Aprender Inglês 31 de Janeiro de 2022

5 motivos para ensinar inglês enquanto criança

Está pensando em colocar seu filho no inglês? Veja por que isso pode ser a melhor decisão!

 

Você já se perguntou por que é tão difícil aprender algo novo conforme vamos ficando mais velhos? Com o inglês não é diferente! Pesquisas na área da neurolinguística apontam que o aprendizado é facilitado quando estudamos uma nova língua enquanto estamos adquirindo nossa língua materna, sabia?

Isso acontece porque a área do cérebro responsável pelo aprendizado de línguas está a todo vapor, tanto é que as chances de você se tornar um falante bilíngue quando aprende uma nova língua enquanto criança são muito maiores!

Hoje em dia, cursos de idiomas oferecem opções cada vez mais diversificadas de ensino de línguas para crianças. A dúvida que fica é: vale o investimento? A resposta é sim! Listamos aqui 5 motivos para você investir no aprendizado de inglês do seu filho o quanto antes!

5 motivos para ensinar inglês para seu filho

1. Eles ainda estão aprendendo sua primeira língua

Crianças pequenas possuem estratégias naturais para aprender sua língua materna (no nosso caso, o português) através da observação e repetição do que os adultos falam à sua volta. 

Lembra do que dissemos logo acima sobre a facilidade dos pequenos na hora de aprender uma segunda língua? 

Quando a criança começa a ter contato com o inglês desde cedo, ela consegue aplicar essas mesmas estratégias na aquisição de um outro idioma também, aprendendo de forma mais natural e fluida do que os adultos.

2. Eles aprendem através de brincadeiras

As crianças aprendem brincando e no caso do inglês isso não é diferente. Uma das vantagens de matricular o seu filho em uma boa escola de idiomas é que os cursos de inglês para crianças trabalham o aprendizado da língua inglesa como um resultado de atividades que envolvem tanto o idioma quanto a diversão e a cooperação com outros colegas. 

Aprender brincando também garante que o primeiro contato do seu filho com uma língua estrangeira será leve e descontraído, o que torna a aquisição da língua bem mais fácil!

3. Crianças têm mais tempo livre

Aprender uma nova língua leva tempo, não é mesmo? E temos muito mais tempo livre na infância do que na vida adulta. 

Crianças não precisam se preocupar com agendas lotadas e compromissos de trabalho ou faculdade, por isso a criança consegue viver o aprendizado de forma muito mais tranquila, divertida e proveitosa.

Afinal, ela não precisa ter pressa e os resultados que importam são medidos pelo quanto ela está aproveitando o momento presente e o quanto está usando a língua inglesa para interagir com os outros colegas e fazer amigos.

4. É mais fácil aprender outras línguas enquanto criança

Crianças que têm a oportunidade de entrar em contato e aprender uma segunda língua ainda pequenos têm mais facilidade para usar as estratégias naturais de aprendizado para outras línguas durante a vida toda. 

A experiência de aprender inglês na infância pode ajudar seu filho a aprender uma terceira, quarta língua ou até mais!

5. Você vai perceber os melhores resultados

A nossa habilidade de adquirir uma língua de forma natural diminui à medida que ficamos mais velhos. Crianças que começam a estudar inglês desde cedo e de forma natural adquirem maior sensibilidade aos detalhes da língua e têm resultados melhores sem precisar estudar de forma consciente como adultos muitas vezes precisam. 

Começar um curso de inglês quando criança traz vantagens para a vida toda!

O que buscar em um curso de inglês para crianças?

Agora que você já sabe que matricular seu filho em uma escola de idiomas desde cedo é uma ótima opção, a gente também precisa te contar que isso não significa que todo curso de idiomas vai trazer resultados, mesmo para os pequenos!

Existem alguns fatores que você deve considerar antes de colocar seu filho em um curso, afinal, você não vai querer que o feitiço vire contra o feiticeiro e seu filho perca o interesse pelo idioma porque não gostou da escola, não é mesmo? 

Então confere essas dicas que preparamos para que você saiba escolher uma boa escola de inglês.

  1. Conheça as metodologias de ensino

O que você busca na hora de escolher uma escola para o seu filho? Se tratando de ensino de idiomas, você precisa saber que a metodologia é responsável por boa parte do aprendizado do seu filho.

Existem escolas mais tradicionais (aquelas que pararam nos tempos do dicionário e tradução para tudo) e existem aquelas com metodologias mais dinâmicas que facilitam o aprendizado, envolvendo brincadeiras e o ensino do idioma em situações reais de uso.

Já imaginou que incrível o seu pequeno aprender as cores em inglês colocando a mão na massa - ou nas tintas - e aprendendo enquanto se diverte? Isso é possível, viu? Existem diversas metodologias que aliam o aprendizado à diversão e esse é um combo que funciona muito bem com crianças. 

Para simplificar, listamos as 4 principais metodologias no ensino de inglês para crianças e breves descrições sobre elas:

Tradicional

É o famoso método que ensina através de gramática e memorização dos termos. Muitas gerações passaram por esse método e nem sempre ele é efetivo, principalmente porque a conversação fica em segundo plano nesse sistema.

Direta-intuitiva

Esta metodologia é bem parecida com o método imersivo, em que os alunos aprendem em um ambiente onde só se fala inglês. Pode parecer puxado para uma criança, mas não se engane! 

Essa abordagem garante que o cérebro se esforce mais para aprender a língua e se comunicar de alguma forma, seja através de mímicas, apontando os dedos, usando gestos ou desenhos.

Através desse método, a tradução é dispensada e o aprendizado acontece de forma natural e sem associação à língua materna, o que possibilita um aprendizado mais rápido e eficaz, viu?

Áudio-lingual

Esta abordagem começa por uma das habilidades do inglês e a toma como ponto de partida para o aprendizado. Aqui, é o listening que brilha e favorece a memorização e repetição por parte da criança dos vocábulos aprendidos no novo idioma.

O uso de músicas e vídeos como materiais auxiliares é bem comum nesse ambiente e o aluno só tem contato com as outras três competências da língua (speaking, writing e reading) quando dominar a pronúncia aprendida através da competência da escuta.

Comunicativa

Para além das paredes da escola, a abordagem comunicativa depende bastante da inserção do idioma na rotina da família. Aqui, a frequência é a chave para o sucesso e cabe aos pais incentivar o uso do novo idioma no ambiente de casa tanto quanto no escolar.

Aqui, o foco costuma ser na conversação e todo o aprendizado parte de atividades lúdicas que incentivam a criança a utilizar a língua no seu dia a dia. 

  1. Conheça o futuro material do seu filho

Depois de estudar um pouquinho sobre as metodologias, é hora de dar olhada no material que as escolas oferecem para o curso dos pequenos. 

Um ponto importante é que o material de estudo para crianças é bem diferente do que é utilizado com os adultos, viu? 

Lembre-se que as crianças não têm pressa em aprender uma segunda língua e o que importa é se divertir durante o processo, por isso procure por materiais lúdicos e criativos - e de qualidade! - que possam interessar seu filho ou sua filha.

  1. Pesquise sobre a escola

Ninguém escolhe um curso de idiomas batendo de porta em porta e optando por aquela que se abriu primeiro, não é mesmo? Existem muitos cursos no mercado que já são antigos e consolidados e que, justamente por isso, não oferecem nada de muito inovador, caindo na mesmice e seguindo o tradicional.

A ideia na hora de pesquisar sobre a escola é buscar avaliações de pessoas que já passaram por lá, seja pela internet ou no popular boca a boca, afinal, quem melhor para recomendar um serviço do que alguém que saiu satisfeito de um curso de inglês, não é mesmo?

  1. Avalie a infraestrutura e as condições oferecidas pelo curso

Na hora de pesquisar, você deve conhecer a equipe que ficará responsável pelos pequenos durante os períodos de aula, por isso, veja se o local escolhido é uma escola capacitada para receber crianças, ou seja, se há brinquedos, salas decoradas de forma lúdica e uma equipe receptiva e apta a lidar com eles.

Um bônus para os ambientes que oferecem espaços amplos para atividades externas e brincadeiras que tirem a criança do ambiente tradicional de sala de aula, já que esse pode ser um estímulo bem interessante para crianças mais agitadas que buscam sempre por um ambiente novo.

Quanto às condições, estamos falando de medidas de segurança referentes às escadas, tomadas e afins, mas também às de pagamento! Existem escolas que oferecem descontos para irmãos que são matriculados juntos ou oferecem condições facilitadoras na hora de acertar o material e a mensalidade. Bônus para os papais!

  1. Leve seu filho para conhecer o local

Depois de tanto estudo, que tal deixar o seu pequeno falar por si só? Leve a criança até o ambiente que pode ser a sua futura escola de idiomas e veja se ele(a) se adapta ao local. Afinal, é ele(a) quem vai passar mais tempo no curso e precisa estar confortável por lá. 

Depois de seguir esse passo a passo, recomendamos que você conheça o programa de inglês para crianças das escolas de idiomas da sua cidade e faça essas perguntas: 

  • O aprendizado acontece como consequência de atividades e brincadeiras que também trabalham habilidades sociais em sala de aula? 

  • A escola valoriza e respeita a individualidade do meu filho e incentiva a autonomia dele no seu próprio aprendizado? 

Conheça nosso método que dá resultado!

Há anos já consolidada no mercado de cursos de inglês para adultos, a TopWay expandiu seus horizontes e agora oferece também o curso Kids e Rocket para crianças e pré-adolescentes aprenderem inglês em um ambiente imersivo e lúdico, focado no uso real da língua e instigando os pequenos a desenvolverem suas habilidades no novo idioma enquanto se divertem.

Com a gente, você tem a garantia de um resultado promissor e a tranquilidade de contar com uma equipe capacitada e profissional para garantir o aprendizado do seu filho. Conheça mais as modalidades oferecidas:

TopWay Kids

Perfeito para crianças a partir de 7 anos, o TopWay Kids possui uma metodologia interativa e lúdica com material desenvolvido exclusivamente para entreter e ensinar a criançada. Com turmas fixas e professores capacitados, seu pequeno dá o primeiro passo com destino à fluência no inglês

Depois, é só embarcar na nossa aventura espacial com passageiros de 11 a 13 anos…

TopWay Rocket

O curso Rocket foi criado para proporcionar uma experiência incrível, tecnológica e inesquecível para pré-adolescentes de 11 a 13 anos, que contam com um material feito especialmente para quem está antenado em todas as novidades do século XXI e tem fome de aprender sobre inovação, criatividade, pensamento crítico e outras habilidades que vão fazer a diferença na vida do seu filho.

O material é multiplataforma, perfeito para quem está sempre antenado às novidades digitais. Assim, além de se divertir com o App Life da TopWay, seu filho tem contato direto com o inglês a hora que quiser através de uma plataforma super interativa.

Em uma escola de inglês infantil com ambiente imersivo, seu pequeno já cresce com a oportunidade de aprender inglês muito mais rápido do que em outras escolas tradicionais. Traga o seu filho para se juntar aos mais de 60 mil alunos que já passaram pelas mais de 30 unidades da roxinha e conheça o mundo roxo!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui