no idioma.

Mas algumas outras estratégias também precisam entrar em jogo na vida de quem quer se tornar um big ultra master bilíngue. Vamos conhecê-las?

1.  Tenha seus objetivos claros em mente

Seja para viajar, trabalhar, aumentar seu nível no idioma ou entender aquele game ou filme que você gosta, é extremamente importante que esteja claro nessa sua cabecinha qual é o seu objetivo em aprender uma nova língua.

O maior motivador que você pode ter é você mesmo, então, sempre se lembre do porquê de estar estudando e se imagine realizando o seu objetivo.

Às vezes, pode ser um pouco difícil lembrar dessa meta a ponto de não desistir, mas ter um adesivo com seu objetivo escrito e grudado no seu notebook, na carteira ou até mesmo na testa (risos) pode ajudar a se manter firme.

Ou você pode colocar um quadro no seu quarto com fotos e desenhos que remetam ao seu sonho. Qualquer coisa que permita visualizar seu objetivo será ótima.

2.  Inclua o inglês nas suas tarefas

Agora, a parte prática: tente incluir o idioma nos seus afazeres do dia a dia, de forma que você nem perceba que está estudando.

Vai arrumar a cama? Já pensa no vocabulário envolvido na situação. Vai pegar o ônibus? Reflita sobre as características das pessoas que embarcaram com você 100% no idioma-alvo. Vai arrumar a casa ou precisa lavar a louça? Comece a reclamar sobre isso em inglês também!

3.  Estude assuntos que gosta

O estudo tem que ser algo que você gosta de fazer, então, se estiver se sentindo sem vontade de estudar, tente aprender mais sobre assuntos nos quais você tem interesse, mas em inglês.

Seja sobre ciências, arte, fofocas ou até mesmo ouvindo aquele podcast para aprender inglês, qualquer conteúdo consumido no idioma já vai ajudar bastante a ganhar mais vocabulário.

4.  Converse com pessoas em inglês

Ter pessoas que também estão aprendendo ao seu lado pode ser ótimo para manter a motivação. Um vai ajudando o outro e vocês aprendem juntos. Por isso que um curso específico é tão recomendado!

A Topway, por exemplo, é uma escola de inglês em que você encontra aulas online e presenciais totalmente focadas na imersão do idioma, que conta com um aplicativo exclusivo, turmas enxutas e uma metodologia única e eficaz para dominar a língua em poucos meses.

Lá você sempre estará acompanhado de um professor para ajudar a resolver as dúvidas e trazer referências de como falar igual a um nativo. Vale conhecer, viu?

E aí, já se sente mais motivado? Deu vontade de já arrumar a mala para fazer um intercâmbio e sair correndo pra lavar uma louça ao som da rainha Beyoncé para incluir o idioma nas suas tarefas?

Então, algo nos diz que você também vai gostar das próximas dicas para organizar sua rotina. Segue o fio!

Dicas para ter vontade de estudar

Tá difícil se concentrar por aí? Para ter vontade de estudar inglês, experimente seguir estas dicas!

  1. Coloque um chocolatinho entre as páginas do livro de estudos e se permita deliciar com a barra quando atingir o objetivo de leitura.
  2. Reassista uma série que você gosta, totalmente em inglês dessa vez.
  3. Crie um clube de conversação com seus amigos.
  4. Imprima as letras das suas músicas favoritas e decore-as.
  5. Escreva cartas ou mensagens diretas nas redes, para os seus ídolos.
  6. Tente resumir leituras no inglês, fazendo pequenos fichamentos.
  7. Converse com nativos por meio de plataformas online confiáveis e seguras.

Estabeleça metas e se dê um presente ao atingi-la — que seja uma pausa para um café!

Como estabelecer metas de estudo?

O segredo para estabelecer boas metas é pegar leve e pensar naquilo que realmente dá pra alcançar nesse seu momento de vida. Primeiro, analise em qual nível você está e, depois, em qual quer chegar, baseado nos seus objetivos de estudo.

Vamos supor que você não fala nada de inglês e quer aprender para viajar para os Estados Unidos e dar umas beijocas nos gringos. Aprender o inglês usado no aeroporto, em restaurantes e na paquera são tópicos essenciais para estudar.

Tá aí a sua meta!

Faça um checklist com tudo o que você quer ou precisa conhecer e, diariamente, dê um "OK" nos tópicos que já estudou. Só não esqueça de revisar todos eles de tempos em tempos, hein.

Se preparar dessa forma ajuda a perder o medo de falar inglês e a ganhar ainda mais vocabulário para aproveitar sua viagem e até os dates. 

Como se recompensar pelo estudo?

Uma das melhores formas de manter a motivação nos estudos é se recompensar a cada meta batida. Seja com um lanchão, um episódio da série ou uma horinha a mais no celular. Vale tudo!

Escolha coisas que valem a pena para você e que vão fazer aquele tempo a mais de dedicação valer cada segundo. Só nada de estudar de qualquer jeito e ainda assim achar que merece o brinde, all right?

O sentimento de dever cumprido vai motivar você a estudar cada vez mais para “merecer” aquela sua recompensa e, quando você menos esperar, já vai ter melhorado muito o seu nível de inglês.

Se tiver razão melhor do que essa para superar o tédio, a gente desconhece.

Como superar o tédio ao estudar?

Nunca se esqueça de tentar transformar os processos e as lições em processos mais divertidos e gostosos. Essa é a chave para nunca ficar entediado enquanto estuda!

Procure gringos no YouTube e TikTok que ajudem nos estudos, jogue videogame ou joguinhos no celular sobre os temas aprendidos, faça um quiz entre amigos.

A gente confia na sua imaginação aqui.

Então, curtiu as dicas? Não deixe de visitar o site da Topway para conferir nossos cursos de inglês e ter mais um motivo para se manter focado em aprender um novo idioma com a nossa metodologia única e divertida. Vem ser bilíngue no mundo roxo!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui