Aprender Inglês 22 de Maio de 2023

Advérbios de intensidade em inglês: quais são, como e quando usar

Os advérbios de intensidade em inglês trazem mais emoção às frases e ajudam a expressar com mais fidelidade a intensidade de verbos, adjetivos e de outros advérbios. Vamos conhecê-los!

Os advérbios de intensidade em inglês, também chamados de “intensifiers”, são uma classe de palavras usada para intensificar o significado de um verbo, adjetivo ou outro advérbio, dando mais ênfase às expressões.

Os advérbios em inglês, assim como no português, complementam os termos, caracterizando-os com mais detalhes. O grupo dos de intensidade, especificamente, fica responsável por dar emoção às frases, podendo ampliar ou reduzir o seu sentido.

Eles não são tão essenciais para a comunicação como os verbos propriamente ditos, mas, com certeza, vão ajudar você a se expressar melhor e fugir do inglês robótico, por isso, que tal pegar seu caderninho e começar a anotar tudo sobre essa classe gramatical?

O que são os advérbios de intensidade em inglês?

 

Os adverbs of degree são aqueles que servem para enfatizar a ação da palavra que vêm logo depois deles – ou antes, em algumas exceções –, descrevendo sua intensidade ao fortalecer ou enfraquecer o significado de um verbo, adjetivo ou outro advérbio. 

Talvez você já tenha visto palavras como “very” (muito) ou “a little” (um pouco) inseridas em frases para aumentar ou diminuir a intensidade de uma situação. Elas são dois exemplos bastante comuns.

She is a very boring person.
Ela é uma pessoa muito entediante. 

She is a little boring. 
Ela é um pouco entediante.  

Assim como os advérbios de frequência em inglês, muitos advérbios de intensidade terminam em -ly e, ao adicionar essa terminação a adjetivos, você também pode transformá-los em advérbios. Esse é o caso de happy – happily, hard – hardly e serious – seriously.

A boa notícia agora é que vamos juntos descobrir quais são as outras possibilidades em uma lista cheia de exemplos para você aumentar seu vocabulário em inglês! Continue a leitura.

Quais são os advérbios de intensidade em inglês?

 

A lista dos intensifiers é bem grandinha, mas não tema, super-estudante! Nós, aqui da roxinha, trouxemos os mais usados pelos falantes da língua, então, prepare o papel e a caneta (ou abra seu aplicativo preferido) para anotar essa lista de advérbios em inglês.  

Imagem

Ainda é possível juntar dois adjetivos – como very + much ou too + much – e dar mais ênfase à sentença se necessário. 

I like her very much.
Eu realmente gosto muito dela.

Lembre também que alguns advérbios adicionam uma intensidade à frase e outros suavizam o verbo, dando um sentido de que a situação do contexto não é tão séria ou tão, como podemos dizer..? Intensa! 

Quando usar os advérbios de intensidade em inglês?

 

Os advérbios de intensidade devem ser usados quando queremos trazer mais emoção às frases na linguagem informal do cotidiano. Eles não são essenciais para o conteúdo falado ou escrito fazer sentido, mas acrescentam mais significado e ajudam a expressar melhor a intensidade do que é dito. 

Os intensifiers são mais adequados para aumentar ou diminuir o grau de um adjetivo ou advérbio, mas eles não têm o mesmo impacto imediato dos strong adjectives, por exemplo.

Qual a diferença entre os advérbios de intensidade e os strong adjectives?

 

Os strong adjectives são usados quando você deseja transmitir um significado intenso ou extremo de forma direta, sem a necessidade de adicionar palavras extras, como os advérbios de intensidade. 

Para conversas formais, como entrevistas de emprego ou trabalhos acadêmicos, você pode usar os “strong adjectives” se quiser dar mais ênfase para alguma coisa e dizer  “wonderful” (maravilhoso) no lugar de “very good” (muito bom), por exemplo.

Dá uma olhada nas frases abaixo para entender melhor a diferença!

I watched a very good movie last weekend! 
I watched an excelent movie last weekend!

Enquanto a primeira frase usa dois termos para se referir a algo muito bom, o strong adjective vem para reforçar a ideia com uma única expressão – excelent.

Nenhuma das opções está errada, viu? A escolha entre qual recurso você vai usar vai depender do contexto e da ênfase que você deseja dar à sua mensagem.

Como usar os advérbios de intensidade? 

 

No geral, esses advérbios são colocados antes da palavra que pretendem intensificar. Veja o exemplo:

The sunset is really beautiful at this beach (O pôr do sol é realmente bonito nesta praia)
Sujeito + verbo + advérbio + o alvo do intensificador + complemento da frase

Uma exceção comum é o advérbio “enough” (suficiente), que vem sempre depois do verbo, adjetivo ou advérbio que intensifica. 

I haven’t eaten enough (Eu não comi o suficiente)
Sujeito + o alvo do intensificador + enough

Você já deve ter percebido que, quando há verbos auxiliares na frase, os advérbios de intensidade sempre vêm depois deles, como no exemplo anterior, né?

Além dessa casualidade, alguns outros advérbios funcionam melhor em frases negativas, como o rarely, scarcely, hardly, little e seldom.

Enfim, a melhor maneira de aprender a usar os intensificadores e se familiarizar com quando devem ser utilizados é praticando, seja com amigos que falam a língua, em um curso de inglês ou treinando através de exercícios.

Para dar uma mãozinha, que tal alguns exercícios para você treinar o que descobriu até o momento?

Exercícios de advérbios de intensidade em inglês 

 

1.  Complete as frases com os advérbios de intensidade corretos.

A) She’s a ________ kind person (Ela é uma pessoa muito gentil) 
B) Today’s class was ____________ interesting (A aula de hoje estava completamente interessante) 
C) The coffee is ________ hot (O café está super quente)
D) That glue is _________ strong (A cola é muito forte) 

2.  Identifique o advérbio de intensidade na frase abaixo.

“I’m kind of not in the mood for this. I’m tired.”

A) Mood
B) This
C) Kind of

3.  Identifique o alvo do intensificador, sublinhando o adjetivo, verbo ou advérbio que ele caracteriza.

A) They were very happy at the beach. 
B) The shoes aren’t big enough for me. 
C) I rarely eat salad. 

E aí? Easy peasy lemon squeezy? Dá uma checada no nosso gabarito para ver se você acertou tudo!

1.  a) very
     b) completely
     c) super
     d) very/too

2.  Kind of

3.  a) happy
     b) big
     c) eat

Apesar de melhorarem a fluência da comunicação, os advérbios não devem ser usados de forma exagerada, pois podem dar a impressão de falsa animação ou aumentar demais a emoção de um acontecimento. 

E, cá entre nós, ser emocionado(a) é bem legal, mas você não vai querer soar como o Bob Esponja o tempo inteiro, né?

 

Escolha seus favoritos e aposte neles quando quiser adicionar mais intensidade a uma frase. Use-os com moderação. Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui