Dicas 14 de Outubro de 2020

5 benefícios de uma mente bilíngue

Saiba mais sobre os benefícios de ter uma mente bilíngue

Muito se fala por aí sobre a importância de aprender inglês para se destacar no mercado de trabalho, ter mais oportunidades no meio acadêmico e ter acesso a mais informações sobre o mundo. Mas mais do que isso, ser bilíngue também traz benefícios para uma mente mais saudável

Sim, isso mesmo. Se tornar bilíngue é uma excelente maneira de deixar a mente mais saudável, ativa e exercitada, quase como um músculo. Pensando nisso, hoje nós viemos falar com você sobre os benefícios de uma mente bilíngue. 

Melhora na concentração  

Aprender um novo idioma, como o inglês por exemplo, permite que você tenha mais controle emocional e melhore sua concentração. Ou seja, uma mente bilíngue é capaz de processar melhor informações, tornando mais fácil o aprendizado não só de outras línguas, mas também de outras habilidades em geral. 

Por exemplo: quando uma pessoa se torna bilíngue, ela aumenta suas chances de se concentrar mais em uma aula ou palestra, por exemplo. Sendo assim, aprender inglês pode ser uma ótima ideia para quem tem dificuldade em focar em algo específico. 

Mais facilidade na resolução de problemas 

Jubin Abutalebi, um neuropsicólogo da Universidade de San Raffaele, disse em uma entrevista à BBC que é possível identificar bilíngues em meio a outras pessoas somente observando imagens escaneadas de seus cérebros. 

Segundo a reportagem, pessoas bilíngues apresentam uma quantidade maior de massa cinzenta no córtex cingulado anterior. Essa ‘massa cinzenta’ funciona da mesma forma que um músculo: quanto mais se usa, maior e mais flexível ela fica. 

Isso acontece porque o cérebro de uma pessoa bilíngue passa por desafios constantes e precisa fazer um certo esforço para reconhecer e negociar significados do segundo idioma. Isso faz com que a capacidade de associação e habilidades de solucionar problemas e improvisar em diferentes situações melhore. 

Retarda sintomas de problemas neurológicos 

Aprender inglês e ter uma mente bilíngue também pode retardar sintomas advindos de problemas neurológicos, como o Mal de Alzheimer. Sim, isso mesmo! 

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de York, no Canadá, pessoas bilíngues com tendência a desenvolver o mal de Alzheimer demoraram entre 4 e 5 anos a mais para apresentar os sintomas da doença quando comparados a pessoas que falam apenas um idioma. 

Isso significa que ser bilíngue não só previne sintomas, mas ajuda a retardar os efeitos da doença. Isso porque a demência, por exemplo, afeta certas partes do cérebro, e pessoas bilíngues acabam compensando os danos porque tem uma massa cinzenta extra desenvolvida através do aprendizado de um novo idioma. 

Auxilia na memória 

Além de desenvolver mais facilidade na concentração, mentes bilíngues também tem sua memória fortalecida. Isso significa que pessoas que aprendem mais de um idioma, encontram mais facilidade em lembrar de coisas que viram e aprenderam ao longo da vida, por exemplo. 

Isso acontece porque o exercício de se testar e se desafiar aprendendo um novo idioma  e novas palavras faz com que a memória seja “aguçada”.  

Aumento na autoestima 

Pessoas bilíngues também sentem benefícios na autoestima. Isso porque aprender um novo idioma e conseguir se comunicar com pessoas de outras partes do mundo aumenta as possibilidades de socialização e traz mais confiança. Além da capacidade de aprender novas habilidades, pois pessoas bilíngues têm mais vantagens inclusive ao aprender novos idiomas. 

Então, pessoas bilíngues são mais inteligentes?

Apesar dos benefícios que ser bilíngue traz para a mente de uma pessoa, isso não significa que ela é ou será mais inteligente que as pessoas à sua volta. Isso significa apenas que seu cérebro será mais ativo e saudável, a partir do exercício e esforço mental que o cérebro faz para aprender uma nova língua, como o inglês. 

Esses benefícios também ocorrem com quem aprende inglês depois de adulto? 

Sim, com certeza! Não existe uma idade certa para aprender inglês ou qualquer outro idioma. Na verdade, o tempo certo é quando você está pronto e com vontade de aprender! Sendo assim, não importa se você tem 10, 20 ou 60 anos, aprender inglês ainda será uma boa ideia e trará ótimos benefícios para sua saúde. 

E aí, o que você achou? Pronto para aprender inglês de uma vez por todas e se tornar bilíngue? Conta pra gente nos comentários! 

Lembrando que além de dicas como essa, a TopWay também oferece uma metodologia de ensino focada na imersão total no inglês, onde os alunos interagem com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui