Aprender Inglês 3 de Março de 2021

Kids: como usar a internet para aprender inglês

A internet pode ser uma ótima aliada para os pequenos aprenderem inglês

Assim como no nosso dia a dia, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada na aprendizagem, principalmente para inovar a sala de aula. Não podemos negar que ela possui uma capacidade de aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e atrativos.

Com o uso da tecnologia, o aprendizado passa a ser personalizado, uma vez que cada aluno faz as atividades no seu próprio ritmo. Ainda, pode-se abordar assuntos mais interessantes e significativos para o aluno, levando em conta os seus interesses, conhecimento de mundo e vivências.

A língua inglesa, da mesma forma que a tecnologia, vem avançando: se tornou uma das línguas mais faladas no mundo. Além de ser considerado o idioma da comunicação profissional, o inglês também é a principal forma de se comunicar na internet.

Então, a tecnologia não poderia ficar de fora do aprendizado de inglês, né?

Aprender inglês utilizando a internet pode trazer diferentes vantagens e benefícios. É possível acessar muita informação e conhecimento e até mesmo praticar com outros falantes de língua inglesa - inclusive nativos. Recentemente, nós conversamos sobre como você pode utilizar a tecnologia para aprender inglês e, mais especificamente, como nós utilizamos ela em nossas escolas.

Mas espera aí. Sabemos que a internet não é sempre esse mar de rosas. Existe muita desinformação, além de outros potenciais perigos. Como fazer, então, para que uma criança também possa usufruir dessas vantagens? Ou melhor: é ao menos possível para uma criança poder aprender outro idioma usando a internet?

Antes de tudo: seja incrível na internet

Há cerca de 4 anos, a Google lançou um programa educacional para ensinar crianças sobre segurança na internet. Chamado "Seja Incrível na Internet", o site foi desenvolvido com a ajuda de professores, funcionários da Google e especialistas em segurança na internet.

Dentre suas funcionalidades está um currículo de sala de aula, incluindo seções sobre como limitar o compartilhamento de informações pessoais, evitar fraudes, criar senhas seguras e até evitar comportamentos negativos.

Além disso, possui um jogo interativo chamado Interland, dividido em quatro ilhas com o objetivo de trabalhar os tópicos do currículo. Na "Ilha da Consciência", por exemplo, através de um quebra-cabeças espacial, a criança aprende sobre o compartilhamento de posts com pessoas certas.

E o melhor é que está tudo disponível gratuitamente e em português! Você pode acessar o “Seja Incrível na Internet” através deste link.

Youtube

Em 2018, a Pearson realizou um estudo sobre o aprendizado da Geração Z e dos Millennials. Nessa pesquisa, o YouTube foi classificado como a ferramenta preferida de aprendizado para a Geração Z. Apesar de o Facebook ser o preferido dos Millennials, a plataforma de vídeos da Google alcançou 67% de uso para o aprendizado.

Sendo assim, o YouTube é uma ótima ferramenta para se aprender coisas novas, como outra língua. Claro, quando se trata de crianças, existe sempre a preocupação de a plataforma possuir outros tipos de conteúdos, impróprios para a idade.

Mas não se preocupe! Pensando nisso, desde 2015, a Google possui uma versão do YouTube específica para crianças: o YouTube Kids. Essa versão tem o intuito de manter vídeos adequados para toda a família, proporcionando às crianças um ambiente mais controlado. 

Ele é multiplataforma, possuindo versão para iOS e Android e até para desktops. Ainda assim, a atenção dos pais deve ser constante, pois algumas vezes conteúdos impróprios acabam entrando na plataforma.

Um dos canais que podem ser acessados para ensinar inglês para crianças, por exemplo, é o Super Simple Songs. O canal é desenvolvido por uma equipe de educadores e se propõe a explorar a língua através de músicas infantis. Com os vídeos, as crianças podem se levantar, se movimentar e cantar junto. Assim, as crianças podem adquirir vocabulário de forma divertida e treinar a pronúncia das palavras que aparecem nas músicas.

LearnEnglish Kids, do British Council

Há algum tempo, o British Council possui uma plataforma de aprendizado de inglês chamada LearnEnglish. De forma mais específica, há também o LearnEnglish Kids, com jogos online gratuitos, canções, histórias e atividades para crianças. Para os pais, há artigos sobre como apoiar as crianças no aprendizado do inglês, além de vídeos sobre o uso do inglês em casa.

O site do LearnEnglish Kids pode ser acessado através deste link. Mas não para por aí! Você pode acessar também o canal do YouTube Kids e os aplicativos para iOS e Android. Não deixe de dar uma espiadinha também nos outros aplicativos do British Council, como o Timmy's First Words in English.

LingoKids

O LingoKids é um aplicativo criado em 2016 com o objetivo de ensinar a língua inglesa de forma personalizada para crianças de 2 a 8 anos. Ele se adapta de acordo com o nível da criança conforme ela vai progredindo.

A proposta é que as crianças se divirtam tanto que nem irão perceber que estão aprendendo. Durante as atividades, elas irão procurar, arrastar e soltar objetos, além de pintar e cantar em vídeos com variadas temáticas.

Você pode saber mais sobre o aplicativo no site oficial, além de baixar ele para iOS e Android. Ah! E assim como o LearnEnglish Kids, o LingoKids possui um canal no Youtube Kids, com muitas músicas para os pequenos se divertirem cantando.


Extra: nós estamos sempre batendo na tecla de que aprender inglês com séries e filmes é uma ótima ideia. Por isso, não poderíamos deixar de mencionar os serviços de streaming, como Amazon Prime, Netflix e, mais recentemente, o Disney+. Todos têm a possibilidade de criar um perfil separado para as crianças, permitindo que ela assista a um catálogo controlado pelos pais. Assim, a criança pode assistir aos seus shows e desenhos preferidos em inglês!


Enfim, existem várias possibilidades para aproveitar a internet como ferramenta educativa para crianças. Esses são apenas alguns exemplos que podem garantir muitas horas de diversão e aprendizado para o seu pequeno.

Esperamos ter ajudado com esse conteúdo! E não deixe de conferir esses outros que também podem ser úteis:
 

 

5 benefícios de uma mente bilíngue

 

Qual a melhor metodologia para aprender inglês?

 

Vocabulário: brinquedos e brincadeiras em inglês

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui