Trip 25 de Abril de 2022

Saiba como tirar visto para a Inglaterra

Quer morar, estudar ou trabalhar na Inglaterra? Confira algumas dicas de como tirar o visto para a terra dos ingleses.

Se você pretende ficar no país por mais de 180 dias e/ou não tem nacionalidade em países membros da União Europeia, você precisa solicitar uma permissão de entrada no país, o famoso visto, o processo deve iniciar no site do governo britânico.  

Lembrando que o Reino Unido não exige visto para brasileiros que pretendem permanecer em um dos países-membros, ou seja, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales por até 180 dias. 

Pertencente ao Reino Unido, como já citamos, a Inglaterra, além de ser o berço da língua inglesa, conta com destinos simplesmente incríveis e uma cultura bastante charmosa. 

Na cultura inglesa, nós temos o famoso chá da tarde, o prato fish and chips, a mistura cultural de Londres e a herança de bandas incríveis como The Beatles, Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd e tantas outras.

Mas, para morar, estudar ou trabalhar na terra da Rainha Elizabeth, você precisa saber como tirar o visto para a Inglaterra (ou renovar, se já tiver) e foi sobre isso que nós viemos falar com você hoje.

Pensando em facilitar sua futura viagem para a Inglaterra (não custa sonhar), nós separamos algumas dicas de como tirar o visto para a terra dos ingleses. 

1. Visto de turista 

Como dissemos anteriormente, por conta de um acordo entre o Brasil e o Reino Unido, brasileiros que pretendem ficar até seis meses na Inglaterra não precisam de visto. Porém, você precisa levar ao aeroporto alguns documentos que comprovem que você pretende voltar ao Brasil em até 180 dias. 

Confira os documentos necessários: 

  • passaporte (se você ainda não tem um ou está vencido, solicite a emissão de um novo no site da Polícia Federal); 

  • passagem de volta ao país (comprova que você tem vínculo com o Brasil e pretende voltar); 

  • voucher de hotel (também ajuda na comprovação de que você está no país de passagem); 

  • cartão de crédito internacional; e

  • documentos que comprovem vínculo empregatício e ou estudantil no Brasil.

2. Vistos de trabalho 

Para quem pretende trabalhar na Inglaterra, precisa estar atento a três tipos de visto: 

  1. Tier 1: utilizado por empresários/empreendedores com capacidade de investir no país. 

  2. Tier 2: voltado para trabalhadores no geral (que receberam propostas de trabalho no país ou foram transferidos por uma multinacional).

  3. Tier 5: para profissionais temporários como voluntários, religiosos, atletas, etc. 

Cada um tem uma especificidade para um tipo de profissional e, para emiti-los, confira os documentos necessários:  

  • passaporte;

  • confirmação de entrevista de emprego;

  • formulário de solicitação impresso; 

  • documentos que comprovem o motivo de sua entrada no país; 

  • recibo de pagamento da taxa VAC.

3. Visto de estudante
Para quem pretende estudar na Inglaterra, deve se inscrever para os vistos de estudante, que varia entre visto de curta duração e visto geral. 

Visto de (estudo de) curta duração
Se você solicitar o visto de estudo de curta duração, deve estudar em uma escola de inglês ou em um curso por até 11 meses. Se a duração do curso exceder o tempo determinado, você precisa se inscrever para o visto de estudante geral. 

Lembrando que com visto de curta duração você não pode trabalhar, trazer familiares ou estudar em escolas públicas. Confira os documentos necessários para o visto: 

  • passaporte;

  • comprovação necessária (para garantir que você consegue se manter financeiramente no país);

  • detalhes de sua hospedagem e planos de viagem;

  • carta de aceitação de instituição educacional.

Visto geral (de estudo de longa duração) - Tier 4
O visto geral de estudo na Inglaterra garante que você estude no país por mais de 11 meses, além de permitir que você estenda sua estadia e trabalhe no país. Confira os documentos necessários: 

  • passaporte;

  • comprovação financeira (contracheques e extratos para garantir que você consegue se manter financeiramente no país); 

  • carta de admissão da instituição educacional; 

  • certificado de proficiência em inglês

Observação: é de extrema importância que você se certifique que todos os documentos entregues para a solicitação de entrada no país estejam em inglês ou galês ou possuam tradução certificada para os dois idiomas.

Se você quiser conhecer um pouco mais da cultura da Inglaterra e ainda dar uma boa turbinada no seu inglês antes de viajar para o país, saiba que a TopWay oferece um pacote de Imersão Cultural, onde alunos e não alunos da rede são convidados para passar um fim de semana inteiro conhecendo sobre aspectos culturais (a partir do inglês) de países que tenham o inglês como língua materna, incluindo a Inglaterra.

Mas e aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui