Aprender Inglês 25 de Fevereiro de 2022

Como aprender inglês mais rápido?

Quer aprender inglês pra ontem? Tem pressa para começar a se comunicar e entender o mundo? Relaxa! Vamos te dar dicas que vão te ajudar a alcançar seu objetivo o mais rápido possível. ‘Bora’?!

O inglês é uma língua super divertida e fácil de se aprender, pois sua estrutura e conjugação verbal variam bem menos que o português. Claro que existem algumas coisinhas que podem dificultar um pouco o processo de aprendizagem e embananar até o mais dedicado dos alunos. 

Mas hoje vamos te mostrar que é possível, sim, aprender inglês de maneira rápida, desde que você adote a estratégia certa! Nossas dicas vão simplificar bastante a sua caminhada e deixar ela mais leve e prazerosa. 

 

Então vamos deixar de papo furado e mãos à obra! Pega seu caderninho e anota nossas dicas aí:

1. Leia em inglês

Leia em inglês, leia muito em inglês. Leia no caminho para o trabalho, leia antes de dormir, leia no seu horário de almoço, leia por prazer no fim de semana. Faça da leitura um hábito. 

E um ponto importante: não se limite a ler sempre a mesma coisa, diversidade de gêneros textuais e de fontes vai trazer muita riqueza para o seu aprendizado do inglês

Portanto, leia livros, jornais, websites, artigos científicos, gibis, regras de jogos, embalagem de shampoo, etc. A regra aqui é: se o texto estiver em inglês, leia!   

Lendo você vai adquirir vocabulário e entender o contexto onde essas novas palavras são usadas. Também vai estar se expondo à forma como falantes nativos usam a língua, o que vai te ajudar, obviamente, a usar o inglês da mesma maneira que eles. 

A nossa próxima dica está diretamente relacionada ao que falamos acima. Não basta somente ler, você deve ler e…

 

2. Anotar palavras novas 

Você já deve ter ouvido essa dica antes, ok. Mas sabe por quê? Simples, porque ela funciona!

Mas somente anotar e nunca mais olhar não funciona né?! Revise suas anotações de tempos em tempos, use essas palavras no seu dia a dia, cole uma cópia da sua lista no seu computador (ou em qualquer lugar onde você passe bastante tempo do seu dia).

E um plus aqui. Quando você anotar uma palavra nova, use essa palavra em uma frase, pois dessa maneira você vai entender o que a palavra significa e como ela é usada, sem ter a necessidade de fazer uso de um dicionário.

Além do mais, enxergando o uso dessa palavra em uma situação real, o aprendizado se torna muito mais significativo e você vai conseguir lembrar dessas palavras com mais facilidade.

 

3. Converse com pessoas reais 

O objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira é a comunicação, certo? Então, bora perder a vergonha e conversar com pessoas reais em inglês!

Entre em salas de bate papo internacionais, entre em salas de bate papo brasileiras que sejam frequentadas por estrangeiros, jogue seus jogos preferidos online e converse com outros jogadores, faça amizade com nativos, inscreva-se em cursos de inglês online, etc. 

O importante aqui é falar e se comunicar em inglês, pois já foi comprovado que o aprendizado de uma língua estrangeira se dá de forma mais efetiva quando o idioma é praticado na conversação.

 

4. Use e abuse de podcasts ou canais do YouTube

Pense no que você gosta: gosta de cozinhar? Gosta de jardinagem? Gosta de jogar vídeo game? Seja lá qual for seu hobby, com certeza vai ter um podcast e algum canal no YouTube em inglês para você.

Aprender uma habilidade nova ou melhorar as já existentes em uma segunda língua te trarão benefícios reais, tanto na sua busca pela fluência, quanto na maneira com que você coloca em prática suas habilidades.

Portanto, se inscreva em canais que considera interessantes e escute esse material na ida para o trabalho, durante a academia, enquanto dirige, enquanto toma banho… Enfim, quanto mais ouvir, melhor!

No início essa tarefa vai parecer bastante desafiadora, ainda mais porque você vai estar em contato com sotaques de diversos lugares do mundo. Porém, é importante você ter perseverança e continuar. 

Aposto que em um mês você vai estar entendendo bastante coisa e aprendendo muita coisa interessante relacionada aos seus assuntos de interesse. 

 

5. Estude no exterior

Sim, é caro, mas você já pensou nos seguintes pontos? 

  1. Quanto você gasta quando tira simples férias na praia? 

  2. Você já procurou valores reais ao invés de só repetir essa ideia comum? 

  3. Você já pensou que esse gasto é na verdade um investimento pessoal e profissional?

Então, levando em conta tudo isso, considere estudar fora, fazer um curso de férias no exterior, por exemplo. Existem diferentes intercâmbios para diferentes ‘bolsos’. Além disso, algumas agências facilitam a forma de pagamento do pacote e ainda te direcionam para países e cidades consideradas mais acessíveis no que diz respeito a valores.

Portanto procure várias agências de intercâmbio, faça vários orçamentos, pesquise países mais baratos para aprender inglês (os Estados Unidos, destino mais procurado, é normalmente o mais caro) e considere uma viagem e um curso de um mês (tempo que você pode se afastar das suas atividades profissionais quando tira férias). 

Quatro semanas pode parecer pouco tempo para o aprendizado de uma segunda língua, mas se você fizer uma boa preparação antes, esse mês vai ser muito significativo na sua busca pela fluência e com certeza vai alavancar bastante o seu aprendizado.  

 

6. Erre, pesquise e pergunte muito

Tem dúvida? Pergunte! Não tem para quem perguntar? Pesquise!

Quanto mais você perguntar, mais vai aprender. Não tenha vergonha de perguntar e nem de errar. Dúvidas e erros são etapas naturais do processo de aprendizagem. 

Além disso, use seus erros a seu favor, aprenda com eles. Cada vez que cometer um erro, entenda o que estava errado, faça a correção e comece a perceber quando você normalmente comete esse mesmo erro. 

Dessa forma, antes de cometê-lo, você vai corrigi-lo. E ao longo do tempo, a forma correta vai passar a ser natural na sua fala.

 

7. Tenha cuidado com a autossabotagem

Nossa última dica é: não se autossabote. É normal bater aquele medo de não estar aprendendo ou progredindo, mas corte definitivamente do seu vocabulário frases como: “eu nunca vou conseguir aprender inglês” ou “eu não sei nada de inglês”. 

Em vez disso, repita todos os dias: “estou aprendendo inglês e melhorando um pouco dia a dia” ou “nem sempre é fácil, mas estou conseguindo e está valendo muito a pena”. 

Entenda que ficar se autossabotando só fará com que você regrida e perca a confiança em si mesmo. Não perca o foco! Valorize e comemore cada pequena conquista e pense sempre: “eu sei bem mais do que sabia quando comecei meu processo”.

 

E aí, curtiu nosso conteúdo? Já começou o seu processo em busca da fluência no inglês? Então conta pra gente qual dica achou mais significativa, vamos adorar trocar uma ideia com você!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui