Cultura 10 de Abril de 2018

Veja 5 artistas premiados no Grammy que mais se destacaram pelo mundo em 2017

Depois de conhecer um pouco mais sobre os artistas premiados no Grammy, que tal aprender a cantar as letras das suas músicas favoritas em inglês?

Assim como o cinema tem seus festivais de prestígio (como o Oscar, o Globo de Ouro, o Festival de Cannes e outros), a música também vive seus grandes momentos em eventos do tipo. Quando chega a hora de homenagear grandes compositores e intérpretes, todos querem conhecer quem são os artistas premiados no Grammy.

Em 2018, isso não foi diferente. Continue a leitura para saber mais sobre o Grammy e conhecer alguns artistas que foram destaque da premiação!

 

O que é o Grammy?


Apelidado de “o Oscar da música”, o Grammy é uma premiação criada por um conjunto de profissionais ligados ao universo musical — aqueles que geralmente passam despercebidos porque ficam nos bastidores. Ou seja, são técnicos de som, produtores, compositores, engenheiros de áudio e outros.

Essa associação deu origem à Recording Academy, que hoje tem 12 escritórios distribuídos por cidades dos EUA, como Los Angeles e Nova York. O detalhe mais curioso é a forma como os integrantes são escolhidos: para participar da associação, é preciso ter participado (direta ou indiretamente) de seis músicas no mercado fonográfico americano.

 

Como o Grammy surgiu?


O Grammy nasceu em 1957. O projeto do que viria a ser o maior prêmio da música mundial foi iniciado por grandes gravadoras da época, como MGM, Columbia, Capitol Records e RCA, por exemplo.

Os executivos dessas empresas se juntaram para pensar, em conjunto, sobre o que poderiam fazer para valorizar ainda mais seu produto, a música. Eles não poderiam ter tido uma ideia mais brilhante do que criar a Recording Academy e, posteriormente, o Grammy. Os primeiros troféus foram distribuídos já em 1958.

 

Qual a importância do Grammy no cenário cultural?


A música é manifestação cultural bastante presente no cotidiano das pessoas. Independentemente de onde seja reproduzida ou da vertente musical, melodias e letras carregam mensagens importantes e produzem uma influência muito intensa. E, em se tratando de música, as mensagens costumam vir em inglês.

Atento às diferentes cenas do mundo da música, o Grammy também tem uma versão latina — iniciada em 2000. Isso demonstra a preocupação do festival em premiar a diversidade musical e cultural. Outra prova disso são as premiações de Álbum de Rock e Álbum de World Music.

 

Como os vencedores são selecionados?


Antes de se elegerem os vencedores, há algumas etapas:

  • inscrições: no Grammy de 2018, os discos e composições concorrentes foram lançados entre outubro de 2016 e setembro do ano seguinte;
  • pré-seleção: na pré-seleção, um grupo de jurados avalia se as obras condizem com as categorias nas quais foram inscritas;
  • votação: os mais de 10 mil associados com direito a voto da Recording Academy selecionam os finalistas de cada categoria. Cada integrante vota de acordo com sua especialidade no ramo musical;
  • escolha dos vencedores: após a liberação da lista contendo os finalistas, os associados definem os vencedores em uma nova votação.


Quais foram os maiores destaques do Grammy 2018?


No Grammy de 2018, as mulheres marcaram presença tanto em qualidade sonora como em discursos de repúdio ao assédio sexual vivenciado por elas no meio fonográfico.

Veja, a seguir, cinco destaques do Grammy 2018:

  • Jay Z: recebeu oito indicações e foi o líder da lista;
  • Kendrick Lamar: obteve sete indicações, inclusive a de melhor disco do ano;
  • Bruno Mars: concorreu em seis categorias, como a de melhor álbum do ano;
  • SZA: além de uma participação no disco ANTI, da Rihanna, ela mostrou a que veio e trouxe consigo cinco indicações.
  • Alessia Cara: foi vencedora na categoria Revelação.


A maioria dos artistas premiados no Grammy escreve músicas em inglês, uma língua que estabelece conexão imediata com o público. E, acredite, quanto maior a compreensão do inglês, maior a identificação com essas músicas e a manutenção dessa cultura!

Depois de conhecer um pouco mais sobre os artistas premiados no Grammy, que tal aprender a cantar as letras das suas músicas favoritas em inglês? Para ficar ligado nas novidades da língua inglesa, siga-nos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui