Dicas 12 de Dezembro de 2022

Pronomes possessivos em inglês: como usar, frases e exemplos!

Aprender os pronomes possessivos em inglês é essencial para atingir a fluência e saber se comunicar na língua. Vem com a gente que vamos te explicar de forma prática tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que são pronomes possessivos em inglês? Em português, eles são usados para determinar a posse de algo e têm a mesma função nas duas línguas, mas os possessivos, na língua inglesa, são divididos em “possessive pronouns" e em "adjective pronouns".

Sempre que você fala que algo é “meu”, “seu” ou “dela”, você está usando pronomes possessivos para dizer que aquilo pertence a alguém. Ou seja, é de posse daquela pessoa – por isso que se chama pronome “possessivo”, entendeu? 

Em português, essa classificação fica mais fácil, mas, em inglês, tem uma pegadinha por conta de palavras diferentes que têm o mesmo significado para nós. E é exatamente por isso que estamos aqui, para fazer você entender essa diferença e falar ainda melhor a língua.

Vamos lá!

Quais são os pronomes possessivos em inglês?

Os pronomes possessivos em inglês são o mine, yours, his, hers, ours e theirs. Todos eles costumam vir no final da frase e substituem ou retomam algum termo da sentença.

Não é à toa que esse tipo de construção é bem confundida com os possessive adjectives. Os dois grupos são bem parecidos mesmo, mas são usados em situações diferentes. Vamos falar sobre cada um deles. Dá uma olhadinha nesse resumo em tabela que preparamos para você!

Possessive Adjectives Possessive Pronouns Tradução
My Mine Meu/minha
Your Yours Seu/sua
His His Dele
Our Ours Nosso(s)
Her Hers Dela
Their Theirs Deles/delas

Olhando assim pode até parecer meio estranho, né? Como que existe mais de uma tradução para uma mesma palavra? Como devo usar cada uma delas? Será que hoje o mozão pediu pizza?

Calma! Vamos responder todas essas dúvidas – com exceção da última –  agora!

Quando e como usar adjetivos e pronomes possessivos em inglês

Podemos ver que há algumas diferenças nas formas que usamos um pronome possessivo em inglês, certo?

Tanto os pronomes quanto os adjetivos possessivos querem dizer a mesma coisa, mas são usados de forma diferente nas frases e dependem de um contexto.

Uma dica é lembrar que os possessive adjectives aparecem antes de um substantivo e os possessive pronouns geralmente aparecem no final da frase e retomando algum termo anterior. Vamos ver um exemplo.

  • This is your car. (possessive adjective)
  • This car is yours. (possessive pronoun) 

As duas frases querem dizer “esse carro é seu”, mas ambas são construídas de formas diferentes. Inclusive, viu que o possessive pronoun se refere ao substantivo “carro”? É isso que queremos dizer quando afirmamos que ele retoma ou substitui algum termo na frase.

No primeiro exemplo, o substantivo “car” finaliza a frase e acompanha o pronome, por isso, nesse caso, ele é um adjetivo possessivo e usamos o “your”.

Já no segundo exemplo, a frase termina com o próprio pronome e, antes dele, vem o verbo to be flexionado (“is”), por isso, usamos o yours nesse caso.

Basicamente, podemos dizer que a diferença entre os possessive pronouns e os possessive adjectives em inglês está no fato de os pronomes virem depois do verbo e os adjetivos estarem sempre junto de um substantivo. 

Inclusive, os dois casos podem acontecer em uma única frase:

  • This is my slice of pizza and that slice is hers.

Na frase, nós temos o adjetivo e o pronome possessivo. O “my” acompanha o substantivo “slice”, enquanto o “hers” fecha a sentença logo após o verbo. Traduzindo, temos a frase “essa é minha fatia de pizza e aquela fatia é dela”.

Dá pra ver que a gente gosta de pizza, né? Deu até fome agora… Mas vamos trazer mais alguns exemplos primeiro. 

Exemplos de pronomes possessivos em inglês

Para ficar mais fácil de entender, separamos algumas frases com pronomes possessivos em inglês e suas traduções.

Trouxemos frases bem diferentes entre si e que abrangem todos os pronomes e adjetivos possessivos da tabela acima. Dá uma olhada!

Exemplo de possessivo Tradução Classificação
Where is my pen? Onde está minha caneta? Possessive adjective
This is mine! Isso é meu! Possessive pronoun
Can I borrow your red dress? Posso pegar seu vestido vermelho emprestado? Possessive adjective
Is that candy yours? Aquele doce é seu? Possessive pronoun
This is his third time here. É a terceira vez dele aqui. Possessive adjective
It’s his. É dele. Possessive pronoun
Her mother is in town. A mãe dela está na cidade. Possessive adjective
That shirt is hers. Aquela camiseta é dela. Possessive pronoun
This is our son, Lucas. Este é nosso filho, Lucas. Possessive adjective
The car isn’t ours. O carro não é nosso. Possessive pronoun
Their room is a mess. O quarto deles está uma bagunça. Possessive adjective
These cars are theirs. Estes carros são deles. Possessive pronoun

Tudo tranquilo? Agora, assim como todo aprimoramento requer prática, que tal você pegar aquela fatia de pizza – eu sei que você tá pensando nela! – e começar a fazer alguns exercícios de fixação sobre o assunto? 

E, para mais dicas de inglês, não deixe de ler os outros artigos do nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui