Séries e Filmes 29 de Maio de 2019

5 filmes baseados em livros para você treinar seu inglês

Confira alguns filmes que foram adaptados de livros e aproveite para testar seu inglês

Você gosta de filmes, não é? Aposto que adora passar os finais de semana (principalmente no inverno) (re)assistindo seus filmes favoritos ou procurando novidades no catálogo da Netflix.

 

Mas você sabia que muitos dos filmes que a gente conhece e adora são baseados ou inspirados em livros? Sim, isso mesmo! Pensando nisso, nós separamos 10 filmes bastante conhecidos que tiveram suas tramas inspiradas ou adaptadas de livros. 

 

E ahhh, além disso, não esqueça que filmes são ótimas ferramentas para aprender inglês e exercitar os conhecimentos do idioma, ok? Se você ficar com vontade de assistir algum da lista, não esqueça de assistir sem legenda e com áudio original ou com áudio original e legenda em inglês para você se familiarizar com os vocabulários. 

 

1) Hunger Games 

A trilogia de filmes dos ‘Jogos Vorazes’ foi baseada na série de livros de mesmo nome escritos por Suzanne Collins e publicados em 2010. A história traz um futuro distópico onde uma sociedade chamada Panem é dividida 12 distritos e uma Capital. No início da trama, cada distrito ‘fornece’ dois adolescentes para competirem em um reality show de sobrevivência chamado Jogos Vorazes. 

 

Basicamente, os participantes precisam lutar até a morte e no fim do jogo, o único sobrevivente será o vencedor. Para salvar sua irmã, Katniss Everdeen, a personagem principal da saga, se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição. Katniss desafia todo o sistema do jogo, a força de seus oponentes e o poder da capital sob a população. Existem algumas diferenças entre o livro a adaptação do cinema mas nada que prejudique o conteúdo da história. 

 

A história mistura críticas pesadas a uma sociedade totalitária com uma trama cativante tanto para adolescentes quanto para adultos. Além disso, os filmes são ótimos para você treinar seu inglês pois trazem diálogos simples e de fácil compreensão, ao contrário de outros filmes de ficção que também se passam no futuro e empregam termos complexos.

2) Divergent

Mais uma trilogia que foi inspirada em uma série de livros: Divergente. Os filmes foram baseados nos livros de mesmo nome escritos por Veronica Roth. O primeiro livro foi lançado em 2011 e o primeiro filme chegou às telinhas em 2014. 

 

A narrativa da história traz uma Chicago futurista, onde a sociedade se divide em cinco ‘facções’: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Não pertencer a nenhuma facção, nessa realidade, é como ser invisível. Beatrice, personagem principal, cresceu na Abnegação e ao completar 16 anos, precisa passar por um teste de aptidão, em uma grande cerimônia, que determinará com qual grupo ela deve se unir para o resto vida. Durante o teste, é revelado que ela é, na verdade, uma divergente e não corresponde às simulações conforme o previsto. 

 

A jovem deve decidir entre ficar com sua família ou ‘ser quem ela realmente é’ e acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. A saga é realmente muito boa e atraiu jovens do mundo todo. As diferenças entre os livros e os filmes são bastante mínimas e não ‘atrapalham’ em nada no andamento da história. 

 

Além disso, com diálogos de fácil entendimento e assimilação, o filme é uma ótima opção para testar os conhecimentos em inglês. 

 

3) The Boy in the Striped Pyjamas 

‘O Menino do Pijama Listrado’ também foi inspirado em um livro de mesmo nome. Escrito por John Boyne, o livro foi lançado em 2006. Já a adaptação para o cinema chegou às telinhas em 2008. A história emocionante retrata o mundo um tanto inocente de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial. 

 

Bruno, de oito anos, que não sabe nada sobre o Holocausto nem faz ideia de que seu pai é nazista, foi obrigado a abandonar sua casa e se mudar para uma região desolada onde ele vive isolado no jardim da casa perto de onde seu pai trabalha (um campo de concentração). Enquanto explora o local, Bruno conhece Shmuel, outro menino de oito anos que é judeu e ‘vive’ preso no campo. 

 

O filme é realmente impactante e é com certeza um dos filmes mais tocantes da história do cinema. Além de se emocionar e refletir sobre a vida, você pode aproveitá-lo para testar seus conhecimentos no inglês.

 

4) Harry Potter

A saga do bruxo mais famoso do mundo também foi inspirada em uma série de livros. J. K. Rowling lançou o primeiro livro lá em 1997 e o primeiro filme de Harry Potter chegou nos cinemas em 2001. Com as obras, conhecemos a história de Harry, um menino órfão que ao fazer 10 anos acaba descobrindo ser um bruxo importante em um mundo que ele nem sabia que existia. 

 

Depois disso, Harry embarca para uma viagem na escola de bruxos chamada Hogwarts e conhece Ron e Hermione que acabam se tornando seus melhore amigos. A partir disso ele se depara com os mais diversos tipos de mistério e reviravoltas nesse mundo mágico, além de enfrentar os desafios de viver em uma sociedade ameaçada por um bruxo muito temido, Voldemort. 

 

Os livros e as adaptações reúnem uma gigante legião de fãs em todas as partes do mundo e são ótimos para você se ambientar e conhecer um pouco mais do inglês britânico e o charme do sotaque dos ingleses. 

 

5) Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events

E por último mas não menos importante: ‘Desventuras em Série’, que também foi inspirado em uma série de livros. O filme é baseado nas histórias dos 13 livros escritos por Lemony Snicket/Daniel Handler. O primeiro livro foi lançado em 1999, a adaptação para o cinema chegou às telinhas em 2004 e a série, também adaptada dos livros, foi lançada em 2017 pela Netflix. 

 

A história conta as desventuras vividas por Klaus, Violet e Sunny, três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Recém órfãos, os irmãos são obrigados a viver com seu parente distante, Conde Olaf, um homem cruel que está interessado apenas na herança que a irmã mais velha, Violet, tem direito. Os irmãos conseguem escapar e encontram abrigo com o tio Monty e depois com a tia Josephina, mas Olaf não os deixa em paz. 

 

Tanto o filme quanto a série contam com histórias dos três primeiros livros da saga. Por terem sido adaptados pelo próprio autor dos livros, as obras são bastante fiéis ao material original. A única diferença está no ritmo e ordem em que as histórias são contadas. 

 

Desventuras em série é uma ótima opção para quem gosta de histórias com humor negro, cômico e sombrio. Além disso, os livros, o filme e a série são ótimas opções para quem quer testar os conhecimentos em inglês enquanto está em um momento de lazer. Você só precisa escolher que modalidade prefere. 

 

Além desses, outros filmes que conhecemos foram inspirados em livros, sendo eles ‘As Crônicas de Nárnia’, ‘A Teoria de Tudo’, ‘Clube da Luta’, ‘O Senhor dos Anéis’, ‘It – A Coisa’, ‘O Código Da Vinci’, ‘Extraordinário’, ‘Uma Mente Brilhante’, e muitos outros. 

 

E aí, o que achou da nossa lista? Sentiu falta de alguma obra? Conta pra gente nos comentários! 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui