Aprender Inglês 20 de Janeiro de 2021

10 motivos para você começar a aprender inglês

Conheça os motivos para você começar a aprender inglês agora mesmo

O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo inteiro e, no mercado de trabalho, é capaz de mudar a vida de muitos brasileiros. Mas, dizer apenas isso pode ser um pouco “amplo” demais. Por isso, hoje nós separamos 10 motivos para você começar a aprender inglês de uma vez por todas. Confira:

1. Aprender inglês é fácil

Sim, é necessário começar o texto com essa afirmação que muitas pessoas desconhecem. Isso porque, ao contrário do que muitos acreditam, aprender inglês não precisa ser, e não é, algo difícil.

Mesmo para nós, brasileiros, que estamos longe de nativos e de países que tenham o inglês como primeira língua, aprender o idioma não precisa ser algo massante ou complicado, desde que estudado de maneira leve, divertida e imersiva.

2. Acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho

Um segundo motivo pelo qual você deve começar a aprender inglês agora mesmo se dá pelo fato de que o inglês é considerado a língua da comunicação profissional, e é o símbolo do mundo globalizado, o que interfere no mercado de trabalho até mesmo para nós, brasileiros.

Nesse contexto, empresas multinacionais têm equipes e filiais em diferentes países trabalhando muitas vezes em um mesmo projeto. Sendo o inglês um idioma universal, a língua se faz necessária para a comunicação entre equipes e até mesmo entre empresas de outros países.

Por isso, ao abrir uma vaga de emprego, muitas empresas enxergam um diferencial naqueles concorrentes que possuem fluência no inglês. Além disso, em 2017 a Catho, site de classificados de emprego, divulgou que um profissional brasileiro com fluência no idioma pode ter o salário até 61% maior do que alguém sem essa habilidade. Esse é um motivo e tanto, né? 

3. Possibilidade de viajar a trabalho

E já que estamos falando de mercado de trabalho, ao aprender inglês você também tem a oportunidade de viajar a trabalho. Isso porque geralmente as empresas enviam seus melhores funcionários para o exterior por diversos motivos. Seja para aprender uma nova tecnologia, participar de um novo projeto ou para fechar novas parcerias e negócios. 

Assim você ajuda na visibilidade de sua empresa e também aumenta suas chances de progressão na carreira. Sem falar na oportunidade de adquirir novas experiências, conhecer novos lugares e dar uma turbinada nos conhecimentos da língua e cultura local.

4. Trabalhar fora do país

Seguindo no mercado de trabalho, quem sabe você quer um emprego fora do país? Saber inglês será um pré-requisito ou uma vantagem e tanto nesse processo, certo?

Em países como o Canadá e Austrália, por exemplo, existem diversas empresas e programas de recrutamento de pessoas de todos os lugares do mundo para diversas vagas, inclusive áreas técnicas como engenharia, tecnologia da informação, etc.

5. Ter novas possibilidades de conhecimento

Você sabia que boa parte dos artigos acadêmicos e conteúdos disponibilizados na internet são produzidos na língua inglesa? Ou seja, ao aprender inglês você aumenta suas possibilidades de conhecimento e amplia seu acesso a conteúdos, sejam artigos científicos ou conteúdos de entretenimento como um meme, por exemplo.

6. Ter acesso às melhores universidades do mundo

Algumas das melhores universidades do mundo estão no exterior, apesar de termos ótimas instituições no Brasil. Harvard, Yale, Stanford, Princeton, Cambridge, Oxford entre muitas outras. E, para se candidatar a uma dessas universidades, você precisa ter um certo domínio do inglês.

Isso porque, durante o processo de inscrição nas universidades, você passa por alguns testes padronizados, entre eles estão os mais comuns TOEFL e IELTS. Em outro conteúdo aqui no blog nós falamos um pouco mais sobre esse processo.

7. Ler livros em primeira mão

Um outro motivo pelo qual acreditamos que você deveria aprender inglês é para ter acesso a leituras originais. Isso porque, durante o processo de tradução/versão, muitas das expressões são adaptadas e perdem um pouco do sentido. Além disso, muitas obras sequer são traduzidas para o português ou, quando são, demoram muito tempo até chegar no Brasil.

Então, se você aprender inglês, pode dar um bom uso às suas novas ‘habilidades linguísticas’ com clássicos (e não clássicos) da literatura mundial.

8. Entender melhor séries, filmes, músicas e podcasts

Entender melhor a cultura pop também é uma das grandes vantagens de ser fluente no inglês. Aposto que você já ficou ‘boiando’ em alguma cena do seu seriado favorito porque não entendeu o contexto de uma piada ou de alguma fala. Isso acontece porque a tradução não te garantiu todos os sentidos ou não foi bem feita.

E quando você se pega cantando uma música que gostou muito, mas percebe que não faz ideia do que o cantor está falando?

Ao aprender inglês você vai ver que a sensação de conseguir acompanhar a sua letra favorita ou entender o que é dito em um filme ou série sem precisar de ajuda é realmente sensacional. Você irá adorar!

9. Exercitar o cérebro

Sim, ao aprender inglês você também acaba exercitando o seu cérebro. Isso porque, segundo alguns pesquisadores americanos, aprender um segundo idioma como o inglês, por exemplo, pode aumentar o ‘poder’ do seu cérebro, alterando a forma como seu sistema nervoso reage ao som e trazendo ótimos benefícios para sua audição.

Além disso, aprender inglês também garante que você tenha sua memória fortalecida, seja mais criativo e facilita na tomada de decisões, além de garantir mais chances de envelhecer com saúde, conforme já mencionamos em outro conteúdo por aqui.

10. Conhecer novas culturas

Todo idioma faz parte de um universo cultural e, ao aprender inglês, você tem a oportunidade de conhecer diversas culturas muito ricas ao redor do mundo, principalmente de países que tenham o inglês como primeira língua, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Irlanda ou Inglaterra.

E aí, o que achou desses motivos? Algum deles lhe convenceu a começar a aprender inglês na melhor escola de inglês logo?

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui