Aprender Inglês 25 de Julho de 2019

Vocabulário: Dias da semana em inglês

Conheça algumas curiosidades sobre os dias da semana em inglês para ampliar ainda mais o seu vocabulário

Com o mundo cada vez mais globalizado, falar inglês - idioma considerado universal e falado por pessoas de todas as partes do mundo - deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade. O idioma é muito necessário para o mercado de trabalho, no meio acadêmico e para a nossa vida social.

Levando em consideração que todas as construções gramaticais são importantes para alcançar a fluência no inglês, hoje nós separamos os dias da semana em inglês para você ampliar ainda mais o seu vocabulário e parar de confundir Tuesday com Thursday de uma vez por todas! 

Como forma de complemento, deixamos aqui a sugestão do nosso professor Cecel, que preparou um vídeo falando um pouco sobre as datas em inglês, com os meses, números e ano. Não esqueça de deixar seu comentário sobre o que você achou do conteúdo! https://www.youtube.com/watch?v=yIp8dTfs3as&t=2s 


Significado dos dias da semana 
Apesar de muita gente não saber, os nomes dos dias da semana surgiram a partir dos números e planetas. Na língua inglesa, assim como na maioria das línguas germânicas, foi preservada as associações pagãs originais e muitos dos nomes dos dias da semana derivam de Deuses Anglo-Saxões. 

Sunday / Domingo 
Sunday é a evolução de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico que significa ‘dia do sol’. Sunna = Sun / Sol. Dæg = Dia. *A expressão Dia do Sol / Day of the Sun originou do Latim Dies Solis. 

Monday / Segunda-feira
Monday vem de Mōnandæg, que significa ‘dia da Lua’. Mōna = Moon/Lua. Assim como em Sunday, Monday é a tradução de uma expressão latina, nesse caso, Dies Lunae.

Tuesday / Terça-feira 
Tuesday vem de Tiwesdæg, que significa "dia do Tiw". Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ou Tywar) foi um Deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. A ideia para o nome também vem da cultura romana e se baseia no Latim Dies Martis / Dia de Marte / Day of Mars, o deus da guerra Romano.

Wednesday / Quarta-feira
Wednesday vem de Wōdnesdæg palavra do Inglês antigo ou Woden's day, em Inglês moderno, que significa o dia do deus germânico Woden, mais conhecido como Odin, o deus mais alto na hierarquia da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos da Inglaterra. Wednesday é baseado no Latim Dies Mercurii, ‘Dia de Mercúrio’.

Thursday / Quinta-feira
Thursday vem de Þūnresdæg do inglês antigo que significa "dia do Þunor", conhecido como Thor no inglês atual, o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico.Thor's day /  Thursday, é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, "Dia de Júpiter".

Friday / Sexta-feira
Friday originou-se de Frigedæg, palavra do inglês antigo que significa "Dia de Frige" (Freya's day), deusa germânica da beleza. O nome é uma adaptação do latim Dies Veneris / Dia de Vênus. Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana.


Saturday / Sábado
A tradução anglo-saxônica de Saturday era Sæturnesdæg, tradução literal do latim Dies Saturni, ou Dia de Saturno / Saturn's day. É o único dia da semana em inglês cuja referência direta é um deus do panteão greco-romano, provavelmente porque os anglo-saxões não tinham nenhum deus norueguês correspondente. 


Preposições
A preposição que devemos utilizar para acompanhar os dias da semana é ‘on’, e não ‘at’ ou ‘in’ e devemos sempre escrever os dias da semana com letra maiúscula. Dê uma olhada nesses exemplos: 

They left town on Sunday. / Eles saíram da cidade no domingo.

The concert will be held Sunday. / O concerto será realizado domingo.

I saw him on Monday. / Eu o vi na segunda-feira.

I'll call you Monday. / Eu ligo para você segunda-feira.

Come to dinner on Tuesday. / Venha jantar na terça-feira.

Meet me on Wednesday between eight and nine. / Encontre-me na quarta-feira entre oito e nove.

See you Wednesday. / Te vejo na quarta-feira.

I'll see you on Thursday. / Vejo você na quinta-feira.

He called her up Thursday. / Ele ligou para ela na quinta-feira.

There are many parties on Fridays. / Há muitas festas às sextas-feiras.

We'll try again Friday. / Vamos tentar novamente sexta-feira.

I am going to see Twelfth Night on Saturday. / Eu vou ver a Noite de Reis no sábado.
 

-    Weekdays e Weekends  
No inglês, os dias da semana são chamados de weekdays. Já os fins de semana são chamados de weekends. 

-    Calendário
Na maioria dos calendários dos Estados Unidos e Canadá marcam Sunday / Domingo, como sendo o primeiro dia da semana. Já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday / Segunda-Feira. 

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui