Business 28 de Agosto de 2019

De filho da faxineira a empresário de sucesso

Conheça a incrível história do multifranqueado Mike Coutinho

Ter um negócio próprio e empreender com sucesso é um sonho para a maioria dos brasileiros. Mas, ao contrário do que muitos pensam, alcançar essa meta não é tão fácil, ainda mais quando a trajetória começa a partir do zero. É preciso muita persistência e coragem.
E foi assim que Michel Goularte Coutinho iniciou sua história em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Filho de pai pedreiro e de mãe cozinheira e faxineira, Michel, mais conhecido como Mike, viveu uma infância humilde, aprendendo desde cedo o que era viver apenas com o básico. 

Mas seus pais sempre alimentaram no filho o desejo de estudar porque “o estudo abriria portas que eles não puderam abrir”. Mike se agarrou nesse sonho e logo criança desenvolveu uma paixão: a leitura. Lia de tudo: revistas, jornais, quadrinhos, livros infantis, bula de remédio, dicionários, livros didáticos e tudo o que viesse pela frente. 

Através de livros didáticos que recebeu a partir da doações, Mike passou a alimentar um sonho maior: aprender inglês. “Dentre os meus livros de inglês favoritos estava um dicionário, que eu lia atenta e curiosamente, página por página, me valendo da facilidade com a qual eu memorizava coisas novas”, conta nostálgico. 

O início de tudo 

Com seu estilo autodidata e a grana curta, começou a arriscar e a aprender sozinho. “Eu arriscava falar comigo mesmo um tímido inglês em casa, até que em um belo dia eu resolvi pular do nível tímido para um nível mais ousado”, lembrou. 
Contou sobre o desejo de estudar inglês para seu pai que, prontamente, buscou uma bolsa de estudos em uma escola de inglês da cidade: “O dono da escola viu a minha vontade em me qualificar e diante daquele pedido genuíno de um pai, o rapaz me isentou da matrícula, do material e destinou um desconto mensal para que eu começasse os meus estudos". 

Mike agarrou a oportunidade, estudou, e após terminar o curso se tornou professor na escola. Ele também ingressou no curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em busca de seu diploma e qualificação. Mas para ele ainda não era o bastante. 

Como ele se tornou um multifranqueado de sucesso 

Em 2004, quando a TopWay English School abriu sua primeira unidade na cidade de Pelotas, Mike se candidatou para uma vaga de professor. Sua sensação ao entrar na escola pela primeira vez foi incrível: “Fui contagiado por uma vibração diferente, uma energia fora do comum, uma frequência que não se via em outros lugares da cidade. Detalhe: senti tudo isso em questão de segundos e pensei comigo ‘Eu vou trabalhar nesse lugar!’”.

Dito e feito. Mike se tornou um funcionário da escola e se apaixonou pela TopWay: “Vivi o crescimento que me falaram que a escola promovia. Atuei como professor, como coordenador de ensino, coordenador de eventos extra classe,  participei da formação de inúmeros recepcionistas e aprendi a atuar no comercial”, conta relembrando sua própria história. 

Aquele menino humilde que sonhava em estudar inglês, hoje aos 41 anos de idade, é um multi franqueado da rede TopWay English School, administrando escolas em Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS e Toledo/PR. Levando empregos para 40 funcionários e o ensino do inglês para mais de 700 alunos. 

É uma verdadeira história de sucesso, mas para Mike ainda não é o bastante. Ele sonha ver unidades da rede TopWay em todas os estados brasileiros e em contribuir para esse crescimento. “Mesmo hoje, depois de tantas conquistas relevantes na empresa, não permito que minha chama empreendedora se apague, pois vejo a frente e trabalho diariamente para que eu viva mais essa visão”. 

Mike ainda deixou um recado para quem deseja empreender: “Nunca se intimide com as opiniões adversas. Idealistas, até o primeiro momento que realizam suas obras, podem ser frequentemente taxados de tolos e desfocados por não estarem dentro da caixinha convencional. Se você acredita no seu sonho, vá em frente!”. 

Franquias TopWay 

Além de Mike, outros ex-funcionários de escolas se tornaram franqueados e sócios de franquias TopWay. A marca estimula em seus alunos e funcionários a vontade de crescer e a possibilidade de crescimento dentro da própria rede. Além de oferecer um modelo de negócios de sucesso que realmente funciona.
Hoje a TopWay English School conta com 35 unidades espalhadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e conta com uma equipe de suporte formado por especialistas de todas as áreas do negócio, apoiando os franqueados para que extraiam o melhor resultado de suas operações. 

A marca têm um suporte próprio para Gestão do Negócio, uma Agência de Marketing Digital com expertise no segmento de educação, acompanhamento de todas as fases de implementação da franquia, plataforma de capacitação e treinamento para franqueados e colaboradores e oferece diferentes formatos de franquia para pequenos e grandes centros. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui