Dicas 12 de Março de 2019

Hábitos saudáveis que ajudam a salvar o planeta - 5 passos para mudança

Sustentabilidade é questão de necessidade: comece por você!

Toda mudança parte de um começo, um primeiro passo. E a gente sabe que é difícil mudar as coisas que nos deixam confortáveis e que são - principalmente - práticas.

Mas esse artigo é sobre como pequenas mudanças nos nossos hábitos podem nos trazer uma vida mais saudável e, ao mesmo tempo, ajudar o planeta causando menos impacto negativo na natureza.

A sustentabilidade é um dos valores que a TopWay persegue. Seja nas nossas Roxinhas - apelido carinhoso que damos às nossas Escolas <3 - ou até mesmo na abordagem das nossas aulas e eventos. 

Por isso, a gente acha importante passar para vocês um pouquinho daquilo que buscamos viver diariamente. Topa dar start na mudança?
São os primeiros 5 passos, a gente tem certeza que a partir daqui muitos outros vão surgir. 

1- Desembale menos, descasque mais 

No corre corre do dia a dia é comum a gente buscar soluções práticas para nossas necessidades mais básicas como alimentação. As prateleiras dos supermercados estão repletas de opções rápidas para isso.

Porém, procure fugir dos alimentos ultraprocessados e congelados: além de serem um veneno para sua saúde, sua produção em larga escala prejudica o meio ambiente. Por isso prefira alimentos naturais: temperos, frutas, verduras… Quanto mais natural for, melhor!    

2- Faça sua hortinha

Ainda melhor que comprar alimentos naturais, é a possibilidade de produzir os seus. De forma orgânica e sustentável, ter sua própria horta é uma maneira de economizar dinheiro e ter a segurança e saber a procedência do alimento.

Além da necessidade de espaço físico, ter sua própria horta pode parecer uma opção difícil e que requer cuidados especiais para plantar, manusear e cuidar.

Porém, não se preocupa em ter uma ampla variedade de cultivos, comece por temperos simples como pimenta ou alecrim.
 
3- Vá de bike

As grandes metrópoles e também as cidades de porte médio têm se preocupado muito com a questão da mobilidade urbana e por isso readequado suas vias para incentivar o uso de bicicletas.

Não à toa a preferência de bicicletas do que carros tem crescido nos últimos anos. É uma opção barata em frente ao valor dos combustíveis fósseis, ela não polui o ar. Além disso, ainda é uma atividade física eficaz.

4- Prefira escadas ao invés de elevador/escadas rolantes

Se você está focado(a) na dieta e quer deixar a preguiça de lado: evite o uso dos elevadores ou escadas rolante e, dessa forma, economize energia.
 
5- Consuma menos carne

Você sabia que a produção de carne em escala global é um dos principais causadores do efeito estufa?

E mais, durante o processo são consumidos milhares de litros de água e também, muitas vezes, é necessário desmatar florestas em razão da necessidade de área de pastagem para o gado.

Por isso, é preciso repensar o consumo de carne em busca de um melhor equilíbrio com a natureza. 

Seja o aprendizado de um novo idioma, um novo estágio ou emprego, a mudança para uma nova cidade ou simplesmente adquirir um novo hábito saudável… Não importa, o que vale mesmo é dar o primeiro passo e começar!

Bye bye, see you soon and Go Green!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui