Empreendedorismo

04 de Junho de 2020

8 dicas para identificar uma oportunidade de negócio

Entenda melhor sobre oportunidades de negócio

O empreendedorismo cresceu consideravelmente no país nos últimos anos. Seja por necessidade, desejo ou vocação, o empreendedorismo passou a ser uma opção na vida de muitos brasileiros. 

Inclusive, um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) identificou que, em 2019, o país contava com 52 milhões pessoas administrando o próprio negócio. 

Mas, quando se quer empreender, uma das partes mais complexas é entender o que pode ou não ser uma oportunidade de negócio. Se você está entre os que querem começar a empreender mas ainda não encontrou o segmento ou tipo de negócio certo para você, continue com a gente. 

Separamos 8 dicas sobre como identificar uma boa oportunidade de negócio. Confira: 

1) Identifique o seu perfil 

Você precisa ter bem claro com quais negócios você se identifica e com qual tipo de segmento você tem mais proximidade. 

Nesse caso, você pode fazer uma lista com as coisas que você gosta e uma segunda lista com assuntos e conhecimentos que você domina ou tem interesse em saber mais. 

A sua ideia de negócio pode estar em uma dessas listas. Unindo aquilo que você gosta com a vontade de empreender você pode ir longe. 

2) Esteja sempre atento

Uma ótima oportunidade de negócio pode surgir das situações mais inusitadas. Por isso, você deve ligar uma espécie de “radar” e se manter sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor.

Analisar o mercado, ler bastante sobre diferentes tipos de negócio, participar de eventos (quando possível), atualizar seus conhecimentos, conversar com empreendedores, além de acompanhar a situação política, econômica e social do país pode gerar insights valiosos. 

3) Avalie o mercado

Além de estar sempre atento ao mundo, você também precisa se manter atento às novidades e tendências do mercado. Avalie quais as novidades, quais as ideias que vingaram, que empresas permanecem ativas por longos anos e onde eles estão acertando. 

Se atente aos novos investimentos, quais segmentos mais lucrativos do mercado e em quais você teria condições de investir. 

4) Questione: Qual problema eu posso resolver? 

Uma boa oportunidade de negócio pode estar nessa resposta. Por isso, é importante analisar para onde o mercado está caminhando. 

Você precisa entender quais as necessidades, desejos, anseios, angústias e quais os problemas o seu público-alvo gostaria de resolver. 

As respostas podem ser simples ou complexas, e você precisa analisar com calma quais dessas questões seu negócio poderia resolver. 



5) Entenda a diferença entre ideia e oportunidade de negócio 


Com a análise da sociedade e do mercado, você precisa entender que nem toda grande ideia é uma verdadeira oportunidade de negócio. Você pode, por exemplo, pensar e produzir um grande produto e ele não ser útil para a época ou para o mercado em que você pretende atuar. 

Ou seja, nem toda ideia por si só será suficiente para fazer com que um negócio dê certo. Por mais que você goste de sua ideia, é preciso um distanciamento emocional e uma análise crítica e fria de toda a situação.

Se pergunte: Com essa ideia, você está buscando atender uma necessidade do consumidor ou apenas a sua vontade de empreender? Dependendo da resposta, você verá rapidamente que essa não é a oportunidade de negócio que você tanto procura. 

Lembre-se: Uma boa oportunidade de negócio deve ser atrativa, duradoura e agregar valor na vida dos consumidores. 

6) Entenda que toda oportunidade tem o seu tempo

Você também precisa entender que toda oportunidade de negócio tem o seu tempo. Você pode ter um ótimo produto ou serviço, lançá-lo no mercado e atender as necessidades do seu público-alvo, mas daqui alguns meses esse produto não servir mais. Por isso, você precisa pensar a longo prazo e adaptar seu negócio com antecedência. 

7) Você não precisa revolucionar o mercado

Lembre-se que você não precisa revolucionar todo um segmento de negócios ou um mercado inteiro. Isso pode acontecer, mas provavelmente virá com o tempo, com experiência e prática. 

No momento, você precisa atender a uma necessidade e entender qual rumo irá seguir. Se livrar da necessidade de abrir um negócio extraordinário e revolucionário pode ser libertador e abrir novas janelas para o seu pensamento. 

8) Lembre-se das franquias 

As franquias (de todos os tipos, tamanhos e segmentos) também podem ser uma ótima oportunidade de negócio para você que está iniciando. 

Elas oferecem conhecimento de mercado, um modelo de negócio testado, além de garantir ao Franqueado, todo um suporte de implementação e operação. 

Analise os segmentos mais perenes, quais as melhores franquias da sua região e quais cabem no seu bolso. A partir daí você pode conhecê-las melhor e quem sabe encontrar a oportunidade de negócio que tanto procura. 

E aí, pronto para encontrar sua oportunidade de negócio? Boa sorte e até mais! 

 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui