Séries e Filmes 18 de Novembro de 2019

10 documentários sobre o meio ambiente para você assistir

Confira nossa lista com 10 documentários sobre o meio ambiente para você assistir, refletir e aproveitar para dar uma turbinada no seu inglês

Vivemos em um momento onde a preocupação com o meio ambiente tem ganho espaço em debates públicos, políticos, além de filmes, documentários, etc. Por isso, hoje nós separamos alguns documentários em inglês que falam sobre a importância de preservar o meio ambiente para você assistir, refletir e aproveitar para dar uma turbinada no seu inglês. 

Lembrando que tanto filmes, quanto séries e documentários são ótimas ferramentas para aprender inglês. Eles nos ajudam na aquisição de vocabulário e a desenvolver melhor nossa capacidade de escuta, além de ser uma ótima maneira de aprender inglês através de uma atividade que não envolve exercícios gramaticais, etc. 

Confira nossa lista: 

1)  The 11th Hour / A Última Hora (2007) 

O Leonardo DiCaprio, além de ser um ótimo ator, é também um ambientalista. Em The 11th Hour ele entra em cena para falar sobre as ameaças em relação ao meio ambiente. O documentário foi lançado em 2007 e mostra diversos impactos dos seres humanos no planeta como o aquecimento global, esgotamento dos habitats dos oceanos, desmatamento e uma série de tragédias que atingem o planeta todos os dias. 

O documentário tenta chamar atenção para diversos pontos que a sociedade pode melhorar para tentar reverter o estrago feito no planeta e traz entrevistas com os mais renomados cientistas para esclarecer questões importantes sobre o assunto. 


2) Before the Flood / Seremos história? (2016) 

Em 2016, 9 anos depois de The 11th Hour, Leonardo DiCaprio voltou com a produção de um documentário sobre o meio ambiente em parceria com a emissora National Geographic. Before the Flood acompanha 3 anos de viagens do DiCaprio, nomeado na ocasião como mensageiro da paz pela ONU. Ele busca respostas sobre as mudanças climáticas e mostra as consequências das ações humanas no planeta. 

O documentário traz várias personalidades como Barack Obama e Papa Francisco para debater sobre o assunto e é uma ótima oportunidade para assistir e refletir sobre nossas próprias ações. 
 
3) Sustainable /Sustentável (2016) 

Sustainable lançado em 2016 pela Netflix faz uma reflexão sobre o modelo de produção da agricultura industrial, mostrando as consequências ambientais, econômicas e sociais a respeito das ações da indústria. 
O documentário é protagonizado pelo chef Rick Bayless e por fazendeiros que nos apresentam o movimento por comida sustentável e como essa pode ser uma alternativa para mudarmos nossa alimentação.  


4) The Cove / A Enseada (2009) 

Lançado em 2009, The Cove relata a história documentada pelo antigo fotógrafo da National Geographic, Louis Psihoyos, que retrata como os golfinhos são caçados, massacrados e explorados em espetáculos. 
The Cove foi o grande vencedor do Oscar de 2010 como melhor documentário e com certeza irá te fazer refletir sobre a exploração de animais para satisfazer as vontades do homem. 

5) Catching the sun (2015) 

Catching the sun, lançado em 2015, é focado no setor de energias renováveis e mostra a explosão da indústria de energia solar sob diversos cortes e perspectivas. O documentário mostra de uma maneira simples o esforço  de equilibrar questões ambientais, econômicas e sociais. 
É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da história dos painéis de energia solar criados lá na China e suas consequências para o planeta. Catching the sun está disponível no catálogo da Netflix. 

6) Trashed - Para onde vai nosso lixo (2012) 

Trashed - Para onde vai nosso lixo lançado em 2012 é um verdadeiro alerta sobre como não só os governos como nós, pessoas, não nos importamos com o destino do lixo que nós mesmos produzimos. 
Ele traz alternativas de como podemos melhorar e reverter a situação do lixo no mundo e nos lembra: Só temos um planeta e não existe jogar fora, sendo assim, precisamos evitar que a Terra se torne uma grande lixeira. 

7)  Earth (2007) 

Lançado em 2007, Earth retrata a realidade de criaturas selvagens como os ursos que precisam atravessar o gelo que está derretendo em busca de comida, elefantes e seus filhotes que precisam enfrentar uma jornada em busca de água, e as baleias que precisam proteger seus filhotes durante a migração. 

Ele inicia sua história no Ártico, em janeiro de um ano, e termina em dezembro no extremo sul da Antártica, apresentando no meio desse período de tempo as jornadas dos animais e seus habitats. 

8) The True Cost (2015) 

The True Cost é um ótimo documentário para quem se interessa pela indústria da moda e seus impactos na sociedade. Ele abrange questões ambientais, sociais e econômicas e apresenta a ligação entre a pressão de consumidores da alta-costura e a exploração de trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas ao redor do mundo. Ele demonstra, de maneira bem forte e impactante, os impactos da indústria da moda baseada em lucro e exploração.  

9) A Plastic Ocean / Oceano de Plástico (2016) 

Recentemente fomos bombardeados de imagens que nos mostraram tartarugas confundindo plástico com alimento, certo? Inclusive, imagens essas que incentivaram a criação de diversos projetos que buscam diminuir o consumo de canudos e copos plásticos na sociedade. 

Bom, relembramos isso exatamente porque o documentário A Plastic Ocean mostra como os plásticos, uma vez que chegam nos oceanos, se transformam em partículas que entram na cadeia alimentar, dificultando a vida de milhares de seres marinhos. 
A melhor parte desse documentário é que, além de registrar o impacto do plástico na vida marítima, apresenta soluções efetivas (com base científica) para o problema. 

A Plastic Ocean disponível no Youtube Movies e no catálogo da Netflix. 
 
10) Cowspiracy - O Segredo da Sustentabilidade (2014) 

De forma bem clara, o documentário Cowspiracy lançado em 2014 mostra como a agropecuária intensiva acaba dizimando os recursos naturais do planeta, causando desmatamento, desperdício de água, efeito estufa, e tantas outras consequências.
Além disso, somos expostos a algumas informações de porque grupos e organizações ambientalistas sentem medo de falar sobre o assunto.  
E aí, o que você achou das nossas indicações? Pronto para assistir alguns documentários dessa lista e aproveitar para dar um up no seu inglês? 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui