Aprender Inglês 20 de Março de 2023

10 diferentes formas de dizer "sim" em inglês

Afinal, de quantas formas diferentes podemos falar "sim" em inglês? Conheça 10 alternativas certeiras neste artigo e dê bye-bye ao "yes" basicão! Aplique-as até mesmo no seu cotidiano profissional.

Você sabia que dizer "sim" em inglês vai muito além de simplesmente usar o termo "yes"? Dependendo da situação em que você está, algumas expressões, como "of course", "yeah" ou "all right", podem ser aplicadas na hora de concordar neste idioma.

Ser fluente em inglês não é uma missão impossível igual às do Tom Cruise no cinema e, para isso acontecer, você só precisa de altas doses de imersão, algumas colheres generosas de dedicação e uma pitada de planejamento na sua rotina. YES! You can.

Conhecer o dialeto, as expressões e as gírias em inglês utilizadas pelos nativos no dia a dia é uma oportunidade e tanto para enriquecer seu vocabulário e, pensando nisso, que tal começar pelo "sim"?

Vem com a gente descobrir algumas formas diferentes de escrever e dizer esse termo.

Como se escreve "sim" em inglês?

Sim, em inglês, se escreve "yes", mas você vai ver pessoas usando outras palavras para concordar em diferentes situações, propostas, sugestões e frases em vários diálogos. Por exemplo: "sure" ou "for sure" e "definitely", todas elas são um belo SIM!

Como falar "sim" em inglês?

O "sim" que a gente conhece como "yes" é pronunciado mais ou menos da seguinte maneira: i-és ou i-azz.

Faça o teste de falar com calma e ouvir nativos falando também para saber se acertou, mas fique sabendo de uma outra coisa: esse tal de "yes", apesar de ser uma palavra em inglês muito usada no Brasil, se dito de maneira "direta e reta" no idioma original, pode soar meio grosseiro.

Pode até acabar com uma boa conversa entre amigos ou estragar o clima legal de uma entrevista de emprego!

Por isso, existem algumas outras alternativas certeiras para substituí-lo em cada ocasião. Fizemos uma lista com as dez principais. Vamos apresentá-la e, depois, explicar a você quais termos são formais e quais não são.

10 formas de dizer sim em inglês

"Absolutely", "yep", "by all means" e "you bet": o que todas essas expressões têm em comum? Se você pensou em maneiras de dizer "sim", pensou certo! Todas elas são formas diferentes, formais e informais, de concordar com alguma coisa em inglês.

Aqui estão dez alternativas para você utilizar e, entre [colchetes], a nossa explicação particular de como pronunciá-las.

  1. Yeah [iéáh]
  2. Yes, sir [iés, çãr]
  3. All right [óu wraitx]
  4. Sure [xãr]
  5. You bet [iu bét]
  6. Of course [óf kóurs]
  7. By all means [bai ól mins]
  8. Indeed [indid]
  9. Absolutely [abisoluteli]
  10. Definitely [définitli]

As cinco primeiras palavras da lista só devem ser usadas em momentos descontraídos, ok? Elas são bem informais!

Como dizer "sim" em inglês de um jeito informal?

Quando você está em uma roda de amigos ou conversando com familiares, não precisa usar palavras difíceis e acabar até se enrolando para responder perguntas simples. Dá pra "just chill" – curtir numa boa o bate-papo.

Nessas situações, você deve utilizar uma linguagem um pouco mais flexível e casual, por isso, essas sugestões de "sim" que nós separamos para você são perfeitas! Veja!

"Sim" informal em inglês
Tradução para o português
Yeah
Sim
(um sim bem descolado!)
Yessir
Yes, sir
Sim, senhor
(geralmente usado em tom de brincadeira)
All right
Tudo bem
Sure
É claro que sim
You bet
Pode apostar

Essas são palavras um pouco mais divertidas e objetivas para substituir o "yes", mas, se você estiver no ambiente de trabalho ou quiser surpreender aquele professor que não vai muito com a sua cara, pode apostar nas outras cinco que virão a seguir.

Como dizer "sim" em inglês de um jeito formal?

Quando você participa de uma reunião, apresentação ou até mesmo de uma conversa de WhatsApp em que precisa usar um dialeto um pouco mais rebuscado e formal, você deve evitar palavras curtas demais para responder às perguntas, como o "yes".

Também é uma boa evitar gírias e abreviações mais rotineiras – e isso vale, com certeza, para a hora de enviar aquele e-mail bem convincente e formal em inglês, viu?

Pensando nisso, aqui vai mais uma listinha com expressões que podem ajudar.

"Sim" formal em inglês
Tradução para o português
Of course
É claro que sim
Com certeza
By all means
Sem dúvida
Indeed
De fato
Absolutely
Absolutamente
(mas não o "absolutamente não" que você
conhece – "absolutamente, sim!")
Definitely
Definitivamente

Com essas dicas, nós temos certeza que você está pronto para sair do básico e compartilhar suas experiências com outras pessoas, é claro, em inglês, e dizer cada vez mais SIMs para as oportunidades!

Só tome cuidado para não soltar um "yessir" durante um assunto sério ou para uma liderança com a qual você não tem nenhuma intimidade, hein.

Ah! E se você ainda não está satisfeito(a) com as suas afirmações, o melhor para mergulhar no idioma é contar com um curso de inglês que tenha profissionais qualificados e metodologia imersiva.

Continue acompanhando todas as dicas do nosso blog para, definitely, arrasar no inglês, all right?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui