Aprender Inglês 8 de Janeiro de 2020

É preciso estudar gramática para aprender inglês?

Saiba qual a importância de aprender gramática para se tornar fluente na língua inglesa


Quase todo estudante quando está aprendendo inglês se questiona: “Será que eu preciso mesmo estudar gramática para ser fluente na língua inglesa?”. Bom, hoje nós viemos responder essa dúvida dizendo que: “depende”. Mas, calma, nós iremos te explicar o porquê dessa resposta. 

Se você procurar a importância de estudar gramática por aí, ou perguntar para alguém que já é fluente em inglês se é tão necessário aprender regras gramaticais, talvez a resposta seja: não, não é necessário aprender gramática para aprender inglês e ser fluente no idioma. 

Isso porque quando criança aprendemos a falar, falando! Ou seja, aprendemos verbos, conjugações verbais, adjetivos, substantivos na prática, com o tempo. Bom, essa ideia não está completamente errada. Quando criança nós aprendemos a falar, aprendemos a usar verbos e construções gramaticais na prática, mas não é assim que aprendemos as razões de usar o verbo x ou y em determinadas situações. 

Na verdade, nós aprendemos a falar falando e ao longo da infância, no ensino fundamental, aprendemos as regras gramaticais que são fundamentais para que possamos construir frases, textos e diálogos da forma correta. O mesmo acontece com crianças nativas da língua inglesa. 

Inclusive, muitos nativos da língua nunca dominam a gramática de maneira correta, o que acaba prejudicando e muito suas vidas profissionais e acadêmicas. Muitos sabem que algumas frases ou textos estão escritos de maneira errada, mas não sabem exatamente o porquê. Por isso, é bastante comum encontrar adultos nativos da língua inglesa buscando livros de gramática e se inteirando mais sobre as regras gramaticais do idioma. 

Dito isso, se você se nos perguntar: “Eu realmente preciso estudar gramática para aprender inglês?” A resposta será: “depende”. Se você só quer saber inglês para conversar informalmente com amigos em um café ou em espaços de bate-papo na Internet, saber gramática não é tão importante assim, pois talvez seus amigos não se importem se você cometer erros. 

(Lembrando que tudo bem cometer erros de língua inglesa, principalmente quando você não é nativo, está longe de pessoas nativas e ainda está se esforçando para dominar o idioma. Inclusive, não se preocupe em pedir desculpas por seu desempenho na língua, como nos ensinou o teacher Cecel em um dos seus vídeos no canal da TopWay English School.) 

Mas, se você quer aprender inglês para conseguir melhores oportunidades e se destacar no mercado de trabalho, construir uma carreira acadêmica em países que tenham o inglês como língua nativa, fazer testes de proficiência, escrever e-mails, etc, é essencial que você domine a gramática do idioma. 

E nada de pensar que aprender gramática é chato, viu? Esse pensamento só vai tornar o processo de aprendizado muito mais difícil para você. Acredite: a gramática pode ser extremamente interessante e divertida se ensinada/aprendida da maneira correta. 

E ahhh, não pense que a partir de agora você precisa passar a estudar todas as regras gramaticais existentes e esquecer de exercitar fala e escuta, viu? Todas as partes do aprendizado da língua inglesa são fundamentais e seu desempenho será cada vez melhor se você conseguir desenvolver todas as habilidades juntas! 

TopWay 

Aqui no blog da TopWay você encontra diversos conteúdos produzidos sob medida para que você aprenda inglês com segurança, qualidade e autonomia, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades comunicativas. 

Além disso, a TopWay acredita que a melhor maneira de ensinar a língua inglesa aos alunos é criando um ambiente acolhedor, divertido, em que o aluno esteja 100% imerso no idioma. Por isso, a ‘imersão TopWay’ inicia pelo ambiente imersivo das escolas, onde somente a  língua inglesa é utilizada. Ou seja, dentro dos espaços das escolas o português é proibido. 

Assim, desde a recepção, os alunos TopWay são encorajados a utilizar apenas o inglês para se comunicar, prática que continua dentro das salas de aula, com aulas ministradas 100% em inglês. Levando em consideração a experiência de vida de cada aluno, as aulas acontecem de maneira descontraída, leve e focando sempre no método comunicativo, fazendo com que os alunos aprendam a falar, falando. E a gramática? É deixada de fora? De forma nenhuma! Ela é assimilada de forma natural e reforçada em casa, através de material próprio.

Ficou curioso? Procure a roxinha mais próxima de você e venha ser um aluno TopWay, você não vai se arrepender. :) 

Bom, por hoje é só, pessoal. Até a próxima! =) 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui