Aprender Inglês 10 de Dezembro de 2023

Direções e indicações em inglês: como pedir e repassar

Quem viaja para o exterior vai precisar pedir direções em inglês uma hora ou outra. Aprenda aqui o que fazer tanto quando precisar de indicações como quando alguém pedi-las a você!

Para dar e receber direções em inglês, você precisa conhecer o vocabulário básico sobre o tema, como os verbos que representam movimentos, os lados – esquerda, direita, frente… – e as indicações de pontos de referência – esquina, cruzamento e afins.

Além do domínio geral do vocabulário e da gramática, a capacidade de compreender e expressar as “directions” desempenha um papel fundamental no cotidiano de quem busca se tornar fluente na língua. 

Seja em viagens internacionais ou até para receber turistas na sua cidade, o conhecimento desse tópico é uma habilidade extremamente útil, que pode salvar sua pele num aperto!

Quer aprender tudo sobre o assunto? Então, você só precisa de uma indicação de caminho por enquanto: seguir lendo aqui embaixo

Como aprender direções em inglês?

Para aprender as directions in English não tem muito segredo: assim como números, verbos irregulares e outras palavrinhas, você vai precisar de uma lista de consulta e praticar bastante.

Os termos mais básicos para aprender são as direções cardeais em inglês: north, south, east e west, que significam Norte, Sul, Leste e Oeste, respectivamente.

Elas geralmente aparecem ilustradas em uma “windrose”, ou rosa-dos-ventos, e são chamadas também de “ordinal directions”, expressão  que inclui não só as mais básicas que você viu acima, mas também as complementares Nordeste (northeast), Noroeste (northwest), Sudeste (southeast), Centro-Oeste (midwest) e afins.

Para ficar ainda mais fácil, a equipe da roxinha deixou tudo organizadinho nesta tabela abaixo, que você pode copiar ou imprimir e colar no seu cantinho de estudos. Check it out – Dá uma olhada!

Nome dos pontos e direções cardeais
Em inglês Em português
North Norte
Northeast Nordeste
East Leste
Southeast Sudeste
South Sul
Southwest Sudoeste
West Oeste
Northwest Noroeste

Só para ilustrar melhor, imagine que o Leste é onde nasce o sol, o Oeste é onde o sol se põe, o Sudoeste fica entre o Oeste e o Sul e por aí vai.

Conhecer esses nomes já ajuda muito, mas, para dar direções em inglês, também é preciso saber as indicações de caminho propriamente ditas, como quando virar, para que lado etc. Anota aí!

Como dizer as direções em inglês?

Para indicar corretamente uma direção, primeiro, você precisa visualizar o caminho na sua mente e, depois, basta guiar os passos a serem seguidos pela outra pessoa usando as palavras corretas em inglês – que você vai conferir em outra tabela exclusiva deste artigo.

Esse é um conhecimento que faz parte do inglês básico, ou seja, qualquer aspirante a se tornar proficiente na língua precisa aprender uma hora ou outra.

E existem várias palavras que podem ser usadas nesse contexto, aqui vão elas!

Como dizer as direções e outros vocabulários do tema
Em inglês Em português
Go straight Siga em frente
Turn left Vire à esquerda
Turn right Vire à direita
Stop here Pare aqui
Make a U-turn Dê meia-volta
Cross the street Atravesse a rua
Keep going Continue indo
Go under Vá por baixo
Go over Vá por cima
Go through Vá por dentro
Go pass Passe por/pelo
Go up Suba
Go down Desça
Go up the street Suba a rua
Street/road Rua
Avenue Avenida
Block Quarteirão
Sidewalk Calçada
Corner Esquina
Crossroad Encruzilhada
Crossing Cruzamento
Roundabout Rotatória/rótula
Highway Autoestrada
Near/Close to Perto
Next to Ao lado de
Behind Atrás
In front of Na frente de

Sim, é bastante coisa para aprender de uma vez só, mas não se preocupe: tudo vai estar sempre aqui quando você precisar. Pode até colocar o site do blog na sua barra de favoritos!

A próxima etapa será usar essas palavras na prática.

Como pedir direções em inglês?

O jeito mais simples de pedir uma direção é perguntar “How do I get to…?” que significa, em português, “Como eu vou para…?”. Nas reticências, complete a frase com o lugar para o qual você está querendo ir.

But don’t be rude! – Não seja rude! Antes de chegar em um desconhecido na rua e fazer essa pergunta, é sempre bom dizer “Hi, can you help me?” – “Oi, você pode me ajudar?” – para, daí sim, pedir as direções.

Imagine que você esteja passeando em Nova Iorque e queira ir do Museu de Arte e Desenho para o Museu de Arte Moderna. A rota vai ser esta aqui:

Imagem

Imagem: Google Maps

O pior é que seu celular ficou sem bateria de tantas selfies, então, nada de aplicativos de mapas e você vai ter que pedir ajuda de alguém. 

Ache uma pessoa que conheça a cidade e encaminhe o diálogo mais ou menos assim:

– Excuse me, how do I get to the Museum of Modern Art?

– You just need to go south on Broadway and then turn left at the crossroads with 53rd Street. Then just go straight, the museum will be on your left, in the middle of the third block

– Com licença, como eu chego ao Museu de Arte Moderna?

– Você só precisa ir para o Sul na Broadway e virar à esquerda no cruzamento com a 53rd Street. Depois, é só seguir reto, o museu vai estar à sua esquerda, no meio do terceiro quarteirão.

Notou que foram usados vários termos das tabelas trazidas anteriormente? Eles são fundamentais para direções e indicações de localizações em inglês!

Aliás, sabia que existem mais de 60 países que falam inglês no mundo? Se algum dia você viajar para algum deles, vai agradecer por ter se dedicado e aprendido esse tema.

E que tal algumas atividades de direções em inglês?

Direções em inglês: exercícios para não esquecer mais!

Simular diálogos sobre direções em inglês é a melhor maneira de praticar e fixar todo o vocabulário que envolve o tema.

Continuando com seu “intercâmbio pelos EUA”, no exemplo prático para ilustrar todo o aprendizado, agora que você já conhece Nova Iorque de ponta a ponta, vai ser a sua vez de ajudar os turistas!

Exercício 1)

Na frente do Madame Tussauds, famoso museu de cera, você percebe que um casal parece confuso, olhando de um lado pro outro. Nada mais justo que oferecer uma ajuda.

– Hello! Are you guys lost? I can help!
– Yes we are! How do we get from here to Madison Square Garden?
– It’s easy, you need to…

– Olá! Vocês estão perdidos? Eu posso ajudar!
– Sim estamos! Como vamos daqui para o Madison Square Garden?
– É fácil, vocês precisam…

O trajeto que você precisa descrever é o caminho pontilhado da imagem aqui embaixo. Consegue? 

Imagem

Imagem: Google Maps

Escreva, no seu caderno ou computador, todas as indicações em inglês necessárias para que o casal perdido chegue corretamente ao local. Você confere as respostas no final deste artigo.

Exercício 2)

Agora, na frente do Empire State Building, um rapaz se aproxima de você e o papo vai fluindo. 

– Excuse me, do you know the city well? I need to go to the Grand Central Terminal, can you give me directions?
– Of course! Go…

– Com licença, você conhece bem a cidade? Eu preciso ir para o Grand Central Terminal, você pode me dar as direções?
– Claro! Vá…

Imagem

Imagem: Google Maps

Lembre-se de dar o máximo de informações possíveis, incluindo o nome das ruas, quantos quarteirões até o destino e etc. Tendo anotado tudo aí, prepare-se para mais um – é o último! 

Exercício 3)

Você está tranquilo(a) relaxando em um banco do Bryant Park e uma senhorinha senta do seu lado. Ela abre um mapa e começa a ler, quando, de repente, uma rajada de vento arranca o papel da mão dela e o leva para longe.

– OMG! Are you alright?
– Yes, I’m fine, but now I won’t be able to find my way through this city. I was going to the Rockefeller Center to see their famous Christmas tree.
– Don’t worry! To get there you need to…

– Meu Deus! Você está bem?
– Sim, estou bem, mas agora não vou conseguir achar meu caminho por essa cidade. Eu estava indo ao Rockfeller Center, para ver a famosa árvore de natal deles.
– Não se preocupe! Para chegar lá, você precisa…

Imagem

Imagem: Google Maps

E aí, conseguiu responder? Agora, pode conferir no gabarito aqui embaixo se suas indicações vão bater com as corretas, mas vale lembrar que elas não precisam ser exatamente iguais!

Respostas para os exercícios

  • 1) – Walk (or go) west until you reach 8th Avenue. Then go down nine blocks south, until you reach the crossroad between the 8th Avenue with and the 33rd Street. The Madison Square garden will be on your left
    – Ande para o Oeste até você chegar na 8th Avenue. Depois, desça nove quarteirões nessa avenida até você chegar no cruzamento com a 33rd Street. O Madison Square Garden vai estar à sua esquerda.
  • 2) – Go up on 5th Avenue until you reach the crossroads with 43rd Street. Then turn right and go straight for two blocks, you will see the station on your left
    – Suba a 5th Avenue até você chegar ao cruzamento com a 43th Street. Então, vire para a direita e siga em frente por dois quarteirões, você vai ver a estação à sua esquerda.
  • 3) – Go north and you will exit the park on 43rd Street. From there, go straight until you hit the next corner, then turn left. You will be on 5th Avenue, now just walk (or go) north for six blocks until you reach the crossroads on 49th Street. You will see the building on your left
    – Vá para o Norte e saia do parque na 43rd Street. De lá, siga em frente até a próxima esquina, depois, vire à esquerda. Você vai estar na 5th Avenue, agora, é só caminhar para o Norte por seis quadras até você chegar ao cruzamento com a 49th Street. Você vai ver o prédio à sua esquerda.

Esse é um tema simples, de certa forma, mas fundamental para quem pretende fazer uma viagem internacional e não quer correr riscos de ficar perdido, podendo salvar você até de ficar olhando seu avião decolar enquanto procura o portão de embarque!

E quem quer ir muito além na direção do sucesso, precisa também conhecer um curso de inglês imersivo que já formou mais de 60 mil alunos fluentes e que aborda não só a gramática, mas vários outros temas práticos que são usados no dia a dia de quem fala o idioma universal. All right?!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui