Dicas 7 de Abril de 2021

Vocabulário: 7 termos em inglês que aprendemos com a pandemia

O que aprendemos de termos em inglês nesse 1 ano de pandemia?

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, uma data muito importante no contexto atual da pandemia do novo coronavírus. Se você não acompanhou muito o calendário, já se passou um ano desde que foi declarada a pandemia. Nesse meio tempo, nos deparamos com diversos termos novos sendo usados para noticiar a situação.

Algumas dessas palavras fazem parte da língua inglesa e, por isso, vamos dar uma olhada nos termos que surgiram durante a pandemia para ajudar você nos seus estudos. Há algum tempo, também disponibilizamos uma lista com vários termos médicos que também podem auxiliar o seu aprendizado.

Dica: todos os termos estão acompanhados de exemplos em notícias que você pode utilizar para treinar o seu inglês.

1. Pandemic/Pandemia

Bom, essa palavra é bem transparente para nós, né? "Pandemic" é "pandemia" em inglês. Em 11 de março de 2020, a World Health Organization (WHO) decretou que a COVID-19 era uma pandemia (e continua sendo), com base no número de pessoas infectadas no mundo todo.

Exemplos:
Slow vaccine roll-out prolonging pandemic

Covid: Many students say their mental health is worse due to pandemic

Pre-pandemic data show 1 in 8 countries spends more on debt than on education, health and social protection combined


2. Quarantine/Quarentena

Outra palavra que não é muito desafiadora para nós, falantes de português. A "quarantine", ou "quarentena", faz referência à restrição de circulação das pessoas contaminadas ou que podem ter sido expostas ao vírus. O intuito é reduzir o contágio de outras pessoas, isolando os transmissores e possíveis transmissores da doença.

Exemplos:
Coronavirus: Travellers from 33 countries must quarantine

A Nationals player tests positive for coronavirus, four others in quarantine on eve of opener

Covid-19: Government row erupts over plan to expand mandatory quarantine

3. Lockdown/Confinamento


"Lockdown", ou "confinamento", se refere às medidas tomadas pelo governo na tentativa de frear a curva de contágio do vírus. De modo geral, as pessoas ficam proibidas de circular em espaços públicos e locais fechados, com o intuito de reduzir a contaminação.

Assim, as atividades ficam totalmente interrompidas por um período de tempo. Essa é uma medida drástica, tomada apenas em situações de grave ameaça ao sistema de saúde.

Exemplos:
'Happy Monday' - English lockdown measures ease but Johnson urges caution

Cautiously, U.K. Begins Relaxing Strict Lockdown Rules

France’s Macron Orders Third Lockdown, Closes Schools

4. Social distancing/Distanciamento social


"Social distancing" significa "distanciamento social" e é uma das medidas a serem tomadas por todos. Às vezes, você pode encontrar o termo "isolamento social" também.

Essa medida pode ser feita de forma voluntária ou decretada pelos governos. Em alguns casos, apenas os grupos de risco ficam isolados obrigatoriamente. Ao se manter isolado, é possível prevenir o contato com pessoas infectadas e, consequentemente, a transmissão do vírus e o surgimento de novos casos.

Exemplos:
D.C. and Maryland say that schools can shrink social distancing to 3 feet

Covid: Welsh Tories could scrap social distancing in Wales in June

Will Classroom Social Distancing Rules Change?

5. Asymptomatic/Assintomático


O termo "assintomático", ou "asymptomatic" em inglês, assustou muitas pessoas durante a pandemia (e podemos dizer que segue assustando).

A melhor forma de identificar que uma pessoa está infectada pelo COVID-19 é através dos sintomas. Os principais sintomas ("symptoms", em inglês) são:

 
Inglês Português
Cough Tosse
Fever Febre
Shortness of breath Dificuldade para respirar
Headache Dor de cabeça
Sore throat Dor de garganta


Porém, uma pessoa assintomática (ou seja, sem sintomas) é justamente aquela que não apresenta sintoma algum, mas está contaminada. Durante a pandemia, há uma preocupação muito grande com a circulação dessas pessoas.

Por não se ter conhecimento da contaminação, essas pessoas acabam circulando normalmente e transmitindo o vírus. Daí, inclusive, a importância do social distancing e, em casos mais extremos, do lockdown.

Exemplos:
Pfizer/BioNTech say data suggests vaccine 94% effective in preventing asymptomatic infection

Covid-19: Rapid tests for asymptomatic people to be rolled out

At Least A Third Of Coronavirus Infections Are Asymptomatic


6. Face mask/Máscara

A "face mask" (ou apenas "mask") se tornou o principal acessório em 2020, por recomendação da WHO. O uso da máscara busca garantir que você não transmita o vírus para outras pessoas, sendo especialmente importante para os casos assintomáticos.

Exemplos:
Spain tightens virus face mask rules

New face mask, testing and hygiene rules for secondary schools revealed

FAA proposes fines for travelers who refused requests to wear masks


7. Vaccine/Vacina

Outra palavra bem transparente, né?

Depois de um ano de muita expectativa, a vacina ("vaccine") finalmente chegou. Aos poucos, a população mundial vem sendo vacinada ("vaccinated") e a expectativa é que, eventualmente, essa situação de pandemia acabe.

No entanto, cabe relembrar que a vacinação ("vaccination") tem sido um processo lento e é importante manter o social distancing e o uso das face masks. Afinal, a pandemia ainda não foi dada como encerrada e novos casos seguem surgindo todos os dias.

Exemplos:
Covid: Europe's vaccine rollout 'unacceptably slow'

Pfizer, BioNTech Say Shot Still 91.3% Effective Six Months After Vaccination

Arkansas, Delaware and Wisconsin are the latest states to expand vaccinations to all adults


Pronto para integrar esses termos no seu vocabulário? Esperamos não ter que seguir usando essas palavras por muito tempo e tampouco que seja necessário usá-las novamente no futuro - pelo menos, não tão cedo.

Confira também esses conteúdos do blog:

Aprendendo inglês: 8 dicas para aumentar seu vocabulário

Amplie seu vocabulário - 16 verbos em inglês mais utilizados

9 palavras em inglês que usamos no dia a dia

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui