Cultura 9 de Fevereiro de 2024

Curiosidades sobre a Inglaterra: um guia da terra da rainha

Que a Inglaterra é um dos mais importantes berços históricos do mundo você já sabe, mas e as curiosidades mais peculiares e interessantes sobre o país? Leia este guia completo de costumes inusitados sobre a terra da rainha que a roxinha preparou para você!

Você sabia que o vinho espumante foi inventado na Inglaterra e não na França, como muita gente diz? E que os endereços da internet com “www” também foram criados por lá? 

A Inglaterra é um dos países mais ricos em história e tradições e desperta o interesse de estudantes da língua inglesa pelo mundo todo. Além de seus icônicos pontos turísticos, como Stonehenge e o Palácio Real, a grande influência cultural global e o fato de ele ser cercado de curiosidades  o tornam único e intrigante.

Por exemplo, um dos pratos mais tradicionais de lá tem origem indiana! O Chicken Tikka Masala é um dos mais consumidos pelos ingleses, junto ao Yorkshire Pudding, uma espécie de bolinho assado, e ao Fish and Chips, o famoso peixe com batata frita.

Descubra mais curiosidades sobre a Inglaterra no artigo a seguir e se apaixone também!

Breve história da Inglaterra até os dias de hoje

A Inglaterra começou no ano de 1066 quando Guilherme, o Conquistador, vindo da França, invadiu terras que, antes, eram divididas em pequenos reinos. Esse acontecimento ficou conhecido como Batalha de Hastings e, graças a ele, o francês foi a língua oficial do país por mais de 200 anos!

A partir daí, vieram os períodos de monarquia e, com ele, conflitos maiores, como a Guerra dos Cem Anos, além do o reinado de figuras importantes, como Henrique VIII, Elizabeth I, dentre outros.

No século XVI, aconteceram outros dois movimentos muito importantes: a Revolução Inglesa e a Revolução Industrial. Você se lembra das aulas na escola sobre isso? Então, ambos começaram na terra da rainha e desaguaram em várias mudanças, inclusive territoriais, e em novidades que alcançaram o globo!

Atualmente, o país tem uma extensão de 130.295 quilômetros quadrados e cerca de 55.619.400 habitantes, e milhares de anos de história. Para você ter uma ideia, é como se o Reino Unido inteirinho – e não só a Inglaterra – coubesse dentro do estado de São Paulo!

O tamanho da nação até facilita a vida dos turistas na hora de conhecer muitos lugares por lá em pouco tempo, o que faz da Inglaterra um ótimo destino para você escolher um curso de inglês e fazer intercâmbio, por exemplo, mas nada de chegar lá sem sequer saber qual é a bandeira certa para erguer num jogo de futebol, hein! 

Qual a verdadeira bandeira inglesa?

Muita gente não sabe, mas a bandeira da Inglaterra não é aquela azul, vermelha e branca (foto 1), e sim uma de fundo branco e com uma cruz vermelha simples (foto 2). A primeira opção representa, na verdade, o Reino Unido, uma união política entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Imagem

Foto 1

Imagem

Foto 2

O significado da bandeira da Inglaterra vem de uma homenagem a São Jorge, santo padroeiro do país. A cruz vermelha em um fundo branco simboliza paz, bravura e coragem, e a adoção oficial da bandeira foi feita pelo Rei Eduardo III, no século XIV.

Outra curiosidade interessante é que a cruz vermelha também está na bandeira do Reino Unido, na qual você consegue ver a junção das cruzes de São Jorge, Santo André e São Patrício, que representam os países que fazem parte da união. Volta lá na imagem! Conseguiu ver?

E não dá para falar na terra da rainha sem mencionar o monumento mais icônico do país, né? Muito menos a família que sai em jornais, revistas e na TV pelo menos uma vez por semana!

História do Big Ben

Spoiler! Você sabia que Big Ben não é o nome do monumento propriamente dito?  Na verdade, Big Ben é o nome do grande sino que está localizado dentro da Torre Elizabeth, no Palácio de Westminster!

Oficialmente, esse sino é chamado de Great Bell – grande sino em português –, mas “Big Ben” se refere ao Sir Benjamin Hall, um político britânico que era conhecido na segunda metade do século XIX por ser muito alto e ter trabalhado na instalação do objeto.

Pesando mais de 13,5 toneladas e com 96 metros de altura, o sino mais famoso do mundo toca regularmente para marcar as horas, e é um ponto turístico imperdível para os visitantes da cidade de Londres!

A família real britânica através do tempo

Uma das dinastias mais famosas do mundo, a família real inglesa carrega consigo os costumes e tradições da Inglaterra. 

Atualmente, ela desempenha um papel simbólico no governo do Reino Unido, por conta da monarquia constitucional, aquela na qual o rei ou a rainha são considerados chefe de Estado, porém, o chefe de governo, mesmo, é o primeiro-ministro, eleito pela população.

A linhagem inclui nomes importantes para o contexto mundial, como os Tudors, a dinastia Stuart, a rainha Vitória e os mais atuais, príncipe William, Kate Middleton, príncipe Harry e, agora, rei Charles, componentes de uma árvore genealógica polêmica e marcada pela tragédia da morte de Lady Di.

Dentre alguns dos fatos mais curiosos sobre a monarquia está o Jantar de Natal Branco, uma tradição da família real na qual, em vez de um cardápio completo e tradicional, a rainha Elizabeth II optava por carnes brancas e legumes mais leves todos os dias 24 de dezembro. 

E pasme: outra coisa inimaginável é que eles têm o costume de abrir os presentes na véspera do Natal, assim como muitas famílias brasileiras. 

A tradição, no entanto, tem raízes na Alemanha, mas foi incorporada na cultura inglesa pelo príncipe Albert, marido da rainha Vitória. Gostou dessa conexão Inglaterra-Alemanha-Brasil? Continue lendo porque vem mais por aí – agora, não só sobre os monarcas, mas sobre o povo inglês no geral!

11 curiosidades culturais da Inglaterra para nunca mais esquecer

De elegantes chás da tarde a esportes diferenciados, como o críquete, a Inglaterra possui curiosidades culturais fascinantes, que refletem sua história milenar e conturbada. O humor peculiar dos ingleses, a música britânica e a pontualidade também são traços marcantes do país.

1. A nação é conhecida como o país da chuva 

Dos 365 dias no ano, 110 costumam ser de chuva. Com temperaturas anuais na casa de 10 ºC, a Inglaterra tem um clima temperado, com invernos muito frios e verões amenos. Chove tanto que um dos itens indispensáveis, caso você for viajar para o país, é uma capa de chuva!

2. A saúde pública é referência por lá

A terra da rainha possui um dos melhores sistemas básicos de saúde, o National Health Service (NHS).

Ele é o mais antigo do mundo, e, mesmo tendo suas regras específicas, como em qualquer país, é custeado pelos impostos, além de cobrar valor mais acessível dos residentes legais nos países do Reino Unido. Saúde em primeiro lugar, sempre!

3. Os ingleses são considerados os fundadores do rock n’ roll

Apesar de ter um cenário musical diversificado, a música britânica tem dois gêneros históricos muito importantes: o rock e o pop. 

Nos anos 1960, o mundo conheceu bandas inglesas muito influentes, como os Beatles, The Rolling Stones e The Who, que, futuramente, influenciaram outros nomes também essenciais para o cenário musical mundial, como David Bowie, Elton John e Annie Lennox. 

4. São vários os esportes diferenciados e inusitados da Inglaterra

Esportes como críquete e rugby são muito populares na Inglaterra até os dias de hoje. Além deles, outras modalidades famosas que surgiram no país são o remo e a vela, práticas aquáticas, e o curling e o jogo de dardos.

O curling, inclusive, é um dos mais disputados durante os Jogos Olímpicos de Inverno, e funciona como uma “bocha no gelo”. Nele, o jogador lança pedras de granito em direção a um alvo, e, no fim, quem se aproximar mais dele e tiver a maior pontuação, ganha!

Mas, sem dúvidas, um dos “esportes” mais estranhos da nação é o “rolamento de queijo”, que acontece todos os anos em Gloucestershire, durante a primavera, e no qual os participantes correm atrás de um queijo que desce colina abaixo. Animaria uma partida?

5. Os pratos típicos podem ser bem… interessantes

Peculiares e inventivos, os pratos tradicionais da terra da rainha vão desde fish and chips, uma escolha mais segura para o resto do mundo, até as chamadas jellied eels, enguias cozidas e servidas com gelatina de caldo de peixe.

6. Existe carnaval lá

Sim! Londres tem seu próprio carnaval, e ele acontece em Notting Hill, um bairro super descolado que já foi até cenário de filmes clássicos, como “Um Lugar Chamado Notting Hill”, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. 

Ao contrário do Brasil, as festividades acontecem todo último final de semana de agosto, quando as ruas do bairro são tomadas por carros alegóricos e desfiles.

7. O chá é a bebida do país

Já ouviu a emblemática expressão “chá das cinco”? Ela faz referência ao costume, nas terras da rainha, de ter uma pequena refeição acompanhada por essa bebida às 17h todos os dias.

A tradição vem da Duquesa de Bedford e começou lá em meados de 1840. Na época, o hábito era fazer apenas duas refeições por dia, e, nos finais de tarde, ela resolveu adotar a ideia de sempre organizar um minievento, convidando amigos e familiares para participarem do lanche.

8. A nação participou da batalha mais curta do mundo

A Inglaterra fez parte da guerra mais curta documentada em toda a história, sabia? Foi uma disputa contra Zanzibar, na África, em 1896, e durou entre 38 e 45 minutos, apenas o tempo necessário para a Grã-Bretanha, que controlava o território, bombardear o palácio de Zanzibar para impedir que o filho do falecido sultão tomasse o poder por conta própria.

9. Tours pelos cemitérios são bem comuns

Por ser um país beeeem antigo, existem mais de 1.800 cemitérios abrigados em solo inglês, segundo o The Cemitery Research Group. Lá atrás, esse fato deu início a um costume diferente: os habitantes gostam de passear pelos mausoléus, e existem até tours guiados para lugares famosos como o Highgate Cemetery, onde Karl Marx está enterrado. Iria nesse passeio?

10. Foi lá que surgiu a expressão “mantenha a calma e siga em frente”

A famosa frase motivacional “Keep calm and carry on” que já estampou muitas camisetas vendidas aqui no Brasil teve sua origem na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o Ministério da Informação colocou cartazes na rua contendo o slogan e um desenho da coroa inglesa para trazer esperança à população.

11. Furar fila é praticamente um crime por lá

Sabia que furar a fila na Inglaterra pode render uma multa de mais de 1.000 libras? Os britânicos adoram filas, e as encaram como um ato de educação e organização social, por isso, o ato de furá-las é ilegal em alguns locais, como Londres.

Sem contar que é falta de educação, viu? E os nativos levam esse assunto muito a sério!

Curiosidades sobre a educação da Inglaterra

Desde a educação infantil até à vida universitária, os ingleses possuem um sistema de educação voltado ao sucesso e à excelência. Como exemplo, está o fato de que o país é berço de renomadas universidades como Oxford e Cambridge, que, além de serem duas das mais antigas do mundo, funcionam até hoje.

O ensino é gratuito até os 16 anos, e a idade mínima para começar a escola é 4 anos. No período básico, as aulas são divididas em diferentes matérias, além de intervalos para almoço e diversão. 

Algumas cadeiras diferentes presentes no currículo, a exemplo da dança, da música e de atividades esportivas, mostram a importância que o país dá para a formação do aluno em geral, e não só no quesito da educação formal.

Além disso, é normal ver estudantes usando o famoso uniforme escolar britânico, tanto em escolas públicas quanto em particulares. Ele é composto por:

  • camisa;
  • gravata;
  • blazer;
  • suéter;
  • saia (ou calça); 
  • meias; e 
  • chapéu ou boné (nas escolas mais tradicionais).

Outra curiosidade legal é o sistema de exames do país, que incluem o GCSE (General Certificate of Secondary Education ou Certificado Geral do Ensino Secundário) e A-levels (Advanced Level ou Nível Avançado). 

Eles são parte do sistema educacional e devem ser feitos aos 16 e 18 anos respectivamente. Para fins de comparação, é como se eles funcionassem como um Exame Nacional do Ensino Médio, o nosso ENEM aqui, e marcam a passagem do aluno para o ensino superior. 

Gostou? A terra da rainha é o lar das mais inusitadas tradições e é também um bom destino para você visitar.

Só lembre de tirar seu visto para a Inglaterra se estiver planejando ficar mais do que os três meses permitidos aos brasileiros, e aproveite para começar um bom curso de inglês e ir se adequando à língua!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui