Aprender Inglês 1 de Junho de 2024

Guia completo sobre voz ativa e voz passiva em inglês

Nunca mais confunda voz passiva com voz ativa! A roxinha preparou um guia completo com exemplos que vai fazer você dominar o assunto de uma vez por todas.

A voz ativa (active voice) e a voz passiva (passive voice) são formas diferentes de escrever uma frase em inglês: a primeira nada mais é do que a construção tradicional que você usa todos os dias, enquanto a segunda inverte alguns termos para dar ênfase à consequência da ação ou a quem a sofreu , não em quem fez tudo acontecer.

Agora, se o assunto já é complicado na sua língua nativa, dá para imaginar o nervoso que muita gente passa para aprender a passive voice em inglês, né?

Mas, no final do dia, mesmo que você não use a estrutura com tanta frequência, as vozes gramaticais fazem parte da língua do Tio Sam e entendê-las é parte do seu progresso como estudante do idioma. 

É por isso que a roxinha caprichou neste guia para você nunca mais esquecê-las. Boa leitura!

O que é passive voice?

A passive voice ou voz passiva no inglês dá ênfase ao objeto da ação em vez do sujeito que a realiza, e isso quer dizer que a ordem natural de uma frase (sujeito + verbo + objeto) dá lugar a uma inversão que coloca o objeto em destaque na passive voice.

Qualquer estrutura da voz passiva fica assim: objeto + verbo + complemento (que geralmente envolve o sujeito).

Isso porque o foco, nesses casos, está no objeto da ação e na ação em si, e não em quem a executou. Aliás, a voz passiva costuma ser muito usada quando alguém quer falar de algo que aconteceu, mas não sabe quem causou a ação.

Para sair do “mundo das ideias” e tornar o assunto mais fácil, um exemplo cai bem, hein?

  • Active voice: The cat chased the mouse  – O gato perseguiu o rato.
  • Passive voice: The mouse was chased by the cat – O rato foi perseguido pelo gato.

No primeiro exemplo, cat é o sujeito, praticante da ação; chased é a ação e mouse representa o objeto, alvo da ação – literalmente! –, já no segundo caso, o mouse assume a função de sujeito, enquanto o cat troca de lugar e acaba na posição de objeto.

Percebe como o foco da mensagem mudou nas duas situações? Na voz ativa, o gato é o centro das atenções, enquanto o rato é que assume os holofotes na voz passiva da segunda sentença.

E qual é a diferença entre a voz passiva e ativa em inglês?

As frases na voz ativa são mais diretas e claras, já as frases na voz passiva são mais longas e um pouco mais complexas.

A voz ativa é muito utilizada no dia a dia e no inglês falado, sempre naquela ordem tradicional: o sujeito (que realiza a ação) vem na frente, o verbo (a ação em si) no meio e o objeto (que sofre a ação) no final. 

A passiva, por sua vez, aparece mais em textos acadêmicos, artigos, manchetes e jornais, ou seja, na escrita.

Tem medo de cruzar com ela por aí, não conseguir entendê-la ou, pior, ter que fazer um teste de proficiência, mas não saber como classificar as sentenças ou passá-las de um modo para outro? 

Fica sussa que os TopTeachers prepararam uma explicação com exemplos sobre o tópico que vai grudar na sua cabeça.

Se liga!

Qual é a estrutura da voz ativa?

A estrutura de uma frase na voz ativa é aquela com a qual você já está acostumado(a) a formular frases tanto no português como no inglês. Olha só!

Voz ativa = sujeito (quem pratica a ação) + verbo principal + objeto (que recebe ou sofre a ação)

Aqui, independentemente de qual é o verbo, a ordem não muda, ao contrário do que acontece na voz passiva. Vai um exemplo aí?

The dog chased the cat.
O cachorro perseguiu o gato.

Agora, bora pra passiva!

Qual é a estrutura da voz passiva?

A estrutura de uma frase na voz passiva é um pouco mais complicada porque envolve mais de um verbo. Confere aí!

Voz passiva = objeto + forma conjugada do verbo to be + verbo principal da frase no particípio passado* + complemento

*O particípio passado ou past participle é a forma verbal listada na terceira coluna daquela tradicional tabela de verbos irregulares.

Voltando ao exemplo dado no tópico anterior, imagine que você é o(a) tutor(a) do gatinho perseguido e, por isso, ao falar sobre a situação, coloca o gato (nesse caso, o objeto da ação) em evidência, como no exemplo abaixo.

The cat was chased by the dog. 
O gato foi perseguido pelo cachorro.

O verbo to be fica conjugado conforme o tempo verbal da frase, assumindo a função de verbo auxiliar que dá sentido à frase. O mesmo acontece com o verbo principal da sentença, que, por sua vez, deve sempre aparecer no particípio passado. 

E o complemento, como o próprio nome diz, nem sempre é necessário, afinal de contas, você poderia dizer apenas “The cat was chased” que a frase continuaria tendo sentido. 

Já na voz ativa, se você falasse só “The dog chased”, a informação estaria refém de um contexto, percebe? Ainda assim, a mensagem é a mesma, o que muda, no final das contas, é no que você quer dar ênfase!

Quer chamar atenção para a perseguição? Use a voz ativa! Agora, se o seu objetivo é colocar os holofotes no gatinho perseguido, a voz passiva será sua melhor escolha.

Como passar voz ativa para passiva no inglês?

Para passar uma frase da voz ativa para a passiva em inglês, localize o objeto da frase – geralmente é a parte da sentença que fica no finzinho –, verifique em que tempo verbal ela está, adicione o verbo to be conjugado, passe o verbo principal dela para o particípio passado (past participle) e mova o sujeito para o final, adicionando a preposição “by” antes dele.

Basicamente, basta inverter a ordem da frase, inserir o auxiliar to be – caso ele já não faça parte da frase na voz ativa – e passar a ação principal da sentença para o particípio passado (adicionando o final -ed, -d ou -ied ao verbo ou mudando completamente a palavra como acontece com os verbos irregulares).

Que tal trabalhar em cima de um exemplo para ficar ainda mais simples seguir a lógica da explicação acima?

The girl loves the book.
A menina ama o livro.
 
  • Qual é o objeto da ação? The book.
  • Qual o tempo verbal da frase? Simple present (logo, o auxiliar to be será conjugado no presente simples e deve se adequar ao que vem antes dele).
  • Qual é o verbo principal da frase e como ele fica no particípio passado? Verbo: love, no particípio passado, loved.
  • Quem é o sujeito da frase? The girl!

Aplicando a fórmula da voz passiva em inglês que você viu no tópico anterior, a frase vai ficar: The book is loved by the girl.

E não tem muito mistério, o segredo para aprender a voz passiva é praticar bastante e consumir o tema até se acostumar e internalizar o novo padrão. Pensando nisso, a lista a seguir traz mais uma dezena de exemplos (e um mapa mental) para você se familiarizar!

Exemplos de voz ativa e voz passiva no inglês

Salve a tabela abaixo ou imprima para estudar sempre que precisar lembrar a diferença entre um tipo de voz e outra.

Voz ativa (active voice) Frase em português Voz passiva (passive voice) Frase em português
The chef cooked a delicious meal. O chef cozinhou uma refeição deliciosa. A delicious meal was cooked by the chef. Uma refeição deliciosa foi cozinhada pelo chef.
The teacher explained the lesson. O professor explicou a lição. The lesson was explained by the teacher. A lição foi explicada pelo professor.
The company launched a new product. A empresa lançou um novo produto. A new product was launched by the company. Um novo produto foi lançado pela empresa.
The engineer designed the bridge. O engenheiro projetou a ponte. The bridge was designed by the engineer. A ponte foi projetada pelo engenheiro.
The artist painted a beautiful picture. O artista pintou um quadro bonito. A beautiful picture was painted by the artist. Um quadro bonito foi pintado pelo artista.
The children built a sandcastle. As crianças construíram um castelo de areia. A sandcastle was built by the children. Um castelo de areia foi construído pelas crianças.
The manager approves the project. O gerente aprova o projeto. The project is approved by the manager. O projeto é aprovado pelo gerente.
This journalist always writes interesting articles. Esta jornalista sempre escreve artigos interessantes. Interesting articles are always written by this journalist. Artigos interessantes são sempre escritos por esta jornalista.
The gardener watered the plants. O jardineiro regou as plantas. The plants were watered by the gardener. As plantas foram regadas pelo jardineiro.
That musician plays beautiful melodies. Aquele músico toca melodias bonitas. Beautiful melodies are played by that musician. Melodias bonitas são tocadas por aquele músico.

Mapa mental de passive e active voice

Imagem

Já usa o mind map aí de cima para arrasar nas atividades abaixo, afinal, a prática é super amiga da perfeição!

3 exercícios sobre voz ativa e voz passiva em inglês

Aproveita que o conteúdo tá fresquinho na cabeça e coloca todo o conhecimento em prática!

1. Passe as frases abaixo para a voz passiva!

1. Maria plants the three.
2. Pedro cleans the house.
3. Alex drives the car.
4. Sarah wrote a letter.
5. David organized the event.

2. Identifique se as sentenças estão na voz ativa ou passiva. Se estiverem na voz ativa, reescreva-as na voz passiva.

1. The book was read by millions of people.
2. They will deliver the package tomorrow.
3. The song was sung beautifully by the choir.

3. Complete as frases usando a forma correta do verbo na voz passiva.

1. The new movie __________ (release) next week.
2. The project __________ (complete) by the end of the year.
3. The letters __________ (send) by the secretary yesterday.

Gabarito

Exercício 1
1. The tree is planted by Maria.
2. The house is cleaned by Pedro.
3. The car is driven by Alex.
4. The letter was written by Sarah.
5. The event was organized by David.

Exercício 2
1. Voz passiva
2. Voz ativa - The package will be delivered tomorrow.
3. Voz passiva

Exercício 3
1. The new movie will be released next week.
2. The project will be completed by the end of the year.
3. The letters were sent by the secretary yesterday.

Ainda não se sente confiante? Um curso de inglês imersivo e qualificado vai ser a chave para você se aprofundar no tema e, assim, dar mais um passo em busca da fluência. Pense nisso e, no meio tempo, se você ouvir um exemplo de passive voice e quiser compartilhar com os leitores, manda lá no Insta @TopWaySchool! Vai ser um prazer trocar “figurinhas” com você!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui