Business 4 de Dezembro de 2019

7 dicas sobre investimento

Algumas dicas para você que quer começar a investir

Quando se quer investir, sempre surgem diversas dúvidas e inseguranças, principalmente para quem não está acostumado a lidar com dinheiro ou a liderar um negócio. Pensando nisso, hoje nós separamos algumas dicas para você que está começando a investir ou pretende abrir seu próprio negócio em breve. Confira: 

1) Tenha um planejamento financeiro 

Antes mesmo de escolher o segmento onde você irá investir ou que tipo de negócio irá abrir, você precisa ter em mente a necessidade de ter um bom planejamento financeiro. Isso irá garantir que você tenha um mapeamento de suas finanças com um controle de saídas e entradas de seu orçamento. 

Para um bom planejamento você pode optar por planilhas ou aplicativos. Assim, você pode anotar todos seus gastos, inclusive o cafezinho de cada dia. Dessa forma você observa quais gastos são supérfluos e que podem ser cortados, gerando oportunidades de economia. 

Dica extra: é bom que você tenha sempre em mente a palavra chave: planejamento. Ela irá te ajudar em diversos aspectos e não só na área financeira. 
 
2) Paciência e disciplina são indispensáveis 

Talvez seja difícil de seguir essa dica, mas tenha ela sempre em mente. Você irá precisar de muita paciência e disciplina se quiser entrar no mundo dos investimentos. Paciência para entender que, investimentos em renda fixa, mesmo com ótimas taxas de rentabilidade, não irão trazer riquezas e lucros da noite para o dia. 

Disciplina para ter controle de si mesmo e evitar tomar decisões impulsivas. Por mais que bata aquela vontade, quando estamos investindo, nós não podemos sair gastando todo o dinheiro sem pensar no futuro que nos aguarda. Ter disciplina na hora de fazer um investimento ou para gerir um negócio faz com que os nossos sonhos e objetivos fiquem cada vez mais perto. 

Por isso, não esqueça: paciência e disciplina são indispensáveis. 

3)  Faça uma reserva de emergência

Já ouviu falar em reserva de emergência? Não? Reserva de emergência é uma quantia de dinheiro que você separa para usar em situações inesperadas, quando imprevistos acontecem. Como todo bom investidor, você precisa estar sempre preparado para eventualidades, principalmente porque a gente não sabe o dia de amanhã, certo? 
Não existe um número certo ou uma receita de bolo, mas alguns especialistas recomendam que investidores tenham em média o suficiente para seis meses de gastos. Mas tudo vai depender do quanto você acha necessário guardar para o seu tipo de negócio. A reserva de emergência serve para trazer mais tranquilidade financeira. Mas, não esqueça da disciplina. 


4) Priorize seus investimentos e gastos 

O foco e os pensamentos do investidor precisam estar sempre no futuro. Por isso, é preciso sempre priorizar os investimentos e os gastos necessários para não precisar lidar com situações difíceis no futuro. Infelizmente, quando se quer investir, é necessário abrir mão de algumas coisas e talvez até mudar um pouco o padrão de vida. 


5) Tenha metas a curto, médio e a longo prazo 

Se você tiver objetivos bem definidos, terá mais motivação para seguir acreditando em você mesmo. Por isso, é importante ter metas a curto, médio e longo prazo para que você saiba onde quer chegar em 5, 10, 20 anos. É mais fácil chegar quando se sabe para onde está indo, certo? 

Sendo assim, quando estiver começando a investir ou abrir o seu negócio, se pergunte quais são suas metas e objetivos: Onde você quer estar daqui uma ou duas décadas? Como você quer que seu negócio esteja? Coloque as respostas em um papel e tenha foco!

 
6) Busque sempre aprender 

O conhecimento é fundamental para quem está investindo ou pretende investir. Por isso, separe alguns momentos do seu dia a dia para aprender mais sobre investimento, para ler um pouco sobre o mercado financeiro e como aumentar seus lucros. Acompanhe seu blog de empreendedorismo e investimentos favorito e se prepare para as mais diversas situações. Além do mais, conhecimento nunca é demais. 


7) Invista em uma franquia 

Através de uma franquia, você tem a certeza de estar investindo em um tipo de negócio testado, que funciona e conta com toda a experiência da franqueadora para lhe dar o devido suporte para treinamento de funcionários e tirar dúvidas sobre o mercado. 

E se você busca lucro e segurança, não há nada melhor do que investir em um mercado estável e consolidado. 

Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, mesmo em momentos de crise econômica, o mercado de franquias segue estável, crescendo independente dos problemas enfrentados pela economia. 

Inclusive, em 2017, o mercado de franquias faturou nada mais nada menos do que R$ 163 bilhões, tendo um crescimento de 8,1% em relação a 2016. E esse número segue crescendo ano após ano, como você pode conferir no próprio site da ABF.  

Se ficou interessado, venha conhecer a TopWay. Além disso, a TopWay English School é uma rede de escolas de inglês fundada em 2004, iniciando seu processo de expansão em 2007 e hoje conta com 35 unidades espalhadas em todo o sul do país. 

A TopWay também oferece uma equipe de suporte formado por uma equipe de especialistas em todas as áreas do negócio, permitindo que os franqueados tenham todo o apoio necessário para extrair o melhor resultado de suas operações. 

Além de, é claro, um suporte quanto à Gestão do Negócio, uma agência de Marketing Digital própria com expertise no segmento de educação, acompanhamento na fase de implementação da franquia, plataforma de capacitação e treinamento para franqueados e colaboradores, com formatos de franquia para pequenos e grandes centros. 

Inovar para surpreender as expectativas de nossos alunos faz da TopWay uma excelente empresa e uma ótima oportunidade de negócio. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui