Business

06 de Dezembro de 2017

Você sabe como escrever um e-mail formal em inglês? Descubra aqui!

Neste post, nós separamos algumas dicas incríveis para te ajudar a escrever um e-mail dentro da formalidade necessária. Confira!

Seja ao resolver assuntos sobre um intercâmbio ou utilizar o inglês corporativo dentro de sua função profissional, o momento em que você precisará escrever e-mail em inglês vai chegar!

Quando isso acontecer, não se desespere: você só precisará conhecer alguns quesitos que são essenciais para redigir sua mensagem. Pensando nisso, para te ajudar a escrever dentro da formalidade necessária, preparamos algumas dicas. Confira!

 

Como iniciar um e-mail em inglês?

Um e-mail formal em inglês começa com uma saudação simples. Evite perguntas como “tudo bem?” ou “como você está?”. Isso pode causar um pouco de estranhamento para o nativo que vai receber o e-mail.

Em inglês, limite-se ao good morning, good afternoon e good evening — e, ainda assim, tenha cuidado com a questão do fuso horário, pois nem sempre você estará no mesmo período do dia que a pessoa que estará recebendo o e-mail.

Lembre-se que, antes dessas saudações, é preciso referir-se a pessoa destinatária de maneira respeitosa e impessoal. Um bom jeito de fazer isso é utilizando a palavra Dear (Prezado(a)) acompanhada do nome da pessoa. Vejamos alguns exemplos abaixo:

  • Dear Mr./Ms ou Sir/Madam, seguido do sobrenome da pessoa;
    Dear, nome completo da pessoa (opção para caso você não saiba o sexo da pessoa);
    To whom it may concern (A quem possa interessar), expressão utilizada quando o e-mail possui vários destinatários.


O que escrever no corpo do e-mail?

Depois da saudação, existem diferentes possibilidades para começar a escrita do texto. Tudo vai depender do contexto — ou seja, se você conhece ou não a pessoa, o tipo de contato (profissional ou não), a forma como a pessoa escreveu anteriormente para você, entre outros fatores que vão interferir diretamente na sua escrita.

Algumas dicas podem te ajudar quando o assunto é a formalidade:

  • Quando o destinatário não te conhece: apresente-se de forma sucinta no início do e-mail;
    Sempre deixe claro o objetivo do seu e-mail: apresente o porquê de você estar escrevendo-o;
    Para pedir algo: tenha cuidado com algumas palavras, elas podem ser mal interpretadas;
    Se precisar dizer não: não seja rude, preze por termos como unfortunately (infelizmente), seguidos de palavras cuidadosas.


Quais cuidados ter com determinadas palavras?

Como já citamos, algumas palavras precisam ser escolhidas com cuidado ao escrever e-mail em inglês, assim evitando más impressões. Por isso, é importante que você conheça maneiras diferentes de pedir algo ou de dizer não.

Para pedir permissão sempre use os termos could (poderia) ou would like (gostaria), assim, não vai parecer que você está sendo prepotente. Para negar algo, seja cordial e utilize termos como sorry (desculpe) ou actually (na realidade): essas palavras demonstram respeito e, principalmente, a desejada formalidade.

 

De que maneiras concluir o e-mail em inglês?

Antes dos agradecimentos, você precisa concluir o seu e-mail, o que também pode resultar em frases diferentes de acordo com o contexto. Vejamos algumas situações:

Quando você espera uma resposta: I look forward to hearing from you soon (Estou ansioso por sua resposta).
Para mostrar prontidão: If you have any question, please let me know (Se você tiver alguma pergunta, por favor, me avise).
Para agradecer a atenção do destinatário: Thank you for your consideration (Obrigada por sua consideração).


Como fazer os agradecimentos finais?

Sempre agradeça! No Brasil, para fazer os agradecimentos finais de um e-mail, estamos acostumados a mandar abraços ou até mesmo beijos. No entanto, isso não é nada legal quando o assunto é um e-mail formal em inglês. Assim, priorize por termos como Yours sincerely (Atenciosamente) e Yours faithfully (Cordialmente).

Algumas expressões são sempre úteis, como please find attached (por favor, veja em anexo) e should you need any further information (se você precisar de mais informações), podendo ser utilizadas no meio ou no final do texto, segundo cada situação.

Por fim, sempre revise seu texto, principalmente quando se trata de escrever e-mail em inglês, visto que não há como mudar uma vírgula após o envio — e uma expressão mal interpretada, por menor que seja, pode custar mais caro do que você imagina.

 

Quer receber mais dicas como estas para escrever cada vez com mais fluência em inglês? Não deixe de assinar a nossa newsletter!