Aprender Inglês

03 de Junho de 2019

10 motivos para você começar a aprender inglês agora

Confira algumas razões que irão te fazer começar a estudar o idioma o mais rápido possível

Aprender inglês e se tornar fluente no idioma têm sido cada vez mais necessário nos dias de hoje. Isso porque com a globalização, o inglês acabou se tornando um dos idiomas mais falados do mundo e hoje é considerado uma língua mundial/universal. O que significa que pessoas de todos os cantos do mundo falam o idioma ou têm ao menos um conhecimento básico. 

 

Com essa informação podemos entender que com o inglês nós conseguimos nos comunicar com pessoas de todas as nacionalidades sem necessariamente conhecer todos os idiomas do mundo, certo? O que é ótimo! Mas, as vantagens e motivos para aprender inglês não se limitam apenas à possibilidade de comunicação. 

 

E nós selecionamos algumas dessas razões que podem te fazer começar a estudar o idioma agora mesmo. Vamos dar uma olhada? 

 

1) Melhores oportunidades no mercado de trabalho 

Como elencamos no início do texto, nós vivemos em um mundo globalizado. E nesse contexto, empresas multinacionais têm equipes e filiais em diferentes países trabalhando muitas vezes em um mesmo projeto. Sendo o inglês um idioma universal, a língua se faz necessária para a comunicação entre equipes e até mesmo entre outras empresas de outros países. 

 

Por esse motivo (e outros), ao abrir uma vaga de emprego, muitas empresas enxergam um diferencial naqueles concorrentes que exigem fluência no inglês. Se você estiver em um processo de seleção para trainee de uma multinacional, por exemplo, provavelmente saber inglês será um quesito de eliminação entre os candidatos. 

 

Além disso, em 2017 a Catho, site de classificados de emprego, divulgou que um profissional brasileiro com fluência no idioma pode ter o salário até 61% maior do que alguém sem essa habilidade.

 

2) Possibilidade de viajar a trabalho 

Além de melhores oportunidades de emprego, sabendo inglês, será muito fácil ser escolhido dentro de sua empresa para viajar a negócios. Geralmente, empresas enviam seus melhores funcionários para o exterior por diversos motivos. Seja para aprender uma nova tecnologia, participar um novo projeto ou para fechar novas parcerias e negócios. 

 

Assim você ajuda na visibilidade de sua empresa e também aumenta suas chances de progressão na carreira. Sem falar na oportunidade de adquirir novas experiências, conhecer novos lugares e dar uma turbinada nos conhecimentos da língua. 

 

3) Trabalhar fora do país

Mas talvez você não esteja buscando por um trabalho no brasil ou empresas multinacionais, talvez você queira mesmo é trabalhar ‘lá fora’. Existem países como o Canadá e Austrália que contam com diversas empresas e programas de recrutamento de pessoas de todos os lugares do mundo para diversas vagas, inclusive áreas técnicas como engenharia, tecnologia da informação, etc. 

 

O processo seletivo e entrevistas de emprego são todas feitas em inglês, então você deve estar bem afiado e seguro em relação ao idioma para garantir a vaga. 

 

4) Novas possibilidades de conhecimento

Talvez você não saiba mas a maior parte dos conteúdos disponíveis na Internet estão em inglês. Alguns sites são criados em inglês e traduzidos para outros idiomas, mas também muitas empresas não optaram pelas traduções porque entendem que muitas pessoas falam ou são fluentes no idioma. Além disso, muitos artigos acadêmicos são disponibilizados em inglês. 


Saber inglês permite que você acesse informações e conteúdos que não estão disponíveis no português (e nem em outras línguas) e assim, surgem novas possibilidades de conhecimento. 

 

5) Acesso a algumas das melhores universidades do mundo5) Acesso a algumas das melhores universidades do mundo

Algumas das melhores universidades do mundo estão no exterior, apesar de termos ótimas instituições de no Brasil. Harvard, Yale, Stanford, Princeton, Cambridge, Oxford entre muitas outras. E, para se candidatar a uma dessas universidades, você precisa ter uma noção (e ser fluente, de preferência) do inglês. 

 

Durante o processo de ‘seleção’ das universidades, você precisa realizar alguns testes padronizados. Entre eles estão os mais comuns TOEFL e IELTS, que tem como objetivo demonstrar que a sua fluência e seus conhecimentos do inglês são suficiente para estudar na instituição.

 

6) Ter acesso aos maiores clássicos da literatura mundial  

Ter acesso e ler grandes autores ingleses em sua língua original é uma ótima sensação. Por isso, se você aprender inglês pode dar um bom uso às suas novas ‘habilidades linguísticas’ e ler clássicos da literatura mundial moderna com as séries Harry Potter de J. K. Rowling, os livros de Stephen King, ou um dos mais recentes sucesso de G. G. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo. 

 

Se você já leu alguma dessas grandes produções literárias em inglês, tudo bem também. Mas nada se compara à sensação e a experiência de ler grandes obras no idioma original. Sugiro que você tente. Juro que vai valer a pena! 

 

7) Entender melhor séries, filmes e músicas 

Entender melhor da cultura pop também é uma das grandes vantagens de ser fluente no inglês. Aposto que você já ficou ‘boiando’ em alguma cena do seu seriado favorito porque não entendeu o contexto de uma piada ou fala porque a tradução não te garantiu todos os sentidos. 

 

E quem nunca se pegou cantando uma música que gostou muito mas percebeu que não sabia a letra e sequer fazia ideia do que o cantor/banda estava falando? Ter que apelar para traduções não é nada vergonhoso, que fique bem claro por aqui. Mas, a sensação de conseguir acompanhar a sua letra favorita ou entender todo o contexto das produções de seriados e filmes é algo incrível! 

 

Inclusive, você pode aproveitar suas séries e músicas favoritas para aprender inglês, sabia? Isso mesmo! Não tem mais desculpas para você não começar a aprender inglês agora mesmo.