Business 2 de Abril de 2020

Abrindo uma franquia: 7 passos para fugir de furadas

Confira algumas dicas para não cair em ciladas ao investir em uma franquia

Muitos empreendedores de primeira viagem têm prestado atenção no desempenho positivo que o setor de franquias tem apresentado nos últimos anos e permanece lucrando mesmo em momentos de crise financeira. Isso porque uma franquia conta com toda a experiência da franqueadora, que ajuda a pensar em um bom ponto comercial, treinamento de funcionários, padronização de produtos, etc.

E se você não sabe o que é uma franquia, nós te explicamos: Uma franquia empresarial é o sistema pelo qual o Franqueador concede ao Franqueado, o direito de uso da marca ou patente, tecnologia, modelo de operação e administração do negócio mediante uma remuneração periódica sem que haja vínculo empregatício entre as partes.

Apesar de a maioria das redes de franquia serem negócios seguros e confiáveis, sempre existem negócios arriscados onde você não deveria, de jeito nenhum, investir seu dinheiro. Por isso hoje nós reunimos algumas dicas para você que quer abrir uma franquia e tem medo de cair em ciladas. Confira: 

1) Analise a sua situação financeira 

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual a sua capacidade de investimento financeiro e de tempo. Verifique se você tem dinheiro suficiente para investir na franquia além do capital necessário para manter você e sua família durante os primeiros meses de operação da empresa, levando em consideração o tempo que o negócio irá precisar para dar retorno e lucro efetivo.

É de extrema importância que você calcule os recursos do investimento total na franquia, reserve dinheiro para capital de giro e um valor para pagar os direitos da franqueadora. Isso irá evitar que você se desorganize financeiramente e acabe aceitando empréstimos que irão arruinar qualquer negócio que você tente abrir. 

2) Faça uma autoanálise 

Além disso, você também pode (e deve) fazer uma autoanálise e autocrítica em relação ao negócio em que você irá investir. Para isso, se faça algumas perguntas como: Você já teve experiência em algum negócio próprio? Você sabe liderar e se relacionar com as pessoas? Você está ciente do esforço necessário para fazer esse negócio dar certo? Você está disposto a seguir os padrões propostos pelo Franqueador? As respostas para essas perguntas com certeza irão clarear muita coisa em sua mente e evitar muitos problemas. 


3) Conheça os outros franqueados da rede

Converse com os Franqueados da rede, eles irão lhe ajudar nesta escolha. Mesmo que você não conheça muito bem a marca ou até mesmo, não tenha experiência no segmento do negócio.

4) Não escolha um segmento por "moda" e sim por reputação

Se preocupe com reputação. No universo empresarial, a reputação de uma marca é tudo. Além disso, se preocupe se a franqueadora aparecer demais e investir muito em marketing mas não apresentar dados financeiros que indiquem ser uma boa ideia abrir uma franquia. 

5) Esclareça todas as suas dúvidas 

Nunca, jamais, em hipótese alguma assine um contrato sem esclarecer todas as suas dúvidas antes. Guarde essa dica porque ela vai fazer com que você evite muitas e muitas situações indesejadas. Entenda bem o tipo de contrato que você está assinando, peça esclarecimento de todas as questões para a franqueadora, quais as taxas cobradas, prazo de retorno do investimento, etc. Você precisa ter certeza e clareza daquilo que está fazendo. 

6) Seja racional 

Quando se trata de investimento e abertura de franquia, você não pode fazer nada por impulso. Por isso seja o mais racional possível, analise o negócio e lembre-se que você que você estará investindo as suas economias para que isso dê certo. 

7) Conheça as franquias TopWay 

A TopWay English School foi fundada em 2004 na cidade de Pelotas/RS com o propósito de revolucionar o ensino da Língua Inglesa, permitindo com que o aluno atinja a fluência no idioma através de uma metodologia altamente imersiva, comunicativa, dinâmica, e tecnológica.


Desenvolvemos e testamos um modelo de negócio de sucesso que nos possibilitou em 2007 alavancar o nosso plano de expansão através do franchising. Hoje a rede conta com 35 unidades espalhadas em todo o sul do país e conta com um ótimo plano de expansão. 
Nosso time de suporte é formado por uma equipe de especialistas em todas as áreas do negócio, permitindo que nossos franqueados tenham todo o apoio necessário para extrair o melhor resultado de suas operações.


Oferecemos suporte quanto à Gestão do Negócio, uma agência de Marketing Digital própria com expertise no segmento de educação, acompanhamento na fase de implementação da franquia, plataforma de capacitação e treinamento para franqueados e colaboradores. Além de diferentes formatos de franquia para pequenos e grandes centros. 

 

Inovar para surpreender as expectativas de nossos alunos faz da TopWay uma excelente empresa e uma ótima oportunidade de negócio. 

 

E aí, ficou interessado? Entre em contato com o Departamento de Expansão através do e-mail franquia@topwaynet.com.br ou se preferir, através do WhatsApp (53) 99129-6368.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui