Aprender Inglês 2 de Setembro de 2022

Descubra quanto tempo dura um curso de inglês

São muitos os fatores que influenciam quanto tempo dura um curso de inglês, mas os especialistas definem um mínimo e máximo de durabilidade dos melhores cursos para níveis básico e avançado. Confira as melhores opções para se adequar à sua rotina e aos seus objetivos.

Um curso de inglês pode durar apenas alguns meses ou vários anos a depender da disponibilidade do aluno para estudar também quando não estiver em sala de aula e da escola escolhida, por exemplo.

Para descobrir quanto tempo dura um curso de inglês, não basta só pesquisar alternativas em diferentes instituições de ensino. Também é necessário levar em consideração os objetivos que você tem ao estudar o novo idioma, quanto já conhece da língua e quanto pretende conhecer ao terminar suas aulas.

Aqueles que acontecem em no máximo 18 meses são mais recomendados para quem está com pressa para aprender e realmente têm resultados visíveis já nas primeiras semanas, desde que aliados a outros momentos de prática. Aqueles que duram o dobro, 36 meses, costumam ser cursos escolhidos por estudantes que querem o máximo de fluência no idioma.

Pensando em ajudar você a escolher a melhor alternativa, trouxemos uma explicação mais detalhada sobre a durabilidade de um bom curso de inglês e pontos importantes a serem analisados antes mesmo de fazer a matrícula. Confira!

Quanto tempo demora para aprender inglês?

A resposta para essa pergunta pode variar bastante entre cada aluno, já que o tempo dos estudos para que o aprendizado aconteça, de forma básica ou fluente, depende de fatores particulares, ou seja, relacionados à vida do próprio estudante, como:

  • nível atual de conhecimento;
  • nível de conhecimento que deseja alcançar no final do curso;
  • objetivos de aprendizagem; e
  • tempo diário que será dedicado aos estudos, dentro e fora de sala de aula.

É importante dizer que as horas em sala de aula somadas às horas de prática no decorrer do cotidiano do aluno serão suficientes para que esse aluno se considere fluente em inglês.

Mas, atenção! Fazem parte das horas de prática fora da escola, inclusive, estudos relacionados à gramática, formação de frases e compreensão de contextos, mais do que somente os estudos para compreender o significado de palavras em contexto individual.

Tenha em mente que você precisa de, no mínimo, 8 horas de estudo e prática toda semana para conseguir aprender inglês mais rápido e, portanto, se comunicar com outros falantes do idioma sem passar perrengue.

Quantas horas de estudo você precisa para aprender inglês?

Use essa fórmula para fazer o cálculo:

2 horas de aulas por semana + 6 horas de prática em casa = mínimo necessário para aprender inglês

As duas horas de aula por semana podem ser distribuídas em dois dias diferentes e as seis horas de prática em casa não só podem, como devem, ser contabilizadas também durante o final de semana - é fundamental criar o hábito de aprender inglês todos os dias e estar em contato com o idioma o máximo de tempo possível se você quiser prática e fluência.

O aprendizado de um novo idioma causa mudanças na massa cinzenta do nosso cérebro e obriga os neurônios a se exercitarem mais. Quanto mais exercício eles fazem, mais as lições ficam fixadas para nunca serem esquecidas e, por isso, quanto mais tempo de prática, melhor. Mesmo que não seja em sala de aula!

Pessoas podem aprender inglês com 200 ou até 600 horas de estudo, fazendo cursos com duração de 12, 18, 36 meses ou muito mais às vezes. Existem, sim, cursos mais curtos, mas padrões internacionais recomendam o mínimo de 200 horas aos alunos que querem se comunicar com facilidade e entender diálogos tranquilamente.

Quanto tempo dura um curso de inglês completo?

Como você já viu, um curso de inglês completo varia de acordo com as possibilidades e os interesses de cada aluno e de acordo com o que a escola escolhida por ele tem a oferecer.

  • Cursos básicos completos duram entre 12 e 18 meses (mínimo 200 horas).
  • Cursos fluentes completos duram no mínimo 36 meses.
  • Outros cursos podem durar 3 anos ou mais.

O conteúdo de cada curso varia e deve ser analisado pelo aluno antes que ele tome a decisão final de se matricular.

Algumas escolas, como a TopWay, oferecem cursos de inglês online ou presencial com duração de 18 ou 36 meses e, em paralelo, dão aos estudantes a oportunidade de vivenciar outras experiências para aperfeiçoamento e prática. Falaremos sobre essas oportunidades mais adiante.

Quanto tempo dura um curso de inglês básico?

Um curso de inglês básico dura entre 12 e 18 meses e pode ser uma excelente alternativa para quem não tiver tanto tempo para aprender e tiver disposição para estudar também fora da sala de aula.

Em um curso de inglês de 18 meses, por exemplo, o aluno estudará mais do que 200 horas - mínimo recomendado por entidades internacionais para aprendizado básico - e, se além das aulas o aluno fizer outras atividades exclusivamente em inglês, conseguirá se comunicar com facilidade quando conversar com falantes nativos do idioma.

Já em um curso de inglês de 36 meses, os estudantes aprendem coisas mais específicas e existe mais aprofundamento teórico, inclusive em gramática, conjugação de verbos, termos do mercado de trabalho etc.

Quanto tempo dura um curso de inglês fluente?

No mínimo 36 meses e, assim como os cursos de menor duração, também terá melhores resultados quando complementado por outras atividades.

O que fazer para aprender inglês rápido além do curso?

Você pode colocar em prática algumas dicas para aprender inglês e se divertir ao mesmo tempo. Entre elas:

  • assistir filmes e séries com áudio e legenda no novo idioma;
  • baixar aplicativos para celular como o Duolingo;
  • jogar videogame ou jogos para tabuleiro também em inglês;
  • cantar músicas dos seus artistas favoritos em voz alta;
  • ler histórias em quadrinhos que não sejam produzidas no Brasil.

Além disso, pesquise por uma escola de inglês que ofereça atividades extras de imersão e conversação.

Você sabia que a escola de inglês da TopWay tem eventos mensais planejados para potencializar a competência comunicativa de seus alunos?

Conheça os eventos mensais da TopWay para seus alunos

Sessões de cinema e de karaokê são exemplos de atividades oferecidas pela escola para quem quer aprender inglês rápido. Além delas, também existem:

  • eventos de apresentação da cultura e de curiosidades de outros países ao redor do mundo;
  • eventos específicos sobre comidas típicas e gastronomia;
  • dias de jogos em todas as turmas para partilha de conhecimento e exercício de habilidades;
  • estudos sobre práticas sustentáveis e sobre saúde física e mental - em inglês, claro; e
  • diversos workshops.

Escolha o curso mais adequado para você e aproveite tudo o que o mundo roxo tem a oferecer.

Como escolher o curso de inglês na TopWay?

Converse com os consultores da escola e encontre a opção mais adequada à sua rotina, suas possibilidades e seus objetivos.

Aproveite para fazer um plano de estudos que contemple tudo isso e conheça melhor a metodologia da escola, seu ambiente imersivo, todos os professores que fazem parte da equipe e o aplicativo multiplataforma disponível especialmente para estudantes.

Não perca tempo e entre em contato com a roxinha mais próxima de você!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui