Aprender Inglês

21 de Dezembro de 2020

Quanto tempo é necessário para aprender inglês?

Você sabe quanto tempo é necessário para se tornar fluente em inglês?

Aprender inglês tem sido uma meta na vida de muitos brasileiros, principalmente daqueles que entendem a importância de aprender o idioma para garantir novas oportunidades no mercado de trabalho e no conhecimento de outras culturas.

No entanto, quando se trata de aprender uma nova habilidade em um mundo tão corrido e com um dia a dia tão cheio, é comum deixar esse desejo em segundo ou terceiro plano.

Além disso, infelizmente, alguns mitos e ideias equivocadas sobre o processo de aquisição do idioma também contribuem para que a vontade de aprender inglês seja deixada de lado; adiada até mesmo por parte daqueles que querem e precisam muito dominar o idioma.

Uma dessas ideias equivocadas é sobre o tempo necessário para se tornar fluente em inglês.

Para desmistificar um pouco essa ideia e te ajudar a dar o próximo passo nessa direção, hoje nós vamos explicar sobre o tempo necessário para se tornar fluente na língua inglesa!

Continue com a gente e descubra!

Bom, primeiramente, precisamos estabelecer o que é fluência. Em resumo, podemos definir que uma pessoa fluente em inglês é aquela que consegue expressar suas ideias de forma clara, estabelecendo comunicação sem maiores dificuldades. Ou seja, um indivíduo que já possui  as habilidades comunicativas (de leitura, escrita, fala e escuta) no idioma.

Um segundo ponto é entender que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário aprender inglês durante anos e anos para finalmente se tornar fluente em inglês.

Na verdade, apesar de o aprendizado do idioma ser contínuo e perfectível - você sempre tem algo novo a aprender ou aspectos a melhorar - esse processo pode ser “otimizado” e feito de maneira mais rápida, sem perder sua efetividade. E como? A gente te conta: 
 

Dedicação

Você pode procurar pela escola mais cara do país ou a mais bem conceituada do mundo e contar com diferentes recursos, mas se não se dedicar aos seus estudos, não há como garantir que o aprendizado seja efetivo mesmo depois de anos e anos de cursos.


Compromisso

Além disso, você precisa ter compromisso com suas aulas e com seus momentos de estudos extraclasse. É necessário comparecer às aulas (caso você opte por contratar um curso de inglês) e prestar atenção, fazer associações, fixar aquilo que você está aprendendo. É preciso criar bons hábitos em relação a aprender como aprender.

Disciplina

Para ter compromisso e se dedicar quando se trata de adquirir um novo idioma; para se tornar fluente com mais rapidez e excelência, é necessário que você tenha disciplina.

A disciplina será o ponto chave para você manter um ritmo de estudos, ter compromisso com suas aulas e se dedicar de forma satisfatória aos estudos e tarefas afins, e, por consequência, diminuir consideravelmente o tempo na busca pela fluência na língua inglesa.

Metodologia

A metodologia correta também é fundamental quando falamos de tempo necessário para aprender inglês. Isso porque, dependendo da metodologia escolhida para estudar, você realmente pode passar anos tendo aulas e mais aulas de inglês e nunca se sentir pronto para se comunicar em inglês.

Com metodologias que promovem a imersão no idioma, por exemplo, você é estimulado a fazer uso da língua nas mais variadas situações comunicativas e desafiado constantemente a ter contato com todo o universo da língua envolvido no processo de aprendizagem (como o método oferecido pela TopWay). Dessa forma, você pode alcançar a fluência em até 18 meses de aprendizado.

Ok, agora que você já viu alguns pontos que devem ser levados em consideração quando falamos de se tornar fluente em inglês, veja, também, algumas dicas que podem facilitar os seus estudos:

- Definir metas e objetivos
- Desenvolver as habilidades comunicativas (fala, escuta, escrita e leitura) de maneira simultânea e integrada.
- Estudar o idioma usando métodos e recursos eficientes mas que também sirvam como entretenimento e descontração.
- Estimular seu desenvolvimento linguístico assistindo séries, filmes e desenhos em inglês 

- Se familiarizar com pronúncias e sotaques através de músicas na língua inglesa
- Investir em momentos de conversação com seus amigos e ou através de apps 

- Nunca deixar a prática de lado.Somente se aprende a falar, falando! 

E aí, o que você achou? Pronto para aprender inglês em 18 meses? Conta pra gente nos comentários!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.