Aprender Inglês 28 de Abril de 2023

Advérbios de frequência em inglês: guia completo com exemplos

Os advérbios de frequência em inglês são uma classe de palavras que indicam quantas vezes uma ação é realizada. Talvez você já tenha ouvido falar em “always” e “never”, mas sabia que existem outros? Vamos conhecê-los!

Os advérbios de frequência em inglês são aquelas palavras que indicam a regularidade com a qual uma ação é realizada, como “always” (sempre), “sometimes” (às vezes), “never” (nunca) e diversas outras que variam de acordo com a frequência a ser expressada. 

Essa classe de palavras é encontrada facilmente em filmes, músicas e textos no idioma, pois faz parte do vocabulário usado para expressar acontecimentos e atividades do dia a dia. Você já a conhece e sabe como usá-la corretamente?

Criamos um conteúdo super completo para apresentar, de maneira simplificada, quais são e qual a melhor forma de aplicar os advérbios de frequência, com direito a uma lista de advérbios em inglês para você nunca mais esquecer!

O que é advérbio de frequência?

 

Os advérbios têm o papel de acompanhar os verbos e os de frequência, mais especificamente, indicam a regularidade com a qual uma ação é realizada, ou seja, quantas vezes algo é, foi ou está sendo feito.

Como muitas das palavras em inglês, as dessa classe não mudam de acordo com os pronomes pessoais e não são flexionadas em gênero ou número, isso significa que, mesmo se a frase estiver no plural ou se tiver um sujeito feminino, o advérbio continuará igual. 

Advérbios de frequência também não sofrem variações de acordo com o tempo verbal: são sempre iguais, mesmo! Basta decorá-los que você vai poder utilizá-los tanto em frases que se referem ao presente quanto ao passado e ao futuro. Legal, né? Agora, vamos conhecê-los. 

Quais são os advérbios de frequência em inglês?

 

Os mais conhecidos são o “always” (sempre) e o “never” (nunca), mas, além deles, existem diversas outras palavras para descrever frequências diferentes, como “sometimes” (às vezes) ou “hardly ever” (quase nunca). 

Alguns podem até ser parecidos com os que usamos no português, entretanto, uma boa dica para identificá-los em uma oração em inglês é que muitos deles terminam em -ly, como “frequently” (frequentemente) e “usually” (geralmente). 

Confira abaixo uma tabela completa com os principais advérbios de frequência para você aumentar seu vocabulário em inglês

Inglês
Português
Always Sempre
Daily Diariamente
Almost always Quase sempre
Nearly always
Several times Muitas vezes
Many times
Regularly Regularmente
Often Frequentemente
Frequently
Normally Normalmente
Usually Geralmente
Generally
Fortnightly Quinzenalmente
Sometimes Às vezes
Occasionally Ocasionalmente
Rarely Raramente
Seldom
Hardly ever Quase nunca
Almost never
Never Nunca
Weekly Semanalmente
Monthly Mensalmente
Yearly Anualmente
Hourly De hora em hora
Every day/month/ week/year/hour Todo dia/mês/semana/ano/hora
All the time O tempo todo
Once a day/year/week Uma vez por dia/ano/semana
Twice Duas vezes
(Three, four..) times (Três, quatro…) vezes
Every other day Um dia sim, um dia não

Os últimos dez itens dessa lista (em roxo) também podem ser chamados de “expressões de frequência” ou “advérbios de frequência definida” e são utilizados quando queremos deixar mais claro em que momento do tempo as ações às quais eles se referem acontecem.

Toda essa classe de palavras pode e deve ser usada em diferentes contextos pois expressam ideias diferentes, apenas lembre-se de que os adverbs of frequency no geral também possuem suas próprias regras no inglês.

Como usar os advérbios de frequência em inglês?

 

Os adverbs of frequency são, quase sempre, usados entre o sujeito e o verbo principal da frase e respondem a perguntas como “quantas vezes..?” (how many times..?) e com que frequência algo ocorre (how often..?).  

Nessa construção, eles acompanham a seguinte estrutura:

sujeito + advérbio de frequência + verbo principal + complemento da oração

Mas é preciso ter atenção na hora de montar frases com advérbios de frequência em inglês, pois cada indicador tem suas particularidades. Confira, anote e exercite as principais regras:

  1. A regra geral sujeito + advérbio de frequência + verbo principal + complemento da oração sempre se encaixa para os advérbios “rarely”, “seldom”, “always”, “hardly ever” e “never”, mas outros também podem ser usados corretamente dentro dela. 
  2. Já os advérbios “usually” (geralmente), “often” (muitas vezes), “frequently” (frequentemente), “sometimes” (às vezes), “normally” (normalmente) e “occasionally” (ocasionalmente), podem vir tanto no início da oração, antes do sujeito, quanto no final. 
  3. Quando o verbo principal da sentença é o “to be”, o advérbio de frequência sempre vem depois dele e a construção fica assim: sujeito + verbo to be + advérbio de frequência + complemento da frase.
  4. E quando os verbos auxiliares em inglês, como “will”, “can” e “might”, entram no jogo, o advérbio sempre vem logo depois, ficando entre eles e o verbo principal: sujeito + verbo auxiliar + advérbio de frequência + verbo principal + complemento da frase
  5. Da mesma forma, em frases negativas acompanhadas de “does” ou “do”, o advérbio fica sempre entre o auxiliar e o verbo principal: sujeito + does/do + not + advérbio de frequência + verbo principal + complemento da frase
  6. Advérbios como “never” e “hardly ever” sempre são usados em frases afirmativas, assim como usamos seus equivalentes “nunca” e “quase nunca” em português. 
  7. No geral, as expressões de frequência costumam aparecer no final das orações, mas, como você pôde perceber a partir das dicas anteriores, existem exceções. Até rimou!

As regras são simples, mas é importante gravá-las bem para conseguir expressar de forma correta a constância com a qual algo acontece. Pensando nisso, que tal alguns exemplos para a explicação ficar ainda mais clara?

7 exemplos de advérbios de frequência em inglês

A presença dessa classe de palavras acontece comumente em diferentes tempos verbais e é importante lembrar que sua forma não se altera. A principal vantagem de conhecê-los aparece na hora de variar o vocabulário, então, veja exemplos para já começar a praticar.

1.  Rarely, seldom, always, hardly ever e never

 

Na regra geral, o advérbio sempre fica entre o sujeito e o verbo. 

I always eat chocolate on Sundays.
Eu sempre como chocolate aos sábados.

2.  Usually, often, frequently, sometimes, normally e occasionally

 

Alguns advérbios podem vir tanto no início, quanto no final da frase sem alteração de sentido. 

We eat candies occasionally.
Nós comemos doces ocasionalmente.

Sometimes, I prefer to study alone.
Às vezes, eu prefiro estudar sozinho. 

3.  Verbo to be + advérbio de frequência

 

Quando o verbo to be é o verbo principal da frase, os advérbios sempre vem depois dele. 

She is never tired.
Ela nunca está cansada.

4.  Verbos auxiliares + advérbio de frequência + verbos principais

 

Na presença de verbos auxiliares, o advérbio fica entre eles e o verbo principal. Na tradução, no entanto, você vai perceber que os advérbios assumem posições diferentes na frase, de acordo com as regras do português.

Do you often go to parties?
Você vai a festas frequentemente?

Sarah can usually travel on weekends.
Sarah geralmente pode viajar aos finais de semana.

5.  Frases negativas

 

Em sentenças negativas, o advérbio costuma ficar logo após o verbo auxiliar seguido pela negação (not ou n't), mas também pode ser encontrado no final da frase na linguagem informal.

I don’t usually get sick.
Eu geralmente não fico doente.

6.  Never e hardly ever

 

Os advérbios never e hardly ever sempre são usados apenas em frases afirmativas, já que a dupla negação – quando usamos o “não” e outra partícula negativa como o “nunca” na mesma frase – não existe no inglês. 

He hardly ever calls me.
Ele quase nunca me liga. 

7.  Expressões de frequência

 

Expressões de frequência normalmente vão no final da frase. 

They drink tea weekly.
Eles bebem chá semanalmente.

Apenas para repassar, são expressões de frequência: weekly, monthly, yearly, hourly, every day/month/week/year/hour, all the time, once a day/year/week, twice e every other day. 

Super fácil, vai? Não deixe nada disso fora da sua lista de assuntos para estudar em inglês e pense que tudo o que você aprendeu até agora neste artigo é usado no dia a dia de qualquer falante da língua inglesa e essencial para expressar a regularidade de acontecimentos! 

Afinal, até para falar que você estuda inglês frequentemente, você precisa dos advérbios. Um curso de inglês pode ser seu melhor amigo para você aprender os conteúdos de maneira mais profunda e praticar a pronúncia através de atividades de conversação com os colegas e tirar dúvidas com os professores. 

Ainda assim, como em qualquer método de estudos, é necessário praticar os conteúdos aprendidos e inserir a língua no dia a dia! Então, que tal colocar um resuminho em um local pelo qual você esteja sempre passando o olho?

Adverbs of frequency (Advérbios de frequência em inglês)

 

Imprima ou copie para conferir quando precisar! 

Imagem

Na ilustração, você percebe que 0% significa nunca e 100% significa sempre. Portanto, quanto maior a porcentagem, mais frequente é a atividade à qual o advérbio se refere. 

Agora que você já entendeu tudo e conseguiu até uma colinha, não tem mais desculpas para não incluí-los na sua rotina de estudos e começar a colocar em prática hoje mesmo! 

Para dar uma forcinha, responda à pergunta a seguir usando o que você acabou de aprender: how often do you study English? ______________________________

Bons estudos e até a próxima!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui