Business 19 de Março de 2020

Entenda a franquia como ferramenta de expansão empresarial

Saiba como usar a franquia como ferramenta de expansão de seu negócio

Quase todo o empresário ou dono de um pequeno negócio sonha em ver seu empreendimento crescer e alcançar novos patamares. O que muitos não sabem, é que o sistema de franquias é uma ótima oportunidade de crescimento e expansão ordenada. 

Mas afinal, o que é uma franquia?

Resumidamente, franquia é um sistema em que o franqueador, concede ao franqueado o direito de uso de uma marca ou patente, em troca de uma remuneração periódica. Para efeito legal, as partes firmam o contrato de franquia, geralmente vigente por 60 meses, em que o Franqueado garante o direito de exploração daquela marca em determinado território, sem que haja qualquer vínculo empregatício.

O sistema de franquias no Brasil é regido pela Lei 13.966/19, Lei que entra/entrou em vigor no dia 26 de março de 2020, revogando a Lei nº 8.955/94.

As franquias são consideradas uma ótima ferramenta de negócio e de expansão empresarial tanto para o franqueador que transforma sua marca em uma rede de franquias e pode replicar o sucesso de suas operações, visando aumentar a visibilidade de sua marca, quanto para o franqueado, que tem acesso a uma estrutura de negócio consolidado e testado em diversos mercados de atuação.

Mas, como transformar meu negócio próprio em uma rede franquias?

Para transformar seu negócio próprio em uma rede de franquias é preciso que você, observe primeiramente os seguintes aspectos: a) seu perfil como empresário; b) o resultado operacional de sua empresa; c) os diferenciais competitivos perante os concorrentes e por último e não menos importante, a eficiência operacional do seu negócio.

É bom ressaltar que o preenchimento desses requisitos não significa que você tem uma fórmula perfeita para um negócio bem sucedido, mas garante que você tem algumas condições importantes para transformar seu negócio em uma rede de franquias de forma segura e sustentável.

Se você entender que é o momento para você migrar o seu negócio para o sistema de franquias, ainda assim, você precisará seguir alguns passos importantes antes desta transição:

1- Análise da situação legal da empresa

Antes de qualquer coisa, você precisa se assegurar de que todas as questões legais que envolvem seu negócio e esse processo estejam corretas. Lembre-se de fazer o registro da marca corretamente. 

2- Planejamento do processo de formatação da franquia

Você também precisa ter um plano de negócios bem detalhado e estruturado com informações de tudo o que envolve a transformação da empresa em um sistema de franquia. Se atente aos pontos sobre planejamento financeiro e às obrigações dos franqueados. 

3- Elaboração do plano de expansão da rede

Faça um bom planejamento de expansão da rede. Tenha metas de cidades e regiões para alcançar o sucesso através do crescimento da rede. Tenha em mente que as primeiras unidades/franquias abertas serão como cartões de visita da rede e irão disseminar o conceito da marca na região. 
 
4- Sistematização dos processos para os franqueados

Padronize os processos e crie manuais de operação de franquias, assim você poderá oferecer um norte para seus futuros franqueados. Detalhe todos os seus processos desde a instalação até o funcionamento do dia a dia onde demonstre pro seu franqueado que ele terá todo suporte necessário para tocar a franquia. 
 
5- Elaboração dos contratos da franquia

É de extrema importância que você elabore bem os contratos que irão nortear as relações entre franqueador e franqueado. Se você não tiver instrumentos jurídicos para controlar os processos, seu negócio pode estar destinado ao fracasso. Priorize a criação de contratos como a Circular de Oferta da Franquia, onde deve conter todas as informações sobre o modelo de negócio, bem como investimento inicial. taxas periódicas, obrigações e direto de ambas as partes, Franqueador e Franqueado.

6- Venda da franquia

Depois de preparados todos os documentos e superadas todas as primeiras etapas, é hora de você vender seu peixe! Você precisa saber como oferecê-la como um negócio inovador e diferente de todos os que já estão no mercado para que potenciais empreendedores se interessem. Compareça a feiras de negócios, seminários e palestras onde possa encontrar possíveis franqueados. 


7- Seleção dos franqueados

Se você realmente se preocupa com a expansão do seu negócio, irá tratar com bastante atenção o processo de seleção dos franqueados! Cada franqueado escolhido precisa ser mais do que alguém que quer comprar sua marca, ele precisa ser um parceiro e alguém que esteja realmente disposto a vestir a camiseta da marca. Por isso você precisa buscar por empreendedores que tenham o perfil que combine os princípios e ideias de seu negócio. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui