Intercâmbio 15 de Janeiro de 2020

8 mitos sobre intercâmbio

Separamos alguns mitos sobre intercâmbio para conversar com você

Você tem vontade de fazer intercâmbio para aprender inglês mas desanima quando escuta alguém falando sobre o assunto por aí? Então se liga só: hoje nós resolvemos trazer alguns mitos sobre o intercâmbio que assustam muita gente para você não desistir desse sonho e partir para o exterior para aprender inglês. Confira: 

1) Não existe bolsa 

Esse é um dos mitos sobre intercâmbio mais famosos! Mas, na verdade, existem muitas oportunidades de bolsas concedidas por mérito, necessidade financeira ou até mesmo por conhecimentos específico. Você pode conseguir bolsas em Universidades e buscar informações nos sites para entender como funcionam os cadastros.  

2) Intercâmbio é muito caro 

Outro mito sobre intercâmbio! Na realidade, o investimento do intercâmbio varia muito para o tipo e localização do programa. Por isso você não pode acreditar na ideia de que é algo muito caro. Dependendo do seu poder aquisitivo, você pode escolher por programas e locais mais baratos, ou então escolher por fazer intercâmbio em países como  Irlanda, Nova Zelândia, Austrália ou Canadá onde é permitido que intercambistas trabalhem legalmente. Assim você consegue obter um retorno financeiro do seu investimento. 

3) Precisa saber inglês 

Você não precisa ser fluente em inglês (ou em outro idioma) para fazer intercâmbio. Isso porque há uma variedade de tipos de intercâmbio bem grande, e entre eles está o intercâmbio de idiomas, onde você vai para determinado país exclusivamente para aprender uma nova língua. Você só precisa saber inglês para determinados tipos de intercâmbio como Au Pair ou em intercâmbios para trabalho. 

4) Atrasa os estudos 

Muitas pessoas acham que fazer intercâmbio durante o ensino médio ou graduação é ruim por atrasar os estudos. Mas, na verdade, dependendo apenas de planejamento, você consegue garantir que todos os créditos cursados durante o período de intercâmbio sejam aceitos por sua escola ou universidade. Ou seja: não precisa se preocupar, apenas planejar bem seu tempo no exterior. 


5) É mais fácil ir depois da graduação ou depois do ensino médio 

Trouxemos essa ideia como mito porque não existe um tempo “certo” para participar de um programa de imersão e nem um momento “fácil”. Tudo depende do seu nível de maturidade para deixar sua vida no país de origem, sua família, amigos e rotina para construir algo em outro lugar. Se para você esse momento chegar durante o ensino médio ou durante a vida adulta, tudo bem. Isso é algo bem pessoal e depende apenas de uma análise bem profunda de si mesmo para definir se é a hora certa ou não. 


6) Ninguém estuda no intercâmbio 

Muitas pessoas também acreditam que intercâmbio é desculpa para curtir, ir a festas e viajar. A verdade é que você pode fazer tudo isso, mas o mais importante é vivenciar novos costumes, novas experiências, amadurecer e desenvolver responsabilidades enquanto estuda (se o programa de intercâmbio for de estudos, claro). 

 7) É muito burocrático 

Também acredita-se que fazer intercâmbio é algo que envolve muita burocracia. Mas, tudo depende. Cada país tem suas regras específicas para imigração e, por isso, alguns processos podem ser mais trabalhosos do que outros. Inclusive, para facilitar o seu processo de intercâmbio e todo esse processo de documentações, você pode contar com a ajuda de um despachante e ou de uma agência de intercâmbios. 

8) É apenas para jovens 

Como já alertamos anteriormente, não existe uma idade certa para fazer intercâmbio. Então, não acredite quando disserem que esse tipo de programa é apenas para jovens. Existem tipos de intercâmbio e cursos para todos os tipos de perfis, necessidades e idades. Existem inclusive, programas de intercâmbio voltados para pessoas com mais de 50 anos que querem aproveitar seu tempo livre aprendendo algo interessante no exterior. Como dissemos antes: tudo depende de você se sentir pronto para essa aventura. 

E aí, o que você achou? Ficou mais tranquilo em relação ao intercâmbio agora? Conta pra gente nos comentários! 
Lembrando que, além de conteúdos como esse, a TopWay oferece um método de ensino da língua inglesa através da imersão, perfeito para quem quer aprender inglês com eficiência antes de viajar para conhecer o mundo ou fazer um intercâmbio. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui