Cultura

13 de Outubro de 2017

Tire já suas dúvidas sobre os principais certificados de inglês

Conheça os principais certificados internacionais de inglês e as características de cada um neste post.

Saber falar inglês é muito importante, seja para o sucesso no trabalho, estudos, para intercâmbios ou viagens de turismo. Dominar o inglês como segundo idioma permite a qualquer um abraçar o mundo! Entretanto, em algumas situações, saber falar o idioma não basta para comprovar o conhecimento da língua inglesa. Por isso existem os certificados de inglês!

Eles são normalmente exigidos como pré-requisito para estudar em países de língua inglesa, para alguns cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) no Brasil, para professores e até por empresas para selecionar candidatos para determinados cargos, tanto aqui quanto no exterior.

Relacionamos abaixo os principais certificados internacionais de inglês e as características de cada um. Acompanhe:

 

FCE, CAE e CPE

Os exames da Universidade de Cambridge são reconhecidos em todo o mundo e não possuem prazo de validade. O nível de dificuldade é dividido em três exames: FCE, CAE e CPE. Nesses exames, serão observados a proficiência do aluno em língua inglesa em todas as habilidades.

FCE é a sigla para First Certificate in English. Esse certificado busca comprovar que o aluno sabe se comunicar em inglês (escrever e falar) para aqueles que precisam usar o inglês para os estudos e trabalho. O FCE é realizado em cerca de 2.700 locais autorizados em todo o mundo. Há duas versões da prova: em papel e no computador.

Para quem já tem um nível de inglês mais avançado, é válido que faça o CAE, Certificate in Advanced English. O CAE é mais complexo e agrega mais valor aos estudantes que querem seguir uma profissão que se utiliza a língua inglesa diariamente. O mesmo vale para mestrado e doutorado sanduíche, por exemplo.

Já o CPE, Certificate of Proficiency in English, é o exame mais conceituado e "importante" para os estudantes que querem comprovar a sua proficiência na língua inglesa. Não existe um certificado mais alto que o CPE. Para quem busca ser professor de inglês, por exemplo, o CPE é altamente recomendado.

 

IELTS

IELTS é a sigla para International English Language Testing System. O teste é realizado no Brasil pelo British Council em 16 cidades uma vez por mês.

É a certificação internacional utilizada para comprovar a comunicação em inglês exigida para imigração e visto de países de língua inglesa.

O certificado do IELTS também não possui uma data de validade, mas é recomendado que seja refeito pelo menos a cada dois anos, uma vez que muitas instituições dão preferência para candidatos que tenham realizado esse exame de proficiência recentemente.

No IELTS, o candidato terá que se preparar para 4 provas: interpretação oral, redação, interpretação de texto e conversação.

 

TOEFL

TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language. O exame é da ETL, uma organização norte-americana de pesquisas educacionais, e tem validade de 2 anos e meio.

O exame avalia o conhecimento em inglês do candidato nas habilidades 4 habilidades: speaking, reading, listening e writing. A prova, realizada no computador em locais autorizados, tem duração total de 4 horas.

De acordo com a ETS, o teste é reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e empregadores em diversos países.

 

Certificados de inglês para processos de imigração

Alguns certificados internacionais são exigidos até mesmo em processos de imigração para países de língua inglesa. Ser aprovado nesses exames garante que a pessoa consiga diversas oportunidades lá fora, tanto para estudos quanto para trabalho.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre os principais certificados internacionais de proficiência em inglês? Curta nossa página do Facebook, compartilhe nossos posts e fique por dentro de tudo relacionado ao ensino da língua inglesa!