Dicas 5 de Maio de 2017

Afinal, como melhorar a conversação em inglês?

Quanto melhor for a sua comunicação em inglês, mais vantagens chegarão até você. Se esse ainda não é o seu ponto forte, descubra a seguir algumas maneiras de progredir!

A habilidade de falar inglês pode ser considerada imprescindível para o sucesso na sua vida profissional. No entanto, saber uma segunda língua traz benefícios que vão além dos ganhos para a carreira ou os estudos: é uma ferramenta que pode mudar a sua forma de ver a vida.

Dessa forma, quanto melhor for a sua comunicação em inglês, mais vantagens chegarão até você. Se esse ainda não é o seu ponto forte, descubra a seguir algumas maneiras de progredir!

Não tenha medo de errar
Muitas vezes, o que mais bloqueia o aprendizado é o excesso de timidez ou o perfeccionismo do aluno. Essa situação é bastante comum, mas pode ser trabalhada para que a conversação em inglês se torne cada vez mais natural.

Dessa forma, quando surgir uma oportunidade de praticar o idioma, não exija tanto de si mesmo e esteja sempre ciente de que o erro faz parte do processo. Transmitir uma mensagem ao seu ouvinte é mais importante do que cometer pequenos deslizes — que ficarão para trás com a prática constante.

Não se preocupe com o sotaque
Outro fator que costuma impedir a conversação é a vergonha de falar com sotaque. Porém, não há motivos para tanta preocupação, já que os falantes nativos da língua costumam ser muito compreensivos com quem está aprendendo a se comunicar.

Além disso, a regionalidade é algo que não precisa ser ocultado. Desde que as nuances não impeçam a comunicação, pequenas diferenças de entonação podem ser consideradas até charmosas.

Treine sempre que puder
A chave para melhorar a conversação é, sem dúvida, a prática. Use todas as chances a seu favor, principalmente na escola de idiomas, quando existe a oportunidade de ser avaliado e receber críticas construtivas.

Mas não se limite a essas situações. Se for possível, aproveite a visita de algum amigo estrangeiro e treine a conversação, ou participe de comunidades online em inglês que reúnam pessoas com interesses em comum aos seus. Existem diversas oportunidades para praticar, por isso, quando chegar o momento, esteja aberto a tentar e se surpreenda com sua evolução ao longo do tempo.

Assista a séries e filmes no idioma original
Uma ótima maneira de se familiarizar com o inglês é ter contato com a língua falada no dia a dia, o que inclui gírias e expressões que normalmente não são comuns em livros e apostilas didáticas.

Por isso, os filmes e séries são muito recomendados para incrementar o vocabulário, aumentar a compreensão oral e, consequentemente, a conversação. Em um primeiro momento, escolha algum filme que você já assistiu e conhece a história para facilitar a compreensão. Com o tempo, amplie o repertório e se aventure por temas diferentes para aprender cada vez mais.

Ensine o que você sabe
Quando você precisa transmitir o seu conhecimento, seu cérebro reúne todas as informações sobre determinado assunto e as apresenta de forma organizada. Esse processamento ajuda a reter o aprendizado e também te torna mais hábil na conversação.

Se essa possibilidade te intimida, que tal considerar explicar alguns termos e expressões para crianças? Elas costumam ser bem receptivas e ficam felizes ao receber dicas.

Ao seguir esses passos seu avanço será notável. É claro que todo aprendizado leva algum tempo para ser implementado, mas com persistência e dedicação, seu esforço trará os resultados esperados.

Se você achou essas dicas sobre conversação em inglês interessantes, deixe seu comentário e compartilhe com a gente o que você faz para melhorar suas habilidades!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui