Aprender Inglês 23 de Setembro de 2022

Past continuous: entenda com exemplos seu uso e estrutura

Por possuir diferentes empregos, estruturas e contextos, o Past Continuous pode parecer um pouco complicado para quem está aprendendo a língua. No nosso artigo de hoje, você confere dicas infalíveis para lidar com esse tempo verbal, eliminando de vez essa pedra do seu sapato. Confira!

É comum pensar duas vezes na hora de usar tempos verbais que possuem mais de uma aplicação e, no caso do Past Continuous (Passado Contínuo), a tarefa fica um pouco mais difícil já que suas regras e contextos são variados.

Como aqui na TopWay nosso objetivo é facilitar ao máximo sua jornada no inglês, no artigo de hoje, você confere dicas infalíveis, explicações facilitadas e as respostas para as principais perguntas para eliminar de vez suas dúvidas sobre esse assunto. 

Vem com a gente!

O que é o Past Continuous?

Também conhecido como Past Progressive (Passado Progressivo), o Past Continuous é um tempo verbal que indica ações em andamento no passado. Também é comum usá-lo  para falar que uma ação foi interrompida por outra ou até mesmo para falar de ações passadas que foram temporárias. 

Independentemente do seu contexto de uso, o importante é saber que esse tempo verbal se refere a uma ação contínua ocorrida no passado, o que já nos ajuda a diferenciá-lo de outros tempos, como veremos a seguir com o Simple Past (Passado Simples).

Qual a diferença entre Simple Past e Past Continuous?

Enquanto o Past Continuous indica ações contínuas no passado, o Simple Past se refere a ações pontuais que iniciaram e terminaram também no passado. Outra diferença é que o Passado Simples exige a existência de um tempo passado específico na frase (yesterday, last week, last month e etc).

E para que serve o Present Continuous?

Aqui, a diferença está no próprio tempo verbal, já que o Presente Contínuo busca expressar ações e eventos que estão acontecendo no mesmo momento de fala, ou seja, que estão acontecendo agora, o que é bem diferente dos nossos outros dois exemplos, que tratam unicamente do passado.

Saindo um pouco da esfera das comparações, um passo importantíssimo para entender esse tempo verbal é aprender como o Past Continuous se forma. 

Siga com a gente e entenda melhor!

Qual a estrutura do Past Continuous?

Um passo bem primário que ajuda muito não só na hora de aprender inglês rápido, mas também em como identificar Past Continuous é saber cada fragmento que o compõe. No caso desse tempo verbal, existem três estruturas principais de frases. 

Frases afirmativas no Past Continuous

Em frases afirmativas, a formação é feita da seguinte forma:

Sujeito (I, you, she…) + simple past do verbo to be (was/were) + verbo principal no gerúndio (-ing)

Complicou um pouco? Vamos então a alguns exemplos.

I was reading a book yesterday.
Eu estava lendo um livro ontem.

You were watching those Star Wars movies last week.
Você estava assistindo aqueles filmes de Star Wars semana passada.

Frases negativas no Past Continuous

Em frases negativas, a formação recebe o acréscimo do “not”. Entre parênteses está a forma contraída. Veja nos exemplos:

I was not (wasn’t) drinking beer last night. 
Eu não estava tomando cerveja noite passada.

You were not (weren’t) playing soccer. 
Você não estava jogando futebol.

Frases interrogativas no Past Continuous

Em frases interrogativas, o verbo "to be" troca de lugar com o sujeito, aparecendo no início da sentença. Perceba nos exemplos:

Was she studying when you called her? 
Ela estava estudando quando você a chamou?

Were you waiting for your friend last night? 
Você estava esperando pela sua amiga na noite passada?

Notou algo em comum nas formações? Todas indicam o que comentamos ser a principal função desse tempo verbal lá no início do artigo: uma ação contínua.

Só que as formas de utilizar o passado contínuo não param por aí! Existem outros contextos em que o Past Continuous se encaixa, exercendo sua mesma função principal, mas indicando outros sentidos de ação. 

Não se apavore, vamos explicar tudinho!

Quando é usado o Past Continuous em inglês?

Dentro da sua versatilidade, o Past Continuous pode ser usado para as seguintes funções:

  • Falar de situações que estavam acontecendo, mas foram interrompidas: We were surfing in the sea when he hurt his leg. (Nós estávamos surfando no mar quando ele machucou a perna).
  • Falar de duas situações que estavam acontecendo ao mesmo tempo no passado: I was taking a shower while she was getting ready. (Eu estava tomando um banho enquanto ela estava se arrumando).
  • Falar de coisas rotineiras que costumavam acontecer no passado: He was always sharing memes with me. (Ele estava sempre compartilhando memes comigo).
  • Falar de situações que ocorreram temporariamente: He was cycling to school last week because his mother’s car was broken.  (Ele estava indo de bicicleta para a escola semana passada porque o carro da mãe dele estava quebrado).

Alguns detalhes que são importantes de frisar são o uso de when e while em frases que narram quando uma ação é interrompida pela outra ou em sentenças que acontecem simultaneamente. Também é comum o uso de advérbios de frequência (constantly, often, rarely…) em orações que indicam ações contínuas habituais.

Seja qual for o contexto, o tempo verbal vai exercer a mesma função de indicar ação contínua no passado. 

Assim ficou mais fácil até de aprender inglês sozinho, né? Não se esqueça de fazer atividades relacionadas ao Past Continuous, assim, você garante mais fluência na hora de construir suas frases, entender outros tempos verbais e arrasar nos seus estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui