Aprender Inglês 17 de Abril de 2023

Whatever, whenever, wherever: quando usar?

O inglês é cheio de palavras com escrita parecida que acabam por confundir quem ainda está aprendendo. É o caso de whatever, whenever, wherever. Sabe usar cada uma? Não? Então, chegou ao lugar certo!

As palavras whatever, whenever, wherever, however e whichever são resultado da união das "question words" (palavras interrogativas) what, when, where, how e which (o que, quando, onde, como e qual) e do advérbio "ever".

Cada uma é utilizada em momentos diferentes, mas elas têm algo em comum: sempre se encaixam em situações nas quais quem está falando não se importa – ou, pelo menos, não se preocupa tanto – com o resultado do que vai acontecer ou está acontecendo.

Aprender o significado e saber diferenciar cada uma dessas expressões é essencial para quem quer se aprofundar na língua, já que seu uso é bem comum tanto em filmes e séries quanto no cotidiano. Vamos juntos?

Qual a diferença entre "whatever", "whenever", "wherever"?

 

 

Whatever quer dizer "seja lá o que for", "wherever" pode ser usado como "seja lá onde for" e "whenever" substitui "sempre que".

Esses são os significados mais relevantes, mas as três palavras ainda podem ser usadas em outras situações. Antes de entender separadamente cada uma, vamos analisar algo que elas têm em comum.

Como você deve ter percebido, todas contam com uma estrutura parecida: uma "question word", aquelas que usamos para fazer perguntas, mais o advérbio "ever".

What + ever = whatever
When + ever = whenever
Where + ever = wherever

Existem outras que seguem o mesmo princípio:

How + ever = however
Which + ever = whichever

Essa união sempre dá o sentido de "não importa" para o "ever" relacionado com a question word usada.

Por exemplo, "whatever" se encaixa bem quando você quer dizer que "não importa o que", já "whenever" é "não importa quando" e assim por diante.

Palavras assim funcionam em vários contextos diferentes e podem ser traduzidas de muitas maneiras. Para facilitar, vamos mostrar exemplos de como e quando usar cada uma delas. Keep reading!

Como e quando usar "whatever", "whenever" e "wherever"?

Quando queremos expressar uma ideia ou situação que não é definida ou não importa muito, usamos essas palavras com o sentido de "o quê", "quando" e "onde", respectivamente.

Esses termos são usados em conversas entre nativos com frequência, por isso a importância de conhecer seu significado e, não só isso, mas de explorar contextos diferentes nos quais dá para aplicá-los, participando de um curso de inglês imersivo.

Em cursos assim, em que o inglês é utilizado 100% do tempo, o aluno tem uma experiência única, como se já estivesse em outro país. Vale a pena conferir, viu?

Agora, voltando às novas palavrinhas, como elas valem praticamente uma frase inteira no português, pode ser difícil de entendê-las no início, mas não se preocupe: vamos desconfundir.

Quando usar "whatever"?

Provavelmente a mais versátil de todas, você já deve ter ouvido ou lido muito "whatever" dito com o sentido de "tanto faz", mas ela tem muitos significados.

Essa palavra pode ser usada no lugar de "seja lá o que", "qualquer", "o que quer que", "independentemente de que", "qualquer", "não importa o que". Essa versatilidade toda faz de whatever uma ótima palavra para aumentar seu vocabulário.

Vamos ver um exemplo de cada uso?

1.  Sejá lá o que

 

I will buy whatever you choose. – Vou comprar seja lá o que você escolher.

 

2.  Qualquer

 

Take whatever bus that goes in that direction. – Pegue qualquer ônibus que vá para aquela direção.

 

3.  O que quer que

 

Whatever happens to him it's not your fault. – O que quer que aconteça com ele não é culpa sua.

 

4.  Independentemente de

 

They decided to stay whatever the outcome. – Eles decidiram ficar independentemente do resultado.

 

5.  Não importa o que

 

I will be with you whatever happens. – Eu vou estar com você não importa o que aconteça.

 

6.  Tanto faz

 

— Do you want chocolate or strawberry ice cream? 
Whatever, I like both flavors.

— Você quer sorvete de chocolate ou morango?
Tanto faz, eu gosto de ambos os sabores.

Próxima da lista!

Quando usar "whenever"?

 

 

Essa já é mais simples e tem apenas dois significados: pode querer dizer "sempre que" ou ser usado no lugar do "when" para dizer "quando" de uma maneira mais emocional.

 

1.  Sempre que

 

Talk to me whenever you need. – Converse comigo sempre que você precisar.

2.  Quando

 

Whenever did she learn to dance?! – Quando ela aprendeu a dançar?!

Está ficando mais fácil entender, né? Esperamos que sim! Agora é a vez do "wherever"!

Quando usar "wherever"?

Seguindo a mesma linha, "wherever" vai trazer o sentido de "onde quer que" ou "seja onde for". Confira alguns exemplos!

1.  Onde quer que

 

Wherever the party is, I will go. – Onde quer que seja a festa, eu vou.

2.  Seja onde for

 

She will move soon, but, wherever her new home is, I wish her the best. – Ela vai se mudar em breve, mas, seja onde for sua nova casa, eu desejo o melhor a ela.

Agora, quer deixar seu inglês mais requintado, digno de um "gentleman" ou de uma "lady"? Conheça o tal do "however"!

Quando usar "however"?

 

 

O however é um pouco diferente porque significa "no entanto" e também pode ser utilizado no lugar do "mas". É uma palavra mais formal, geralmente usada por pessoas com um nível de inglês mais elevado ou rebuscado.

1.  No entanto

 

I love this restaurant, however, it is very expensive. – Eu amo esse restaurante, no entanto, ele é muito caro.

2.  Mas

 

I’m loving the party so far, however, I need to leave. – Estou amando a festa até aqui, mas tenho que ir embora.

Quando não nos importamos com uma escolha, mas as opções são muitas, usamos o "whatever", já quando não temos tantas opções, o "whichever" é mais apropriado. Check it out.

Quando usar "whichever"?

 

 

O whichever é bem parecido com o whatever, podendo ser usado no lugar de "não importa qual" ou "qualquer um(a)" mas, assim como a palavra "which", cabendo melhor quando as opções às quais estamos nos referindo são limitadas.

1.  Não importa qual

 

Whichever gift you bought, he will like it. – Não importa qual presente você comprou, ele vai gostar.

2.  Qualquer um(a)

 

— Which color of t-shirts do you like most, red or black?
Whichever, as long as they fit me well.

— Qual cor de camisetas você mais gosta, vermelho ou preto?
Qualquer uma, desde que elas me sirvam bem.

Enfim, você finalmente conheceu várias maneiras de dizer que não está muito afim de alguma coisa ou que "tanto faz" e, "o que quer que aconteça" – "whatever happens" – mais um aprendizado foi agregado por aí!

E que tal aproveitar para colocar todo esse novo conhecimento em prática dentro de sala de aula ou estudando online e, ainda por cima, conferindo outros artigos do nosso blog?

A melhor escola de inglês está mais pertinho de você do que imagina, inclusive. A gente não vai contar qual é (risos), mas vamos deixar uma dica: como já diria Shakira, "whenever, wherever, we're meant to be together"!

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui