Trip 10 de Dezembro de 2018

Viajar sozinho: 6 motivos para cair no mundo sem companhia

Se você está cansado de esperar a companhia perfeita para as próximas férias, nós temos uma notícia: vá sozinho ou sozinha!

Você, certamente, já teve vontade de conhecer uma nova cidade ou país, mas não planejou a viagem por falta de parceiros. Acertamos? Este é um comportamento bem comum, que vem recheado de desculpas do tipo: “não gosto de viajar sozinho”, “não tem com quem conversar” ou até “não tem ninguém pra tirar foto”. 

Por isso, montamos este post com 6 motivos para te incentivar a planejar a próxima viagem. Dessa vez, com a melhor companhia de todas: você! 
 

1) O mundo está cheio de “sozinhos”

Há milhares de ​travellers
​ por aí e, por isso, os caminhos estão abertos para os turistas desacompanhados. Além disso, você nunca estará de fato sozinho - a menos que esta seja a sua intenção. Pelo caminho, encontrará pessoas dispostas a compartilhar uma refeição, um passeio e até um novo destino. 

Existe uma máxima: “se viajar sozinho, vai conhecer muita gente; se viajar com outra pessoa, vai conhecer alguns; se viajar com mais pessoas, vão conhecer um ao outro”.  
 

2) Amigos podem não ser as melhores companhias

Verdade seja dita, aquele amigo pode não ser o melhor parceiro de viagem. Isto não é um problema, mas uma boa companhia precisa ter gostos compatíveis ou, pelo menos, concordar em fazer programas que sejam interessantes para todos os viajantes do grupo. Faça o exercício: você passaria 24h do seu dia com todos os seus amigos? 
 

3) Deixe o medo na gaveta das meias

O medo nunca é um bom companheiro. Então, se você pretende tirar férias e tem ressalvas quanto a viajar sozinho, encare como uma oportunidade de superação. Existem muitos
serviços de turismo que privilegiam o contato entre viajantes, desde hostels com quartos compartilhados à visitas guiadas para hóspedes. 
 

4) Aproveite para conhecer novas culturas

Por falar em hostel, eles são uma excelente oportunidade para dividir informações com pessoas dos lugares mais inusitados do mundo. Quando menos imaginar, você estará dividindo o quarto com uma moça belga, tomando café com um rapaz senegalês e, quem sabe, fechando a noite em um brinde com um grupo de alemães. 
 

5) Mulheres também devem viajar sozinhas

É comum que as mulheres tenham mais receio que os homens quando o assunto é cair na estrada sozinhas. Mas a verdade é que muitas mulheres partem sem companhia e o resultado é uma jornada de autodescoberta surpreendente. Inspire em outras mulheres viajantes como a brasileira ​Élin Godóis​ e a portuguesa ​Ana Isabel Mineiro​.  
 

6) Comece por destinos mais famosos

Alguns lugares são os queridinhos dos viajantes individuais. Cidades europeias como Berlim, ​Dublin​ e Lisboa estão na mira dos turistas jovens e oferecem boas acomodações, segurança e muitas atrações. No Brasil, os ​travellers
​ costumam se apaixonar pelo nordeste. Quem não se apaixonaria pelas águas cristalinas de Recife, né?  
 

Pronto para ganhar o mundo?

Se estes 6 motivos não foram suficientes para você cair na estrada sozinho, tudo bem. Cada perfil de viajante tem os seus gostos e preferências. Escolha uma companhia que você tenha afinidade, mas que também esteja disposta a negociar sobre os locais onde irão visitar. Afinal de contas, a viagem é de vocês e não só de um ou de outro. 

Mesmo que você escolha cidades que não tem o inglês como idioma oficial - como é o caso de Berlim, capital da Alemanha -, conhecer o básico é fundamental. ​O inglês é uma língua universal​ e está presente em praticamente todos os operadores turísticos do mundo. Ou seja, é neste idioma que você irá conversar no hotel, em restaurantes, em museus.
Se precisar de ajuda com o aprendizado, conte com uma ​escola​ que vai lhe deixar apto a enfrentar o mundo com segurança. 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui