Aprender Inglês

16 de Dezembro de 2020

Ano novo: Como criar metas e objetivos para seu inglês em 2021

Saiba como criar objetivos para seu inglês em 2021

Adquirir conhecimento e dominar um segundo idioma no mundo globalizado já deixou de ser apenas um “diferencial” ou um “conhecimento extracurricular” para se tornar um pré-requisito, principalmente para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho e ampliar as possibilidades no meio acadêmico. 


Pensando em te ajudar com o objetivo de aprender inglês e se tornar fluente no idioma,         (lembrando que o fim de um ano e início de outro é uma ótima época para renovar os ares e aprender uma nova habilidade), nós separamos algumas dicas sobre como criar suas metas e alcançar seus objetivos relacionados à aquisição do  inglês de uma vez por todas em 2021. Veja: 

Primeiramente, entenda seus objetivos

O primeiro passo para criar metas quando o intuito é aprender inglês é, sem dúvida, definir quais são os seus objetivos em relação ao idioma. Para isso, você pode se fazer algumas perguntas, como por exemplo:

Você quer estudar inglês para passar em um teste específico? Você quer apenas dominar a escrita e leitura no idioma? Você quer se tornar fluente por completo na língua? Quer aprender apenas o básico?

A resposta para o que você quer será determinante para saber como você vai chegar lá.

Além disso, busque estabelecer metas alcançáveis

Outro ponto fundamental é estabelecer metas que você possa cumprir, mantendo os pés no chão. Os seus objetivos podem incluir, para citar alguns, desenvolver a fala e a escuta de forma satisfatória, conseguir se comunicar minimamente através do idioma falado, ler e produzir textos em uma determinada área do conhecimento ou ser capaz de viajar para um outro país que tenha o inglês como primeira língua, conseguindo dar conta de um roteiro específico. Ou seja, os seus objetivos podem ser os mais variados possíveis, mas é necessário que você mantenha a coerência e o bom senso na hora de decidir o que você quer alcançar dentro de um determinado tempo.

Isso significa, por exemplo, que se você estabelecer como meta falar fluentemente no primeiro mês de estudos, provavelmente essa meta não será alcançada do jeito e no tempo que você espera, e isso gerará frustração. Essa frustração, por sua vez, pode interferir em todo o seu processo de aprendizado no idioma.

Outro ponto que você precisa levar em consideração na busca pela fluência na língua inglesa é o fato de que o aprendizado é algo contínuo, e que para dominar a língua por completo leva um tempo considerável de dedicação e estudos, e mais do que isso, cada indivíduo tem seu próprio ritmo natural para isso. O processo de aquisição de uma segunda língua não é um gráfico sempre ascendente, mas isso não significa que ele não esteja acontecendo mesmo quando parece que estamos vivendo uma aparente estabilidade. 

Além disso, opte por formas de construir seu aprendizado que encaixem na sua rotina, que você possa efetuar diariamente, aos poucos e de forma consistente e prazerosa até consolidar seus objetivos.  Não há necessidade de passar horas a fio estudando e transformando esse processo numa grande e exaustiva tarefa para você. Se você comer meio saco de feijão num único dia, ficará alimentado a semana inteira? No máximo, arrumará uma tremenda indigestão e uma possível aversão a esse alimento após o mal estar todo.

Seguem alguns exemplos de metas que você pode estabelecer para alcançar o seu objetivo de aprender inglês:

- Writing e reading


Levando em consideração que o aprendizado da língua inglesa é algo contínuo e que você não vai dominar tudo por completo em 1 semana, ainda assim você pode estabelecer uma meta de melhorar sua leitura e sua escrita simultaneamente dentro de um determinado período - “em um mês, a partir de agora, eu vou conseguir escrever um resumo”. E foca nesse tipo de texto, lendo e escrevendo.

- Listening e speaking

Você pode ter a mesma postura em relação à fala e a escuta, estabelecendo metas para melhorar alguns aspectos dessas habilidades num tempo X. Quando essas metas forem alcançadas, novas são estabelecidas. Assim , de forma gradual e progressiva, será mais fácil chegar ao seu objetivo maior.

A seguir, apresentaremos algumas ideias do que e de como você poderá bater suas metas durante o ano de 2021:

1) Estimular a leitura constantemente (com livros infantis, por exemplo);

2) Escrever sobre suas ações do dia a dia ou tarefas que você planeja efetuar. Textos simples, como sua lista de compras para o supermercado ou um bilhete de geladeira com algum lembrete;

3) Treinar sua fala através de salas de bate-papo ou com músicas;
 

4) Desenvolver sua escuta com músicas, podcasts e momentos de conversação com outras pessoas que estejam aprendendo inglês, assim como você;

5) Começar um curso de inglês com o método ideal para a sua aptidão.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Pronto para criar e alcançar metas para o seu inglês em 2021? Conta pra gente nos comentários!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.