Business 17 de Setembro de 2020

8 dicas de gestão de tempo

Saiba como gerenciar bem o seu tempo

Saber como gerenciar o seu tempo é fundamental para qualquer pessoa. Dentro da rotina corrida de uma empresa ou organização, o tempo é ainda mais precioso e deve ser aproveitado ao máximo. 

Por isso, hoje viemos falar com você sobre como fazer uma boa gestão do seu tempo para aproveitá-lo da melhor forma. 

O que é o gerenciamento de tempo? 

O gerenciamento de tempo nada mais é do que a prática de planejar conscientemente a quantidade de tempo que você irá “investir” com determinada atividade. Essa prática faz com que muitas pessoas aumentem sua produtividade e efetividade, exercendo com muito mais eficiência suas tarefas. 

Além disso, o gerenciamento de tempo ajuda a conduzir as rotinas não só de trabalho mas de um modo geral, garantindo que as pessoas encontrem um tempo livre necessário para atividades de lazer e descanso. 

E aí, quer saber como fazer uma boa gestão do seu tempo? Confira algumas dicas: 

1) Trabalhe com listas 

Uma boa gestão de tempo pode começar com uma lista simples com as tarefas que você precisa executar. Essa lista pode ser feita na sua agenda de papel ou em alguma ferramenta que você utilize no dia a dia. O que importa é você anotar tudo o que precisa ser feito e ir riscando conforme elas forem sendo efetuadas. 

Assim você acompanha o andamento de seus processos e visualiza conforme eles vão sendo eliminados e claro, não esquecendo de nada.

2) Saiba quanto tempo leva para exercer suas atividades 

Sabe aquelas atividades rotineiras que você já exerce todos os dias? Calcule mais ou menos quanto tempo você leva para executar cada uma e anote esse tempo na sua lista de tarefas. Isso irá ajudar na sua organização do cronograma de uma forma assertiva, e você terá uma noção real da quantidade de tempo que direciona para cada cada ‘função’. 

3) Tenha prioridades 

Você também precisa saber quais das suas atividades devem ser tratadas como prioridades e precisam ser eliminadas primeiro da sua lista de tarefas. Mas, lembre-se: se tudo é prioridade e urgente, nada é prioridade ou urgente. Sendo assim, analise com calma quais realmente precisam ser efetuadas urgentemente e quais podem ser feitas com mais calma, separando aquilo que é urgente do que é importante.

4) Mantenha seu local de trabalho sempre organizado 

A organização do seu local trabalho também é fundamental e economiza um tempo importante, pois colabora na sua movimentação e o processo de encontrar determinadas coisas com mais facilidade. 

Sendo assim, mantenha sua mesa e gavetas sempre organizadas, não acumule papéis desnecessários e tenha locais de armazenamento para documentos que você não precisa manter na mesa ou “à mão” com determinada frequência. 

5) Estabeleça metas 

Uma boa dica para gerenciar bem o seu tempo é trabalhar com objetivos diários. Sabe aquela lista de tarefas que você já fez? Tenha em mente quais você quer eliminar em determinado tempo (que podem ser horas, dias, semanas, etc). 

Isso porque trabalhar com metas auxilia no processo de visualização do seu trabalho, e faz com que você se sinta cada vez mais motivado ao alcançar determinada meta, o que é ótimo para seu desempenho. 

6) Termine o que você começar 

Nunca esqueça de terminar tudo o que você começar. Está desenvolvendo um determinado projeto? Tente terminá-lo antes de iniciar um novo. Isso faz com que você se dedique mais à suas atividades e consiga fazer tudo como deve ser feito. 

Ao tentar fazer tudo ao mesmo tempo você pode acabar se atrapalhando e não respeitando alguns processos importantes que devem ser respeitados. 

7) Defina deadlines 

Para ter uma boa gestão do seu tempo, você também pode definir deadlines para suas tarefas. Recebeu ou está com uma nova tarefa? Determine um tempo para efetuá-la e entregá-la. Isso faz com que você trabalhe mais focado e determinado. 

8) Não esqueça das pausas 

E por fim: não esqueça das pausas. É extremamente comum ter uns dias em que você encontra uma certa dificuldade em desenvolver um projeto ou, está há tanto tempo efetuando uma mesma tarefa que você nem lembra mais o motivo ou razão. Nesses momentos é fundamental dar uma pausa, ouvir uma música,  tomar uma água, pegar um ar ou tomar um café para voltar com ainda mais gás para o trabalho. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui