Business 30 de Abril de 2020

Você tem o que é preciso para ter uma franquia?

Saiba se você está pronto para ser um Franqueado

Para quem está pensando em empreender e investir em um negócio, o investimento em franquia pode ser uma ótima ideia. Mas, será que você tem o perfil ideal para ser um Franqueado e está pronto para investir em uma franquia? É exatamente sobre isso que vamos conversar com você hoje. 

Empreender é buscar independência e entender que neste caminho existem riscos comuns como em qualquer negócio. E, quem busca empreender através do sistema de franquias, busca fazer parte de uma rede consolidada, com modelo de negócio já testado, porém, é preciso seguir regras e padrões. 

“Ok, entendi. Mas, como saber se estou  pronto ou não para ser um Franqueado?”

As perguntas que você deve se fazer nesse momento são: Eu acredito no modelo de negócio do Franqueador? Eu estou disposto a me dedicar ao negócio e seguir todas as orientações do Franqueador para ter sucesso na minha franquia? Eu acredito nesse segmento e no serviço ou produto oferecido? Podemos até achar tais perguntas óbvias demais, mas acredite, muitos empreendedores não têm esse perfil. 

E o que de fato é necessário para ser um Franqueado?

Para ser um Franqueado é preciso contribuir, executar, capacitar, desenvolver e engajar pessoas, além de cuidar das vendas e das finanças. Quem investe em uma franquia tem a vantagem de contar com todo o know-how do Franqueador, ou seja, precisa seguir as suas dicas e orientações. 

Por isso, o foco não pode ser reinventar a roda, mas sim em contribuir para a evolução e desenvolvimento de um negócio já pré-estabelecido. 

Além disso, é fundamental conhecer quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos, refletir se você está disposto a desenvolver novas habilidades e aprimorar seus conhecimentos é fundamental.

Outro fator bastante relevante é o tempo dedicado ao trabalho. Você está disposto a trabalhar duro, muitas vezes além do horário comercial, aos sábados, domingos e feriados? 

Você se considera uma pessoa organizada? Gosta de trabalhar em equipe? Consegue lidar bem com críticas e sugestões? Tem confiança em seu potencial? Sabe se comunicar? Consegue gerenciar conflitos? E por último e não menos importante, você se identifica com a segmento que deseja empreender? 

Se suas respostas acima foram positivas, provavelmente você tenha grandes chances de sucesso no Franchising. Mas se você tem dificuldades em seguir regras, o sistema de franquias pode não ser a melhor alternativa para você.

Converse com sua família 

Independente da sua escolha, seja começar um negócio do zero ou abrir uma franquia, não deixe de conversar com a sua família. Quando você decide investir suas economias em um negócio, sua família é também impactada, tanto financeiramente, quanto no quesito tempo e dedicação ao negócio. Nem sempre as ideias e sugestões deles irão ao encontro das suas, e isso é natural, afinal de contas, eles só querem proteger você.

E se você optar pelo franchising, por melhor que seja a franquia, ela não funcionará
sozinha. A sua dedicação e empenho serão essenciais para alcançar o sucesso esperado. 

Resumindo: Tudo depende de você. Reflita com calma, faça uma auto-análise e conheça diferentes tipos de Franquias. Pode ser que você não esteja pronto para investir em Franquia X, mas para a Y você seja o perfil ideal. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui