Business 13 de Fevereiro de 2020

Multifranqueados ganham espaço no país

O perfil de franqueados multiunidade tem ganho espaço no franchising brasileiro

Os multifranqueados estão ganhando cada vez mais espaço no franchising brasileiro. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 31% das unidades franqueadas no Brasil são controladas por multi franqueados. A pesquisa também revela que os multifranqueados de uma mesma rede se desenvolvem de forma não projetada, adquirindo novas unidades a partir de seu desempenho. 

Esse espaço conquistado pelos multifranqueados se dá principalmente pela dificuldade que as franqueadoras enfrentam de encontrar novos investidores e assim, acabam buscando novos investidores dentro da própria rede. Afinal, é mais fácil lidar com aqueles empreendedores que já conhecem o estilo de negociação e o serviço da empresa, do que convencer novos investidores a apoiarem o crescimento da rede. 

Para os franqueados que optam por abrir mais de uma franquia dentro de uma rede, as vantagens são muitas. O franqueado passa a ter mais experiência e mais desafios, ganha a possibilidade de conhecer novos mercados e a formação de equipe se torna mais fácil, tendo a possibilidade de fazer troca de funcionários entre as unidades. Além disso, o franqueado pode contar com toda a experiência de um primeiro negócio bem sucedido e aplicá-la. 

Além disso, a abertura de novas unidades traz mais maturidade ao segmento de franquias e também pode atrair novos investidores. Isso demonstra que os empreendedores participantes da rede abrem suas franquias, gostam (e lucram) tanto que decidem abrir outras, o que é um ponto positivo aos olhos de novos investidores e futuros franqueados. 

Segundo a Gerente de Expansão da TopWay Andréia Moraes, para o franqueador, ter uma rede composta por multifranqueados representa maturidade e facilita a expansão, uma vez que a abertura de novas unidades é feita por franqueados já experientes e com know-how sobre a operação. Sendo assim, os multifranqueados possuem competências fundamentais de como gerir pessoas. 

Benefícios do multifranqueado para o franqueador: 
 

Ótimos parceiros de expansão


Os Multifranqueados são ótimos parceiros de negócio para o Franqueador, pois o ajudam no crescimento da rede de forma qualificada. Em tese, uma unidade aberta por um Franqueado atinge o resultado e sua maturidade de forma acelerada, uma vez que este Franqueado já domina as nuances da operação.  


Maturidade define a relação entre as partes 


Ter uma rede composta por um número relevante de Multirfranqueados representa para o Franqueador o fortalecimento da sua proposta de negócio. A relação de interdependência entre as partes, Franqueador e Franqueado é cada vez mais madura.  


Características fundamentais de um Multifranqueados: 


Além das skills básicas que todo o Gestor deve ter, o Multifranqueado precisa saber delegar e dedicar-se a acompanhar os KPIs do negócio. O Dashboard é o seu aliado. Cuidar atentamente da saúde financeira de cada operação, das pessoas e principalmente das vendas é o que o fará ter sucesso. 

Quando o Franqueado se torna Multifranqueado, ele passa a exercer o papel de Gestor e cada vez menos operador. Seu foco principal é formar um time de colaboradores comprometidos em gerar resultado. 

Multifranquias TopWay English School 

A TopWay English School aposta na política de empreendedorismo dentro da rede e apoia que funcionários abram suas próprias franquias, e que aqueles que já têm suas unidades abram cada vez mais escolas no Brasil. Por isso, atualmente, 28% dos franqueados da nossa rede possuem mais de uma unidade. 

Inclusive, no momento os nossos já franqueados Daniel Nalério e Thiago Pires (representantes das unidades em Bagé/RS e Ijuí/RS) estão em processo de implantação de mais uma unidade da rede na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, provando o sucesso dos multifranqueados não só no Brasil, mas também dentro da rede de franquias TopWay. 

Um outro ótimo exemplo de multifranqueado de sucesso dentro da rede é o Mike Coutinho, que passou pelos cargos de professor, coordenador de ensino, consultor de vendas e hoje é proprietário de três unidades TopWay em Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS e Toledo/PR. Você pode saber um pouco mais sobre esse case em um conteúdo aqui no blog.

Sobre a TopWay 

A TopWay foi fundada em 2004 na cidade de Pelotas/RS com o propósito de revolucionar o ensino da Língua Inglesa, permitindo com que o aluno atinja a fluência no idioma através de uma metodologia altamente imersiva, comunicativa, dinâmica, e tecnológica. 

Desenvolvemos e testamos um modelo de negócio de sucesso que nos possibilitou em 2007 alavancar o nosso plano de expansão através do franchising. Hoje a rede conta com 35 unidades espalhadas em todo o sul do país e conta com um ótimo plano de expansão para os próximos anos. 

Nosso time de suporte é formado por uma equipe de especialistas em todas as áreas do negócio, permitindo que nossos franqueados tenham todo o apoio necessário para extrair o melhor resultado de suas operações.

Oferecemos suporte quanto à Gestão do Negócio, uma agência de Marketing Digital própria com expertise no segmento de educação, acompanhamento na fase de implementação da franquia, plataforma de capacitação e treinamento para franqueados e colaboradores. Além de diferentes formatos de franquia para pequenos e grandes centros. 

Inovar para surpreender as expectativas de nossos alunos faz da TopWay uma excelente empresa e uma ótima oportunidade de negócio.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui