Trip 18 de Março de 2019

Trabalhe no Canadá: aprenda a se destacar na candidatura

Saiba como conquistar uma vaga de emprego no exterior

O Canadá tem chamado atenção dos brasileiros nos últimos anos. Os pedidos de residência permanente no país crescem a cada ano.

Especialmente no momento atual, com as regras de migração mais duras nos EUA, o país vizinho ao americano se tornou uma opção atrativa para quem deseja sair do seu país de origem.

Uma das vantagens é que o Canadá é muito receptivo a estrangeiros e recruta profissionais qualificados no mundo inteiro para preencher as vagas disponíveis.

 

Como se candidatar

O primeiro passo para quem deseja conseguir um emprego no exterior é verificar como funcionam os trâmites legais de imigração. No caso o Canadá, há três formas de imigrar legalmente para trabalhar:

  • Cartaconvite do empregador;
  • Pedido para se tornar um residente permanente;
  • Combinar Programa de Trabalho e Estudo.

 

A primeira opção funciona para quem já recebeu uma oferta de emprego de empresa canadense. A carta-convite servirá para que você consiga o visto de trabalho no país.

Esse visto é temporário e corresponderá ao período de contrato de trabalho. Para se candidatar, o próprio governo canadense oferece um site de seleção e recrutamento: o JobBank.

 

O pedido para se tornar um residente permanente também é feito através da plataforma do governo, você inscreve o seu perfil com suas qualidades técnicas, habilidades com os idiomas nativos – inglês e francês – e experiência profissional anterior.

Após sua inscrição, o governo analisará a viabilidade da sua candidatura,  principalmente suas credenciais técnicas e habilidades comunicativas. É preciso ter fluência em inglês, por exemplo.
 

E, por último, combinar estudo com trabalho. Os estudantes que optam por fazer intercâmbio no país têm a possibilidade de conciliar o estudo com o trabalho. Essa tem sido a forma mais comum para abrir as portas no exterior.
 

A possibilidade de estar fisicamente mais próximo dos possíveis empregadores é vista como uma facilidade importante, porém ela nem sempre é economicamente viável.

Por isso, o melhor é se preparar para ter um currículo qualificado e assim aumentar suas chances de ser chamado e ter uma carta-convite para trabalhar no Canadá.
 

A principal dica é a fluência no idioma. Sem ela, você sequer será cogitado para os postos de trabalho. Outra dica importante é escrever uma boa carta de interesse e também pedir cartas de recomendação dos outros locais que você já trabalhou.    
 

Com um currículo bem estruturado, o próximo passo é aplicar sua candidatura através dos sites de recrutamento disponíveis, como o JobBank. E aí, depois, é só aguardar ser chamado para a entrevista.
 

Quer saber mais sobre o Canadá? Separamos uma dica secreta para você: conheça o nosso programa temático de Imersão.

Na Canada Immersion você terá a oportunidade de viver a experiência de estar um final de semana inteiro no Canadá, clique aqui e saiba mais.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui