Empreendedorismo

14 de Agosto de 2019

5 dicas para administrar seu tempo de forma produtiva

Saiba como produzir mais com menos tempo com essas 5 dicas infalíveis

No mundo dos negócios, a expressão popular “tempo é dinheiro” é uma realidade que os empresários precisam equacionar nas suas empresas para conseguir fazer do tempo um aliado poderoso para tornar seus empreendimentos mais lucrativos e rentáveis.                                
Hoje, num mundo altamente veloz e acelerado, a gestão da agenda tornou-se um dos maiores desafios para organizarmos nosso dia a dia e encontrarmos  tempo para cumprir todas nossas atividades: profissionais ou pessoais. 

Por isso é preciso administrar o relógio com perspicácia e criatividade.  Neste post vamos te mostrar 5 dicas para organizar o tempo de forma produtiva, confira:
 
1.    Escolha 3 prioridades para o dia e persista até concluí-las
    
Não adianta fazer listas gigantes de tarefas para o dia se sabemos que é impossível resolver tudo. Reflita com calma e planeje as atividades com antecedência, dessa forma você terá maior controle e saberá quais são as atividades prioritárias (aquelas que precisam mesmo serem finalizadas!). 

Há ferramentas e softwares de organização que podem te ajudar, citamos aqui duas bem simples e fáceis de mexer: post-it e agenda.  Ao acordar, escreva num post-it três coisas que você deseja resolver naquele dia e persiga seu objetivo até a conclusão. Por sua vez, a agenda te auxiliará a ter uma visualização organizada das pautas do dia.

2.    Evite reuniões que podem ser resolvidas com um e-mail ou ligação

O erro mais comum no mundo dos negócios é perder tempo com reuniões improdutivas onde a conclusão é a marcação de uma nova reunião, nos fazendo andar em círculos e perder o tempo que poderia ser usado para lazer e diversão. 

Se pergunte a real necessidade da reunião e verifique se o tema proposto não pode ser resolvido através de um e-mail ou uma ligação. Caso seja imprescindível o encontro: seja claro e objetivo e tome nota do que foi discutido para poder dar andamento às atividades de maneira eficaz.

3.    Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefa é essencial no mundo moderno, porém é preciso ter cuidado ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ao desempenhar muitas atividades ao mesmo tempo, corremos o risco de não realizar nenhuma tarefa de forma satisfatória e o resultado é o retrabalho daquilo que já foi feito. Por isso a dica de ouro é: faça bem feito uma coisa de cada vez.

4.    Peça ajuda e divida as tarefas

Temos a tendência de centralizar em nós as informações daquilo que estamos fazendo e com isso perdemos a chance de contar com a ajuda de outras pessoas. Por isso é muito importante que sua equipe partilhe as atividades que estão desempenhando dentro dos seus escopos de trabalho, dessa forma é possível que haja cooperação entre os colegas e uma otimização do tempo. 

Pedir ajuda é fundamental e com isso todos têm a chance de aprenderem um pouco mais sobre outras áreas, tornando-os naturalmente multidisciplinares.

5.    Descansar é importante mas fuja da procrastinação

E por fim, a cereja do bolo: descanse! Mas saiba separar o descanso da procrastinação, que é o que fazemos quando começamos a “enrolar” para fazer aquele trabalho que está há dias na nossa mesa.

Para evitar a procrastinação, recomendamos a técnica de pomodoro, reconhecida por estimular o foco e a agilidade do nosso cérebro: ela consiste na divisão de fluxos de trabalho em intervalos de tempo (chamados de "pomodoro"), a cada ciclo de 25 minutos de trabalho descanse por 5 minutos e a cada 4 ciclos de 25 minutos, faça uma pausa longa de 30 minutos.  Dessa forma, alcançamos o equilíbrio entre o descanso e o trabalho.

Já deu para perceber que administrar o tempo pode ser mais fácil do que parece, basta que tenhamos foco, organização e planejamento. Gostou? Agora clica aqui e confere como o Tiago Nunes, nosso diretor, emprega com sabedoria essas dicas no seu dia a dia