Cultura 5 de Agosto de 2020

Imersão: Curiosidades sobre o Canadá

Saiba mais sobre a cultura de um dos melhores países para se viver e aprender inglês

Quando se quer aprender um novo idioma, é importante buscar entender também sobre a cultura dos países com a língua oficial. No caso do inglês, por exemplo, é importante entender sobre os aspectos culturais de países que utilizam a língua inglesa diariamente. 

Pensando em te aproximar mais dessas culturas, nós preparamos uma série de conteúdos com aspectos de países que tenham o inglês como primeira língua oficial, como o Canadá. Confira: 

- A vida no Canadá 

O número de brasileiros pedindo residência permanente no Canadá têm crescido a cada ano. Mas, você sabe o motivo da procura pelo país?

Uma das características que mais chamam atenção é a qualidade de vida. O Canadá possui um dos índices de desenvolvimento humano (IDH) mais altos do mundo. 

Por ser um país com um bom mercado de trabalho, acessível, economicamente estável, com sistemas de educação e de saúde pública bem seguros e desenvolvidos, o Canadá foi eleito melhor país do mundo em qualidade de vida em 2018, segundo a pesquisa internacional conduzida pelo US News & World Report. 

Inclusive, em 2010, Vancouver foi eleita a cidade mais habitável do mundo e outras duas cidades Canadenses ocuparam o top 5: Toronto e Calgary. Hoje a cidade ocupa a 4º posição, perdendo apenas para Viena, Zurique e Genebra. 

- Geografia do Canadá 

E a geografia do Canadá, você conhece? 

O Canadá é o segundo maior país do mundo. Com 9,98 milhões de km2, perde apenas para a Rússia, que tem 17,10 milhões de km2. 

O país também ocupa 41% da América do Norte e tem como vizinho único os Estados Unidos. Apesar do Canadá ocupar uma área maior que os EUA no continente, a população canadense é consideravelmente menor, equivalente a apenas um nono da população estadunidense. E quase metade do país é coberto por florestas boreais. 

E ahhh, o clima no país é bastante frio. Na maior parte dos estados, o clima predominante é polar, com invernos bastante rigorosos e prolongados. Em alguns locais, as temperaturas chegam a -50ºC. 

Frio, né? 

Comidas típicas

Entre os pratos típicos do Canadá, está o Poutine, uma mistura de batata frita, queijo e molho. Criado na província de Quebec, a batata é cortada em palitos médios e frita em banha (não em óleo), e o queijo se usa uma parte coalhada. O molho é feito com carne de boi, frango ou versões vegetarianas. 

Você também encontra outras variações da receita que foram ganhando popularidade com o passar dos anos. 

Monarquia 

Você sabia que a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, também é chefe de estado do Canadá? Isso mesmo. O país funciona sob uma monarquia constitucional democrática, que exerce os poderes executivo, legislativo e judiciário, todos com jurisdição federal e provincial. 

O alto escalão do governo canadense é formado pelo primeiro-ministro eleito através de voto da população, pela rainha Elizabeth II e por um governador-geral, indicado pela realeza, que representa a rainha em terras canadenses. Na prática, a rainha é a chefe de Estado e suas funções são exercidas pelo governador-geral.

Além do Canadá, outros países fazem parte do grupo de nações que está sob o governo da monarquia britânica, como:  Austrália, Bahamas, Nova Zelândia, entre outros. 

Ursos no Canadá 

O Canadá é famoso pela quantidade de ursos que andam em meio aos humanos nas mais diversas regiões. Para os canadenses é muito comum encontrar ursos em trilhas, acampamentos e em alguns lugares das cidades. 

Inclusive, até 2014, a cidade de Churchill, na província de Manitoba, tinha mais ursos do que moradores. Isso mesmo. O número de ursos passava de mil, enquanto apenas 900 pessoas viviam lá. Por conta da quantidade de ursos polares na região, a cidade foi carinhosamente apelidada de “Polar Bear Capital of the World", o que ajudou no crescimento do turismo no local.  Interessante, né?

Além dos ursos, é comum encontrar alces, renas e castores enquanto se passeia pelas paisagens naturais canadenses. 

Igualdade de gênero

Com leis e iniciativas para promover a igualdade de gênero, contra a violência e a exploração feminina, somadas com um bom acesso à educação e saúde, o Canadá é um dos melhores países para uma mulher viver. 

Foram anos de luta ao longo da história canadense que garantiram os direitos às mulheres. Em 1918, as mulheres conquistam o direito de votar em eleições federais. Em 1929, foi derrubada a lei que impedia mulheres de assumirem cargos no senado. Apenas algumas décadas depois, em 1991, mais da metade da população feminina estava em atividades no mercado de trabalho. Hoje as mulheres representam 45% da mão de obra canadense. 

E o país segue no caminho certo. No governo do atual primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, a igualdade de gênero é uma realidade. O governo constituído por 30 ministérios, é dividido igualmente entre 15 mulheres e 15 homens. 


Hóquei

O esporte mais praticado no Canadá é o hóquei no gelo. O esporte nasceu em 1834 e é o mais tradicional do país. Inclusive, o Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo. 

Atualmente a temporada anual de jogos acontece de outubro a junho, com jogos quase que diariamente. Ao todo, são sete times canadenses na NHL (National Hockey League), a liga de hóquei no gelo dos Estados Unidos e Canadá. 

Ídolos canadenses 

Entre os ídolos canadenses estão a nossa amada Cristina Yang, a pessoa de Meredith Grey, a melhor cardiologista de Greys Anatomy, Sandra Oh, além de Jim Carrey, Ryan Reynolds, Rachel McAdams, Justin Bieber, The Weeknd, Celine Dion, Neil Young, entre outros. 

Símbolos culturais

Entre os símbolos culturais mais famosos do Canadá está a maple leaf, que é a folha vermelha ilustrada na bandeira oficial do país. Além disso, o país conta com o elemento Castor (chamado de beaver no Canadá), considerado o animal símbolo da nação. 

E aí, o que você achou? Conhece outras curiosidades ou aspectos culturais canadenses? Conta pra gente nos comentários! 


 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui