Empreendedorismo

02 de Outubro de 2020

8 dicas para gestão de projetos

Confira dicas para saber como gerenciar seus projetos

Você já ouviu falar em gestão de projetos? Trata-se de aplicar métodos e competências para fazer com que um determinado projeto alcance o sucesso. Esse gerenciamento envolve seguir planejamentos, avaliação, gestão de tempo, criatividades, produtividade, entre outros cuidados.  

Mas, como você já deve saber, gerenciar algo não é uma tarefa simples. E, sendo assim, saber como gerenciar projetos também não é fácil, além de ser cada vez mais importante no meio organizacional e empresarial. Por isso, hoje nós trouxemos algumas dicas para você saber como fazer uma boa gestão de seus projetos.

Bom, como mencionamos anteriormente, saber sobre gerenciamento de projetos é fundamental para que as empresas mantenham a competitividade no mercado. Além disso, a gestão de projetos pode auxiliar na tomada de decisões e permitir que administradores e líderes tenham uma visão mais ampla da situação do negócio, para que possam manter suas equipes motivadas e estimuladas. 

Agora, vamos ver algumas dicas para você gerenciar os projetos da sua empresa: 

1) Tenha um gerente de projetos 

Ter um gerente de projetos é fundamental nesse processo. Então, antes de qualquer coisa, defina uma pessoa para exercer esse papel em sua empresa. Essa pessoa pode ser você mesmo ou aquele que você identifica ter um perfil de liderança, por exemplo. 

O importante aqui é que esse gerente seja responsável e consiga montar cronogramas e planejar custos, delegar ações, saiba como ‘gerenciar’ pessoas, tenha facilidade na tomada de decisões e saiba como manter equipes alinhadas e motivadas. 


2) Não esqueça do planejamento e cronograma 

Planejamento e cronograma são palavras-chave em um gerenciamento de projeto. Sendo assim, se planeje e monte um cronograma com todo o escopo de trabalho necessário para a execução do projeto, e não esqueça de detalhar curso e para execução. Essas informações são importantes para, quando o projeto for executado, você conseguir uma análise de desempenho do processo. 

3) Tenha objetivos 

Tudo o que acontece em uma empresa é realizado por e para algo e todo projeto tem uma razão e um objetivo. Sendo assim, mantenha esses objetivos bem determinados para você, seu gerente de projetos e toda a equipe envolvida no processo. 

Lembre-se também de não determinar objetivos vagos demais. É importante que todos saibam onde chegar. 

4) Trabalhe a partir da realidade 

Manter “os pés no chão” também é importante. Por isso, a nossa quarta dica é que você trabalhe de olho na realidade e defina prazos e metas realistas. Você precisa ter conhecimento da capacidade de sua equipe em relação ao tempo, habilidades para estipular objetivos e prazos de acordo com a realidade. 

Se estiver desenvolvendo um projeto sozinho, respeite seu tempo e sua demanda. Só assim você conseguirá promover um ambiente saudável e produtivo (seja para você ou sua equipe). 

5) Tenha sempre um plano B 

Com o objetivo de evitar contratempos, nunca esqueça do plano B. Diferentes estratégias para chegar em um mesmo objetivo podem ser uma excelente ideia quando se trata de gerenciamentos de projetos. Isso porque, como em qualquer situação da vida, mesmo com planejamento, cronograma e organização, imprevistos acontecem e as coisas podem não sair como imaginamos. 

6) Faça reuniões 

Ter reuniões com a equipe para acompanhar o desenvolvimento das ações é fundamental. Então, não esqueça desses momentos de transparência. Se reúna, acompanhe o processo de cada um e verifique como as coisas estão acontecendo. Isso permite que você observe como está a motivação da equipe, e garante que você consiga auxiliar quem precisar de uma mãozinha. 

7) Confie 

Tenha uma equipe em quem você confie. Pode ser clichê ou até mesmo óbvio mas, a confiança é fundamental em qualquer processo dentro de uma empresa. Se você não confia em pessoa x ou y, ou em determinada equipe, isso com certeza fará com que você transpareça essa desconfiança, o que irá afetar no desenvolvimento das ações. O mesmo serve para seu gerente de projetos, caso você tenha escolhido um. 

8) Motive sua equipe 

E, por último, mas não menos importante, mantenha sua equipe motivada e oriente seu gerente de projetos para fazer o mesmo. 

Certos projetos podem exigir uma atenção especial e, manter sua equipe motivada com as ações pode ser fundamental para obter bons resultados. Sendo assim, aproveite as reuniões periódicas para conversar com sua equipe e acompanhar o status de cada tarefa. Conheça seus colegas e saiba como oferecer estímulos, além de criar ambientes seguros para dar e receber feedbacks. 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Tudo certo para gerenciar seus próximos projetos? Conta pra gente nos comentários! 
 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.