Aprender Inglês 3 de Outubro de 2017

Quer se concentrar no estudo do inglês? Conheça essas 6 técnicas

Confira neste post algumas técnicas valiosas para que você consiga se concentrar nos estudos ainda mais.

Com certeza você entende a necessidade de se concentrar nos estudos para obter bons resultados. Porém, em um mundo cada vez mais tecnológico, a nossa tendência é a busca pelo imediatismo, ou seja, a procura pela informação rápida e curta. E isso acaba resultando na perda de nossa capacidade de concentração.

Estamos cada vez mais ansiosos e em busca de resultados ligeiros. Contudo, no momento de estudar, principalmente para aprender um novo idioma ou algum tipo de atividade que exija a memorização, é preciso manter o foco, criar limites e se concentrar.

Pensando em ajudar você na hora de estudar inglês, separamos, neste post, algumas técnicas valiosas para que você consiga se concentrar nos estudos ainda mais. Confira!

 

1. Identifique o seu nível de concentração

O primeiro passo é saber o quanto você se concentra, ou se desconcentra, para aprender algo. Você pode medir essa dispersão anotando tudo em um papel:

quantas vezes você se distraiu em um determinado período de tempo;

quais foram essas distrações e como elas tiraram sua concentração;

quantos minutos você conseguiu manter o foco em uma mesma atividade.

Com esses dados em mãos, você poderá identificar os seus reais problemas de concentração e pensar em formas de lidar com eles.

 

2. Cuide do ambiente escolhido para estudar

O ambiente de aprendizagem pode interferir muito na sua concentração para tal. Por isso, é preciso deixar todo o material de estudo com fácil acesso. Livre-se de situações que possam te atrapalhar:

conversas de familiares;

televisão ou rádio ligados;

celulares ligados ou colocados no modo vibrar.

Além disso, evite ao máximo entrar em páginas na internet que não fazem parte de sua programação de estudos e, com certeza, não entre nas redes sociais – alguns minutinhos podem se transformar em horas e você só vai perceber o prejuízo quando constatar o tempo perdido.

 

3. Organize suas tarefas diárias

A organização é tudo! E não é só o ambiente de estudos que precisa estar arrumado, sua vida também precisa estar em ordem. Aliás, não vai adiantar de nada criar agendas que você não conseguirá cumprir, então, planeje suas semanas de estudos, de forma realista!

Procure separar momentos para relaxar, sair com os amigos e passear com a família. Deixe um tempo para cuidar de si. Você pode fazer exercícios, meditar ou dar uma volta na praça, o mais importante é evitar a tecnologia, pois ela pode tirar mais tempo do seu dia que o necessário.

 

4. Determine um limite de tempo para os estudos

Na empolgação acabamos ultrapassando os nossos limites de estudos e a concentração vai embora. Mesmo com toda a necessidade de aprender algo novo, como um novo idioma, e a ansiedade para ver resultados o mais rápido possível é essencial que se imponha limites.

Nossa capacidade de focar em algo pode variar, dependendo muito de pessoa para pessoa e do quanto cada uma delas conseguem se concentrar, aprendemos a calcular esse tempo no primeiro tópico dessas técnicas. Então, se você fica concentrado por 20 minutos sem perder o foco, você pode a cada 20 minutos dar um intervalo rápido nos estudos.

 

5. Faça pausas para recuperar o foco

Essas pausas vão te ajudar a recuperar o foco e voltar aos estudos com mais vontade. Mas, faça pausas curtas, sem dar espaço para distrações que podem tirar mais tempo do que você planejou para seus intervalos.

Aproveite essas paradas para tomar água, alongar o corpo, ouvir uma música relaxante ou fazer qualquer coisa que te deixe calmo. Mais uma vez, evite a internet, deixando um horário específico do seu dia para verificar suas redes sociais.

 

6. Treine seu cérebro para se concentrar nos estudos

Quando se tem estratégias valiosas como essas, para manter nosso foco nos estudos, você está treinando o seu cérebro. Logo, essa rotina fica mais tranquila e você a cumpre sem perceber, ou seja, de forma natural.

Para manter o foco e aprender uma nova língua com mais rapidez, sem perder a qualidade, você deve seguir essas dicas para se concentrar nos estudos e criar, a partir delas, técnicas que sejam mais eficientes para os seus objetivos.

Fique por dentro de outras dicas para aprender inglês de maneira eficaz assinando a nossa newsletter!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui